Diretrizes alimentares para 1-3 anos fáceis de aplicar

Alimentar crianças certamente não pode ser arbitrário. A razão é que a comida pode determinar o desenvolvimento e o crescimento de seu bebê. Especialmente se a criança entrar na idade de 1-3 anos. Nesse momento, seus padrões e hábitos alimentares começarão a se formar.

Portanto, você deve preparar a comida para crianças de 1 a 3 anos de forma adequada e correta, de acordo com as necessidades nutricionais das crianças. Ficou confuso sobre quais alimentos dar a crianças de 1 a 3 anos e como? Confira a seguinte explicação.

Guia alimentar para crianças de 1 a 3 anos

Entrando na idade de um ano, seu filho pode comer a comida da família. Isso significa que você não precisa mais fazer comida macia para o seu filho.

No entanto, muitas mães não sabem que tipo de cardápio dar ao filho e não sabem como fazê-lo.

Na verdade, as diretrizes alimentares para crianças de 1 a 3 anos são quase as mesmas dos adultos, o que deve ser regulamentado é o tipo de alimento, a porção da refeição e o horário de alimentação.

Tipos de alimentos para crianças de 1 a 3 anos

Se for baseada em uma nutrição balanceada, é claro que as escolhas alimentares para crianças de 1 a 3 anos não serão muito diferentes das dos adultos.

Na dieta diária, todos os ingredientes alimentares devem estar presentes. Começando com alimentos básicos, acompanhamentos de vegetais, acompanhamentos de animais, vegetais e frutas.

Este período determinará se seu filho será um comedor exigente ou não.

Isso depende do tipo de comida que você dá a ele naquele momento. Quanto mais diversificada a dieta de uma criança, menos provável que ela seja exigente com a comida.

Mesmo que você possa comer comida de família, quando você tiver um ano de idade, você deve dar comida com uma textura um pouco macia.

A nova criança receberá bem a alimentação da família aos 2 ou 3 anos de idade.

Servindo para crianças de 1-3 anos

De acordo com os dados de adequação nutricional do Ministério da Saúde, a necessidade calórica média para crianças de 1 a 3 anos é de cerca de 1.125 calorias por dia.

Então, em um dia, você pode dividir as necessidades alimentares em porções adequadas, como:

Alimentos básicos

Você pode dar ao seu filho arroz, pão, aletria, batata ou macarrão com uma porção de cerca de 150 gramas. Esta porção é equivalente a 2 porções de arroz adulto ou cerca de 2 colheres de arroz.

Proteína animal

A proteína vegetal em questão é carne, frango, ovos ou peixe. Em um dia, você pode dar a ele uma porção de acompanhamentos para uma refeição.

Por exemplo, de manhã você dá a ele um ovo de galinha, à tarde 35 gramas de carne ou um pedaço médio e à tarde um pedaço médio de frango que equivale a 40 gramas.

Proteína vegetal

As proteínas vegetais, por exemplo, são tempeh, tofu, soja ou feijão vermelho. Você pode fornecer uma porção de acompanhamentos de vegetais para uma refeição. Uma porção equivale a 1 pedaço grande de tofu.

Vegetais e frutas

Para crianças de 1 a 3 anos, a porção de vegetais por dia é de 1 ½ porções ou igual a 1 ½ xícara de carambola e 3 porções de frutas.

Lanche

Faça um lanche ou lanche para o seu filho, você pode fazer um interlúdio a partir de uma mistura de frutas, para que fique mais gostoso.

Exemplos de lanches que você pode oferecer são pudim, mingau de feijão verde ou até mesmo bolo. Você também pode usar frutas como lanche para o seu filho.

Leite

Você administra uma vez ao dia como substituto do leite materno (se o seu bebê tiver mais de 2 anos).

Cronograma de alimentação para crianças de 1 a 3 anos

De preferência, desde tenra idade, as crianças estão acostumadas a ter uma programação alimentar regular. Para crianças de 1 a 2 anos que ainda estão amamentando, elas podem usar o seguinte esquema de programação:

  • 06.00: ASI
  • 08:00: café da manhã ou café da manhã
  • 10:00: lanche
  • 12h00: almoço
  • 14,00: ASI
  • 16h00: lanche
  • 18h00: jantar
  • 20,00: ASI

Entretanto, se o seu filho já não for amamentado, pode ser substituído por leite normal. Se você quiser fazer um esquema regular de alimentação para o seu filho, não deve dar outros alimentos entre os horários das refeições.

Isso evita que seu filho fique obeso por comer demais ou por comer descontroladamente.

Se você tiver dificuldade em elaborar um cardápio de alimentos para o seu filho de acordo com as suas necessidades, consulte uma nutricionista.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