Músculos saudáveis permitem que você se mova e mova-se livremente. No entanto, o uso excessivo e inadequado dos músculos pode causar dores no corpo. Qual é a sensação de quando você tem dores e sofrimentos? Vamos lá, veja uma explicação completa de um dos sintomas de distúrbios musculoesqueléticos comuns, bem como várias dicas para superá-los abaixo.
Dores no corpo, problemas de saúde vividos por muitas pessoas
Quase todo mundo já experimentou dores no corpo. Na verdade, não apenas uma vez, talvez a condição que ataca o sistema de movimento reapareça com frequência. Dores e dores podem ocorrer em certas áreas, por exemplo, na área das pernas apenas, apenas nas mãos, apenas no pescoço ou apenas nas costas ou na cintura.
No entanto, essa condição também pode ser sentida em todo o corpo, variando de leve a grave. Embora as dores possam passar por si mesmas ou ocorrerem por pouco tempo, às vezes essa condição também pode durar meses.
Geralmente, as dores estão relacionadas à pressão, uso excessivo dos músculos ou problemas com o sistema muscular devido ao exercício excessivo ou outra atividade física. A dor que aparece geralmente começa quando você está realizando certas atividades físicas, ou logo após parar de praticá-las.
No entanto, dores e sofrimentos também podem ser um sinal de que seu corpo está passando por um determinado problema de saúde. Por exemplo, infecções ou outras doenças que afetam o tecido conjuntivo em todo o corpo.
Causas de dores no corpo
As causas de dores e sofrimentos corporais certamente variam. Na verdade, dores em áreas diferentes também podem ser causadas por coisas diferentes. Aqui estão algumas condições que podem estar fazendo com que seu corpo sinta dores e sofrimentos:
1. Lesão muscular
Entorses ou lesões musculares que afetam tendões ou ligamentos, geralmente na área dos pés, podem ser uma causa de dores e sofrimentos. Essas lesões musculares também variam em gravidade. Existem músculos que são apenas alongados, mas também existem aqueles que estão parcial ou totalmente rompidos.
Normalmente, entorses ou distensões podem ocorrer devido a uma queda, ou um movimento de torção acidental, ou uma lesão durante a prática de esportes.
2. Atividade física excessiva
O exercício é bom para a saúde e a boa forma. No entanto, quando você o faz excessivamente, essa atividade tem o potencial de causar dores e sofrimentos.
Isso também pode acontecer se você fizer um trabalho que o force a fazer atividades físicas extenuantes. Além disso, se você fizer o mesmo movimento repetidamente, sem variação e feito ao extremo.
3. Má postura
Nas atividades diárias, existem atividades que você pode, sem saber, fazer com que tenha o hábito de praticar a má postura. Na verdade, esse hábito pode causar pressão em certos músculos, fazendo com que o corpo sinta dores e sofrimentos.
Por exemplo, o hábito de sentar-se com as costas curvadas para a frente ou o hábito de ficar em pé sobre uma perna só pode causar dores. Para evitar essa condição, é importante que você sempre pratique uma boa postura.
4. Estresse
Tanto o estresse físico quanto o mental desencadeiam pressão sobre os músculos do corpo, de modo que, sem perceber, seu corpo irá repentinamente (reflexivamente) protegê-lo de lesões e dores.
Isso pode fazer com que os músculos fiquem tensos, causando o aparecimento de dores e desconfortos. No entanto, depois que o estresse diminui, lentamente as dores desaparecem.
5. Posição incorreta durante o sexo
Uma das causas das dores é fazer sexo, se a posição sexual for mal feita. Posições sexuais desconfortáveis podem exercer pressão sobre os músculos de certas partes do corpo, causando dores e sofrimentos.
Por exemplo, posições sexuais que exigem que você ou seu parceiro dobrem e dobrem o corpo ou pendam e levantem as pernas. Além disso, por muito tempo para praticar certos estilos sexuais, também pode causar dores no corpo.
6. Outros problemas de saúde
Além de algumas das causas que foram mencionadas, também existem outros problemas de saúde que podem causar dores e sofrimentos, incluindo:
- Hipotireoidismo.
- Fibromialgia.
- Fadiga crônica.
- Distúrbios do sono.
- Cãibra muscular.
- Artrite reumatoide.
- Espondilite anquilosante.
- Infecções, como malária ou gripe.
- Doenças autoimunes, como miosite e lúpus.
