Cuidado com as várias causas de formigamento, cãibras e dormência (3K)

Em comparação com outras partes do corpo, o formigamento é mais comum nas mãos e nos pés. Na verdade, se você sentir formigamento, suas atividades e movimentos serão prejudicados. Você sabe quais atividades diárias acabam sendo a causa do formigamento? Confira minha explicação abaixo.

Várias atividades que causam formigamento

Talvez você não perceba que existem pequenos hábitos que você freqüentemente ou até mesmo faz todos os dias que podem ser a causa de formigamento nas mãos ou nos pés. Porque muitas vezes e já se tornou um hábito difícil de ser abandonado, você acaba ignorando os sintomas que surgem em decorrência do mau hábito. Aqui estão as atividades diárias que podem causar formigamento.

Formigamento na região da perna

1. O hábito de agachar

Você pode ter que se agachar enquanto lava roupas, esfrega o chão, urina e muitas outras atividades que o fazem agachar com frequência. Na verdade, esse hábito não é bom para ser feito continuamente.

Se você se forçar a agachar por muito tempo, essa atividade pode causar formigamento na área das pernas por segurar ou sustentar seu peso por muito tempo.

É melhor sentar em um banquinho pequeno quando estiver em movimento, não se agache. Dessa forma, todo o peso do corpo pode ser sustentado pela bancada, não bloqueia o fluxo sanguíneo para as pernas e causa formigamento.

2. Armazenar coisas no bolso de trás das calças

O modelo de calça que possui um bolso nas costas faz com que muitas vezes você guarde vários objetos no bolso. Esse hábito é freqüentemente praticado por homens, especialmente quando você mantém a carteira no bolso de trás, mas se esquece de tirá-la quando quer se sentar.

Como resultado, esquecer de tirar a carteira ou qualquer outro objeto do bolso de trás antes de sentar faz com que o nervo ciático, que está localizado nas nádegas, seja comprimido. Se esse nervo for comprimido, o efeito atacará as pernas, podendo ser a causa do formigamento.

3. Usar salto alto

Os sapatos preferidos pelas mulheres costumam ser a causa de formigamento e cãibras nas pernas. Além disso, o modelo de calçado com salto pontiagudo obriga a carregar o corpo na ponta dos pés.

Quando os dedos dos pés sustentam o peso do corpo por muito tempo, os músculos das pernas ficam rígidos. O acúmulo de rigidez nos músculos das pernas devido ao uso excessivo ou prolongado de saltos altos provoca formigamento na área dos pés.

Além de formigamento, o uso de salto alto também pode causar cãibras nas pernas. Isso acontece porque a panturrilha sentirá pressão e ficará rígida. Se durar muito tempo, as pernas sentirão cãibras musculares. Ao sentir cãibras, as pernas ficam doloridas e difíceis de mover.

Formigamento na área das mãos

Outras atividades também podem causar formigamento na área das mãos. Isso geralmente é causado por vários pequenos hábitos diários, como:

1. Gosta de quebrar o pescoço

Esse hábito pode ser bom para algumas pessoas que o praticam com frequência, como se os músculos do pescoço ficassem mais relaxados. No entanto, esse é um mau hábito.

Por quê? Porque esse hábito está causando pressão nos nervos ao mudar as almofadas espinhais. Atividades que colocam pressão sobre esse nervo podem causar formigamento que se irradia do ombro para a parte superior do braço, antebraço e mão.

2. O hábito de abaixar a cabeça por muito tempo

Embora muitas vezes se sintam desconfortáveis, essas pessoas nunca desistem de manter a cabeça baixa por muito tempo. Normalmente, isso acontece quando você está muito ocupado lendo um livro, bordando ou brincando aparelhos .

Ao deixar o pescoço abaixado por horas, os músculos do pescoço acabarão por ficar rígidos. Se for assim, haverá uma mudança na coluna vertebral que fará com que os nervos da região do pescoço sejam comprimidos ou beliscados. Este evento pode causar formigamento no pescoço, ombros, irradiando para as mãos.

