A causa do aquecimento global são as atividades humanas

Aquecimento global ou aquecimento global está piorando a cada dia. Se continuarem, as mudanças climáticas podem ameaçar a vida da Terra e todo o seu conteúdo - incluindo os humanos. Psstt .. Talvez você tenha segredos que contribuíram para o aquecimento global!

O que é aquecimento global?

O aquecimento global é um fenômeno de mudanças climáticas drásticas devido ao aumento da temperatura média da atmosfera terrestre, do mar e da terra. O relatório da NASA afirma que a temperatura da Terra agora subiu 7 Celsius mais quente do que 5 mil anos atrás. A NASA também prevê que a Terra esquentará até 6 graus Celsius no próximo século.

O valor desse aumento parece pequeno à primeira vista. No entanto, o aquecimento global não é um fenômeno trivial. O aquecimento da Terra resultou em muitos desastres extremos que ceifaram muitas vidas.

Qual é o impacto do aquecimento global?

Mudanças climáticas extremas fizeram com que geleiras eternas no pólo norte e icebergs como Kilimanjaro e Jaya Wijaya derretessem drasticamente. Quando a temperatura da Terra aumenta e o gelo derrete, o volume da água do mar aumenta, portanto, o nível médio do mar também aumenta. Foi registrado que os níveis globais do mar aumentaram 20 centímetros nos últimos cem anos.

Isso faz com que a linha costeira comece a sofrer erosão e faz com que as terras costeiras comecem a afundar. Pelo menos oito ilhas baixas no Oceano Pacífico desapareceram abaixo do nível do mar, enquanto algumas delas, como o arquipélago das Maldivas (Maldivas), Fiji e Kiribati ainda correm alto risco de afogamento.

Essa erosão das linhas costeiras, então, contribui para colocar em grande risco as cidades metropolitanas de alta população humana próximas às planícies costeiras ou deltas de rios (Xangai, Bangcoc, Jacarta, Tóquio e Nova York). Na verdade, quase metade do continente holandês foi "engolido" abaixo do nível do mar.

Mas enquanto as calotas polares estão derretendo e os níveis do mar estão subindo, partes da África Subsaariana estão enfrentando secas prolongadas devido à aquecimento global. O aumento da temperatura da Terra também está causando tempestades tropicais e ondas de calor extremas (onda de calor), que resultou na morte de centenas de pessoas em várias partes do mundo.

Isso não é tudo. Para os humanos, o aquecimento global pode causar o risco de alergias, asma, doenças respiratórias e surtos de doenças infecciosas, tornando-se mais comuns devido ao aumento da poluição do ar, aumento das chuvas e disseminação de germes transportados por insetos ou mosquitos como a dengue (DHF )

O que causa o aquecimento global?

A temperatura média da Terra quase dobrou em relação a 50 anos atrás. O aumento da temperatura segue mais ou menos o ciclo natural da geografia terrestre. No entanto, essa mudança extrema que está acontecendo tão rápido não pode ser justificada apenas por esse motivo.

Os cientistas concluem que a principal causa do aquecimento global é a emissão de gás carbônico como efeito estufa (ERK) das atividades humanas. O efeito estufa é na verdade um processo natural que deve tornar a Terra um lugar confortável para se viver

ERK ocorre quando um cobertor de gases atmosféricos retém parte do calor do sol, tornando a Terra um planeta quente e habitável. Durante o dia, a luz do sol penetrará na atmosfera para aquecer a Terra antes de finalmente resfriar novamente à noite. No entanto, essa queda de temperatura não é drástica porque parte do calor permanece preso na atmosfera.

A energia absorvida pela atmosfera manterá a temperatura da Terra quente. Sem a proteção da atmosfera, a Terra não será habitada por seres vivos porque é muito frio. Mesmo assim, as atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), na verdade aumentam a quantidade de gás quente liberado no ar, mudando assim o princípio do efeito estufa natural da Terra.

Quanto mais gases quentes são produzidos pelo homem, mais calor é retido pela atmosfera para ser refletido de volta para a terra. Esse é o principal problema que contribui para o aquecimento global.

Quais são as atividades humanas que causam o aquecimento global?

O aquecimento global ocorre quando os gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes do ar, são absorvidos pela atmosfera e refletidos de volta à superfície da Terra. Aqui estão xx atividades humanas que são as principais causas do aquecimento global.

1. Desmatamento (desmatamento)

Milhões de hectares de floresta em várias partes do mundo são derrubados todos os anos para fins comerciais, como para fazer papel e móveis. As florestas também são desmatadas para limpar terras para agricultura e pecuária, ou para abrir caminho para áreas residenciais e industriais.

