Quanta água você bebeu hoje? Dois terços do corpo humano são fluidos. Portanto, seu corpo precisa de uma ingestão adequada de água para funcionar de maneira ideal. Mas como perceber que seu corpo está com falta de fluidos? Quais são os sinais de desidratação que seu corpo vai sentir?
O que é desidratação?
A desidratação é uma condição em que seu corpo perde mais líquidos do que você ingere. Este desequilíbrio nos níveis de fluidos no corpo pode afetar os níveis de outras substâncias em seu corpo, como os níveis de sal e açúcar, e pode causar a coagulação do sangue.
Infelizmente, você costuma sentir sede quando já está desidratado. Na verdade, os sintomas que surgem quando uma pessoa está desidratada podem variar dependendo da idade.
Sinais de desidratação em crianças
As crianças geralmente são mais suscetíveis à desidratação por causa de seus corpos pequenos, de modo que têm menos reservas de fluidos em seus corpos em comparação com os adultos. As crianças desidratadas podem ser causadas por várias doenças, como febre (a água contida no corpo evapora mais quando a temperatura corporal está alta), diarreia, vômito ou suor muito ao brincar (suportado pela exposição a altas temperaturas). altura do sol).
Se o seu filho apresentar condições como as mencionadas acima, você deve estar ciente dos sintomas que se seguirão, como:
- Secagem da língua e boca
- Sem lágrimas ao chorar
- Olhos e bochechas que parecem encovados
- Escurecimento da cor amarela da urina, diminuição do volume e frequência de micção ou nenhuma micção por até 6-8 horas
- Pele seca
- Tonturas, sensação de instabilidade, instabilidade ou o que costuma ser chamado de atordoamento
- Sensação de cansaço e sono fáceis
- Aumento da frequência cardíaca
- Em algumas crianças, a desidratação pode até levar à perda de consciência.
Sinais de desidratação em adultos
Algumas condições que causam a desidratação dos adultos incluem febre, exposição a altas temperaturas, muita atividade que pode causar sudorese excessiva, vômitos e diarreia. Além disso, os adultos também podem ficar desidratados devido a outras condições, como aumento da produção de urina devido ao ataque de uma determinada infecção e lesões na pele (a pele danificada também pode perder água no corpo).
Se você tiver qualquer uma das condições mencionadas acima, ficará mais suscetível à desidratação. A maioria dos sintomas de desidratação em adultos são semelhantes aos sinais de desidratação experimentados por crianças. Mas em certas condições, um adulto também pode ser indicado para estar desidratado, se apresentar os sintomas:
1. Mau hálito. Um cardiologista do Lyndon B. Johnson General Hospital, John Higgins, revelou que a desidratação faz com que seu corpo produza menos saliva. Não ter saliva suficiente na boca pode fazer com que bactérias se acumulem na boca, seguido por um odor desagradável da boca.
2. Cãibras musculares. Como mencionado anteriormente, os níveis reduzidos de fluidos em seu corpo podem ter um impacto sobre os níveis de outras substâncias no corpo. Esta redução de fluidos no corpo terá um impacto sobre os eletrólitos em seu corpo e, em seguida, afetará os níveis de conteúdo de sal e potássio no corpo, o que pode causar cãibras musculares.
3. Desejar certos alimentos, especialmente alimentos doces. Quando o corpo está desidratado, o fígado tem dificuldade em produzir glicogênio, que é o resultado final do processamento do açúcar pelo corpo. Como resultado, seu corpo deseja substituí-lo, que geralmente é um alimento doce.
Verifique com seu médico se ...
Muitas literaturas dizem que o corpo precisa de no mínimo dois litros de água ou aproximadamente oito copos cheios por dia. Mas, na verdade, muitos fatores podem determinar a quantidade de água de que seu corpo necessita, como seu estado de saúde, suas condições ambientais, para as atividades que você faz. Mas, acima de tudo, consulte imediatamente um médico, se você ou seu filho estiver desidratado e apresentar os sintomas:
- Febre até 38 graus
- Há uma diminuição da consciência à perda da consciência total
- Dor de cabeça
- Convulsões
- Tendo dificuldade para respirar
- Dor no peito ou abdômen.