3. Usando almofadas empilhadas

Os hábitos de sono variam de pessoa para pessoa. Alguns gostam de dormir com travesseiros muito finos, outros preferem dormir com travesseiros empilhados.

Além disso, há também quem goste de dobrar o travesseiro ao meio antes de ir para a cama enquanto lê um livro ou joga aparelhos . Isso não deve ser feito continuamente, porque além de deixar o pescoço muito dolorido, os músculos do pescoço também ficam rígidos e a rigidez dos músculos do pescoço também provoca formigamento.

Condições de saúde que causam formigamento

Aparentemente, não são apenas os hábitos diários que podem desencadear o aparecimento de formigamento. Certas condições de saúde que você pode ter podem ser a causa do formigamento.

1. Síndrome do túnel carpal (CTS)

A síndrome do túnel do carpo (CTS) ataca a área do punho até a mão, do punho ao polegar, dedo indicador, dedo médio e meio anelar. Esta doença geralmente aparece nas mãos mais usadas, por exemplo, porque você costuma digitar com teclados, costura, ou você anda de moto todos os dias.

Por exemplo, se você usa a mão direita com mais frequência do que a esquerda, o CTS tenderá a atacar a mão direita mais do que a esquerda.

Um dos sintomas da CTS é que o polegar, o dedo indicador, o dedo médio e metade do dedo anular sentem formigamento, dormência e dormência.

2. Diabetes

Embora nem todos os diabéticos apresentem formigamento, este é um dos sintomas que podem aparecer em pessoas com diabetes. No entanto, o formigamento em pessoas com diabetes pode aparecer apenas se você tiver diabetes há muito tempo ou se a doença não estiver controlada.

Nos diabéticos, o formigamento que surge costuma causar a sensação de que as mãos estão calçadas com luvas e os pés, meias.

3. Uso de drogas

Um dos medicamentos usados ​​para tratar a tuberculose (TB) é a isoniazida. A isoniazida é um antibiótico que age contra as bactérias. No entanto, se você quiser usar esse medicamento, um dos possíveis efeitos colaterais é o formigamento.

Além desse medicamento para tuberculose, os medicamentos usados ​​para ajudar no processo de quimioterapia também têm o mesmo efeito colateral, ou seja, formigamento.

Enquanto isso, existem outros tipos de medicamentos, como os esteróides, que, se usados ​​de forma descuidada e sem receita médica, podem causar formigamento nas mãos e nos pés. Muitas pessoas tomam esteróides sem perceber. Em certo sentido, essa droga pode estar contida em várias bebidas à base de ervas que aumentam a energia e que são amplamente divulgadas. Na verdade, o uso de esteroides deve ser feito com a dose certa que foi determinada pelo médico.

Como lidar com 3K (cãibras, dormência e formigamento)

Se as cólicas, dormência ou formigamento persistirem, suas atividades devem ser interrompidas. Isso o torna preguiçoso para se movimentar e o impede de realizar atividades produtivas.

Portanto, uma solução é tomar medicamentos para aliviar cólicas, dormência e formigamento. Escolha um medicamento que contenha ibuprofeno para tratar a rigidez muscular causada por ficar sentado por muito tempo ou fazer movimentos estáticos.

O ibuprofeno atua inibindo a enzima ciclooxigenase que forma a síntese de prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias químicas que causam dor no corpo.

Os medicamentos para cólicas, dormência e formigamento também devem conter várias vitaminas neurotrópicas para manter a saúde dos nervos, como as vitaminas B1, B6 e B12.

Além de usar drogas, existem vários tratamentos caseiros que você pode fazer. Por exemplo, costuma fazer alongamento muscular. Isso é muito fácil de fazer e pode ser feito em qualquer lugar. Portanto, não seja preguiçoso para alongar regularmente todos os dias.