Causas de diarreia em bebês menores de 6 meses •

A diarreia ou fezes moles é um distúrbio digestivo comum em bebês. Existem várias causas de diarreia em crianças de 0 a 6 meses, que costumam deixar os pais preocupados. Para reduzir a ansiedade, aqui estão algumas causas da diarreia em bebês que os pais precisam entender.

Causas de diarreia em bebês de 0 a 6 meses

A diarreia torna as evacuações do bebê mais frequentes do que o normal com uma textura de fezes líquidas.

Não apenas diarreia, bebês e crianças também apresentam sintomas de diarreia, como náuseas, vômitos e, às vezes, febre.

Existem várias causas para a diarreia, aliás, diarreia com diferentes condições em crianças. Em geral, o problema de urinar em crianças pequenas tende a ser influenciado pela dieta diária.

Aqui estão algumas das causas mais comuns de diarreia em bebês de 0 a 6 meses:

1. Vírus, bactérias e parasitas

Citando o Seattle Children's, a diarreia em bebês pode ser causada por vírus, bactérias e parasitas no meio ambiente.

Em crianças, o rotavírus é a causa mais comum de diarreia, por isso é necessário dar imunização contra rotavírus periodicamente para reduzir a causa do vírus.

Enquanto isso, a diarreia em bebês de 0 a 6 meses é causada por bactérias, sendo a mais comum a salmonela. Se o bebê tiver diarreia causada pela bactéria Salmonella, o sinal é que há sangue nas fezes do bebê.

Enquanto isso, a diarreia causada por um parasita do tipo giárdia geralmente ocorre em muitas creches.

2. Intolerância à lactose

A lactose é um açúcar do leite e nem todas as crianças podem aceitá-lo, resultando em intolerância à lactose.

Os sinais de intolerância à lactose são flatulência, textura aquosa das fezes do bebê e muito gás. Isso acontece porque as bactérias nos intestinos convertem a lactose em gás.

A intolerância à lactose geralmente é transmitida por outros membros da família, como pai, mãe ou outros.

3. Mudando os padrões de alimentação

A causa mais comum de diarreia em bebês é uma mudança na dieta à medida que crescem e se desenvolvem. Bebês que atingiram a idade de 6 meses geralmente são introduzidos a alimentos macios para acompanhar o leite materno ou fórmula.

Alguns exemplos de alimentos complementares comuns são bananas amassadas, biscoitos de leite feitos em mingau ou mingau de arroz.

Mudanças nos padrões alimentares que são bastante drásticas de apenas leite (líquido) para alimentos sólidos podem causar diarreia nas crianças.

Isso geralmente indica a reação do sistema digestivo que não está acostumado à ingestão de novos tipos de alimentos.

4. Atividades infantis

De acordo com a Stanford Children's Health, os germes que causam diarreia podem entrar no corpo de uma criança de várias maneiras. No entanto, a via de infecção que causa diarreia em crianças de 0 a 6 meses é geralmente por meio de suas atividades diárias, incluindo:

Beber água ou comer alimentos contaminados

Os germes são muito fáceis de infectar o trato digestivo de uma criança por meio de alimentos ou bebidas contaminados.

A transferência de germes que causam diarreia pode ocorrer no processo de produção, processamento, mesmo quando servido.

Comer comida crua

Os germes que causam diarreia são freqüentemente encontrados em alimentos crus. Quer se trate de vegetais crus que não são lavados corretamente, ovos crus, carne crua ou leite cru.

Alimentos crus ou malcozidos não devem ser dados a crianças, especialmente bebês cujo sistema imunológico ainda não é perfeito. Para bebês de 6 meses que estão iniciando a alimentação sólida, os pais precisam estar atentos ao grau de maturidade dos alimentos fornecidos.

Nadar

Os germes que causam diarreia podem sobreviver na água, como em piscinas. Se houver visitantes que tenham diarreia e depois nadem, as crianças que engolirem água da piscina enquanto nadam correm grande risco de contrair diarreia depois de nadar.

Hábito de colocar os dedos na boca ou roer as unhas

Os germes que causam diarreia podem aderir à superfície de objetos ao redor, como brinquedos.

Se uma criança toca um brinquedo e depois insere o dedo ou morde as unhas sem lavar as mãos, os germes podem entrar no corpo e infectar.

5. Certos problemas de saúde

Além das escolhas alimentares e infecções, certos problemas médicos podem causar diarreia em um bebê de 6 meses. Ao lançar a página da Clínica Mayo, existem várias condições e doenças que causam diarreia em crianças e bebês, incluindo:

doença celíaca

A doença celíaca é uma doença que pode causar diarreia crônica em crianças.

Os sintomas aparecem depois que o bebê ou criança ingere alimentos que contenham glúten. O glúten é uma proteína natural do trigo, também encontrada nas massas e no pão.

Doença de crohn

A doença de Crohn é uma causa de diarreia crônica em bebês e crianças. Essa condição ocorre devido à inflamação do sistema digestivo, que está intimamente relacionada ao sistema imunológico e à hereditariedade.

Outras doenças

Além das doenças acima, também existem doenças raras que podem causar diarreia em bebês com idade entre 0 e 6 meses, tais como:

  • A deficiência de zinco pode causar diarreia em crianças, por isso às vezes as mães precisam de suplementos de zinco.
  • A fibrose cística é uma causa de diarreia devido ao acúmulo de muco que interfere na absorção dos nutrientes dos alimentos no intestino.
  • A doença de Hirschsprung é uma condição congênita que causa a perda de células nos músculos do intestino, causando sintomas de diarreia.

Saber a causa da diarreia em crianças de 0 a 6 meses é muito importante para médicos e pais. O motivo, o tratamento será ajustado à causa da diarreia.

O tratamento para a diarreia geralmente é a ingestão adequada de líquidos por meio da ingestão de água e SRO, continuando a amamentar, melhorando a dieta e ajustando a alimentação para crianças com diarreia de acordo com sua condição.

Em alguns casos, os médicos darão remédios para a diarreia, por exemplo, antibióticos para matar os germes que causam a diarreia em crianças e bebês.

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK), entre em contato com um médico imediatamente se um bebê de 0 a 6 meses apresentar os seguintes sintomas de diarreia:

  • Mostrando sinais de desidratação
  • Tendo diarreia por mais de 24 horas
  • Febre acima de 39 graus Celsius
  • Banquinho preto
  • Há sangue ou pus nas fezes

Pergunte ao médico se é necessário administrar uma solução eletrolítica, pois o tratamento da diarreia deve estar de acordo com a causa da diarreia em crianças de 0 a 6 meses. A administração de soluções eletrolíticas deve ser realizada sob a supervisão de um médico. Não dê remédios antes de consultar um médico.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