O desmatamento não é feito apenas por meio de extração de madeira. Não raro, elementos industriais inescrupulosos queimam deliberadamente as florestas para limpar a terra mais rapidamente. A queima de florestas certamente aumentará a temperatura média na área, além de liberar uma porção maior de dióxido de carbono e outros poluentes.

Na verdade, as plantas e as árvores desempenham um grande papel no equilíbrio do efeito estufa, absorvendo mais dióxido de carbono e evitando que fique preso na atmosfera. As plantas liberarão oxigênio para ajudar a neutralizar a temperatura de aquecimento da Terra.

Quanto menos área de floresta disponível, a possibilidade de qualidade do oxigênio na Terra está piorando. O desmatamento também destrói habitats que podem ameaçar a biodiversidade.

2. Emissões de gás combustível do veículo

As emissões de gases de escape dos veículos motorizados são o maior contribuinte para o aquecimento global. Mais de 90 por cento do transporte público (terrestre, aéreo e aquático) é movido a combustíveis de petróleo, como gasolina ou diesel.

Os gases liberados desse processo de combustão liberam dióxido de carbono e outros poluentes, como metano e óxido nitroso. Cada galão de gasolina que você usa para andar de carro ou moto todos os dias pode contribuir com 10 quilos de dióxido de carbono para a atmosfera terrestre.

Pior ainda, cada tipo de gás poluente tem uma capacidade diferente de reter o calor. Alguns podem até reter mais calor do que o dióxido de carbono.

As moléculas de metano, por exemplo, não podem permanecer no ar tanto quanto o CO2, mas podem absorver calor 84 vezes mais rápido e mais. O óxido nitro é até 264 vezes mais forte que o CO2.

Vários desses gases prejudicam gradualmente a qualidade do ar, do solo e da água.

3. Resíduos industriais

Os gases residuais industriais e domésticos são a terceira maior causa do aquecimento global, depois das emissões de gases dos veículos motorizados. A indústria também é suspeita de ser a primeira causa do aquecimento global que experimentamos até agora. A pesquisa mostra que o aquecimento global começou lentamente a ocorrer em meados do século 19, após o surgimento da Revolução Industrial nos Estados Unidos e em outros países.

Além da indústria do papel, a indústria do plástico também é uma das maiores mentoras do gatilho aquecimento global. Estima-se que 12 milhões de barris de petróleo possam produzir 30 milhões de produtos plásticos PET. Um barril pode conter cerca de 159 litros (135 kg) de petróleo bruto, que pode conter 118 kg de carbono. Calculada grosseiramente, a produção de cada tonelada de plástico PET pode produzir cerca de 3 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

3. Resíduos agrícolas e pecuários

O papel da pecuária e da agricultura no agravamento do aquecimento global também não deve ser subestimado. Além do impacto do desmatamento, os resíduos gerados a partir de fertilizantes e esterco animal também produzem emissões de gases prejudiciais.

Respiração, gases e fezes de gado, especialmente vacas e búfalos, produzem metano, que é um tipo de gás de efeito estufa. Composto feito de dejetos animais também produz gás de óxido nitroso.

Os resíduos industriais agrícolas representaram 9% do volume total das emissões de gases com efeito de estufa produzidas em 2017.

4. Uso de eletricidade

As usinas de petróleo, gás natural e carvão são, de longe, os segundos maiores emissores de gases de efeito estufa, depois da fabricação industrial. Nos Estados Unidos, a queima de carvão para geração de energia gera cerca de dois bilhões de toneladas de CO2 residual a cada ano.

O desperdício de eletricidade foi responsável por 27,5% do total das emissões de gases de efeito estufa em 2017.

Como prevenir o aquecimento global?

Existem algumas coisas simples que podem ser feitas para prevenir o aquecimento global. O primeiro é reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global. Simplificando, você pode tentar o seguinte:

  • Reduza as emissões de escape dos veículos motorizados. Em vez de usar um carro particular para viajar, use o transporte público, como KRL ou MRT. Andar de bicicleta e caminhar são ainda melhores.
  • Economizando eletricidade. Desligue as luzes e desconecte os aparelhos eletrônicos da tomada toda vez que sair de casa.
  • Economize água. Por exemplo, se você está acostumado a tomar banho usando uma banheira e uma concha, tente usar banho. Menos água é liberada ao usar banho em vez de usar uma colher.
  • Esverdeie o meio ambiente plantando e cuidando das plantas. As plantas ajudam a absorver o dióxido de carbono e a produzir mais oxigênio.