O útero é um importante órgão feminino. É por isso que as mulheres devem manter o útero nas melhores condições e saudáveis. Infelizmente, o órgão importante dessa mulher é muito suscetível a tumores benignos ou também conhecidos como miomas. Embora às vezes assintomático, existem três sinais importantes que podem indicar a presença de fibróide. Quais são os sintomas dos miomas uterinos? Aqui está a explicação.
O que são miomas uterinos?
Na linguagem médica, os miomas uterinos também são conhecidos como leiomiomas ou miomas. Miomas uterinos são um tipo de tumor benigno que cresce no útero. Sem perceber, esses miomas podem continuar a crescer lentamente, do tamanho de uma ervilha ao tamanho de uma pequena melancia.
Até agora, os especialistas não sabem a causa dos miomas uterinos. Os especialistas suspeitam que isso pode ser causado por fatores hormonais ou genéticos.
Acredita-se que as condições ambientais tenham um impacto sobre o crescimento dos miomas. A razão é que vários estudos provaram que os produtos químicos espalhados pelo ambiente podem interferir com o hormônio feminino estrogênio. O hormônio estrogênio é o que pode abrir oportunidades para o crescimento de tumores, incluindo miomas uterinos.
De acordo com o National Institutes of Health (NIH), cerca de 80 por cento das mulheres com idades entre 40 e 50 são suscetíveis a miomas uterinos, conforme relatado pela Healthline. Ou seja, essa doença é bastante rara em mulheres jovens.
Mesmo assim, as mulheres jovens não se sentem necessariamente livres de miomas. Especialmente para aqueles que são obesos, você tem 2 a 3 vezes mais probabilidade de desenvolver miomas devido ao excesso de peso do que mulheres que não são obesas.
Sinais e sintomas de miomas uterinos aos quais as mulheres devem prestar atenção
A gravidade dos sintomas dos miomas uterinos depende da localização, número e tamanho dos miomas. Se o tumor de mioma for pequeno, você pode não sentir nenhum sintoma até que o mioma aumente. É por isso que a maioria das mulheres tende a não reclamar de nada, embora já tenham miomas no útero.
À medida que os miomas continuam a crescer em tamanho, esses três sintomas de miomas uterinos geralmente começam a aparecer, incluindo:
1. Sangramento anormal
O sangramento anormal é um dos sintomas mais comuns dos miomas uterinos. Todos os tipos de miomas uterinos geralmente causam sangramento excessivo durante a menstruação. Devido ao grande fluxo de sangue que sai, as mulheres com miomas uterinos podem apresentar anemia grave.
No entanto, o tipo submucoso de mioma geralmente é o que causa o sangramento mais anormal durante a menstruação. Na verdade, o tamanho pequeno dos miomas submucosos pode fazer com que os pacientes sofram de anemia grave devido ao sangramento.
Se você tiver períodos menstruais muito intensos nos meses anteriores, consulte imediatamente um médico para saber se isso é causado por miomas ou não.
2. Dor pélvica
Um sintoma facilmente reconhecível de miomas uterinos é a dor pélvica. A dor pélvica causada por miomas uterinos consiste em dois tipos, a saber, dor pélvica cíclica e não cíclica.
A dor pélvica cíclica é um tipo de dor pélvica persistente associada ao ciclo menstrual. Como os miomas são formados a partir do músculo liso do útero, isso obviamente interfere no fluxo sanguíneo durante a menstruação. É por isso que os miomas causam cólicas abdominais conhecidas como dismenorreia.
Além da pelve, a dor na região lombar também pode indicar o crescimento de miomas uterinos. Porque o crescimento de miomas tende a exercer pressão sobre os músculos e nervos da parte inferior das costas. Na verdade, às vezes, a dor se estende até a virilha ou a parte superior da coxa.
Os miomas uterinos também podem causar dor durante a relação sexual, também conhecida como dispareunia. No entanto, isso também depende da localização de seus miomas.
3. Pressão no abdômen inferior
O tamanho dos miomas que aumentam de tamanho afetará a forma e o tamanho do seu útero. Quanto maiores os miomas no útero, automaticamente a forma do seu útero também aumentará.
Os miomas que aumentam de tamanho pressionam os órgãos da parte inferior do abdômen, incluindo a bexiga. A bexiga será incentivada a continuar a "esvaziar", mesmo que não tenha sido preenchida com urina. É por isso que as mulheres com miomas uterinos geralmente se queixam de urinar com mais frequência.
Além disso, os miomas também fazem o abdômen parecer aumentado ou inchado. Isso ocorre porque os miomas pressionam o reto ou o intestino grosso. Como resultado, você também fica difícil de defecar ou mesmo com prisão de ventre. A defecação que não é suave é o que faz com que as fezes continuem a se acumular no intestino grosso e faz com que o estômago pareça dilatado.
Portanto, se você tiver um ou mais dos sintomas de mioma uterino, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento correto.