Dicas para lidar com dores no corpo
Embora as dores sejam uma condição comum experimentada por muitas pessoas e possam desaparecer sozinhas, isso não significa que você não tenha que lidar com essa condição que geralmente causa desconforto. Existem várias coisas que você pode fazer se quiser aliviá-lo, a saber:
1. Tome medicação para dor
Os analgésicos que podem ser usados para tratar dores no corpo são medicamentos confiáveis com fórmulas eficazes que contêm ibuprofeno e paracetamol.
Ambos os ingredientes são relativamente leves e seguros quando comparados a outros tipos de analgésicos. Ambos atuam com eficácia e se complementam e podem ser usados por qualquer pessoa que tenha queixas de dores musculares ou no corpo.
Esses antiinflamatórios não esteróides atuam nos receptores ou nervos sensoriais, onde recebem estímulos inflamatórios (inflamação), dor ou irritação. Se os nervos sensoriais são sinalizados por estímulos inflamatórios, essas drogas podem bloquear ou prevenir a inflamação para prevenir a ocorrência de dor.
Isso ocorre porque o ibuprofeno e o paracetamol inibem a enzima ciclooxigenação de modo a prevenir a formação de prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias químicas que podem causar dores no corpo.
Os analgésicos geralmente podem ser comprados sem receita nas farmácias. No entanto, geralmente esses medicamentos não são recomendados para uso a longo prazo. Se sua condição não melhorar imediatamente após tomar esses medicamentos, consulte um médico imediatamente.
2. Alongamento muscular
Uma forma de aliviar as dores, recomendada pelo médico de família, é alongar os músculos. Em princípio, quanto mais flexível for um músculo, menor será a probabilidade de ele se tornar rígido.
Portanto, faça atividades que possam flexionar os músculos. No entanto, certifique-se de fazer essa atividade lentamente para não agravar as dores e sofrimentos.
Um dos mais fáceis de fazer é alongar ou alongar os músculos porque você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar. Especialmente se você tende a se mover menos a cada dia por ficar sentado demais.
3. Comprimir ou mergulhar em água morna
Quando usados para trabalho contínuo, os músculos podem estar sob muito estresse. Também pode acontecer precisamente quando você não o está movendo. Como resultado, os músculos ficam tensos, rígidos e doloridos.
Para ajudar a aliviar ou superar dores e sofrimentos que ocorrem como resultado disso, você pode comprimir ou mergulhar em água morna. Para as compressas, você pode colocar uma compressa quente na área do corpo que está dolorida por cerca de 20 minutos.
Isso certamente será útil para reduzir as dores, porque o calor que penetra na pele pode ajudar a tornar a circulação sanguínea mais suave, por isso é eficaz na redução da tensão e da pressão nos músculos.
Além de aplicar uma compressa quente, você também pode tomar um banho quente. Isso é ainda mais poderoso porque pode afetar quase todos os músculos do corpo.
4. Nade
Embora os exercícios possam causar dores, certos esportes também podem ser uma alternativa para aliviá-los. Geralmente, qualquer tipo de exercício, se feito corretamente, pode ajudar com dores e sofrimentos.
No entanto, a natação é o tipo de exercício mais eficaz para reduzir a dor, se praticado regularmente. O que deve ser considerado ao nadar é a escolha da piscina.
Melhor nadar na piscina interior para reduzir a exposição ao ar frio e ao vento, porque ambos têm o potencial de aumentar dores e sofrimentos.
5. Exercícios de relaxamento
O estresse também pode fazer com que seu corpo se sinta dolorido e desconfortável. Se você tiver essa condição, os exercícios de relaxamento para aliviar o estresse podem ser uma maneira poderosa de superá-lo.
Você pode começar este exercício de relaxamento inspirando lentamente pelo nariz. Em seguida, expire pela boca, também lentamente.
Ao fazer este exercício, você pode criar uma mente e um sentimento mais calmos. Então, a taxa de respiração também se torna mais suave e os músculos tensos também ficam mais relaxados. Repita esta atividade até se sentir melhor.
6. Beba muita água
Seu corpo é composto principalmente de água. Portanto, é importante obter líquidos suficientes todos os dias. As necessidades de líquidos podem ser atendidas bebendo água, bebendo suco de frutas frescas ou comendo frutas e vegetais.
Se você sentir essa condição, uma das dicas altamente recomendadas para aliviá-la é aumentar a ingestão de líquidos. A ingestão de água e minerais pode nutrir os músculos, para que possam trabalhar normalmente.
Ao continuar a atender às suas necessidades diárias de fluidos, você pode evitar que essa condição piore.
7. Faça terapia ou massagem
Um dos tratamentos caseiros que pode ser feito para aliviar ou superar essa condição é a massagem. Mesmo assim, a massagem deve ser feita apenas em algumas partes do corpo, como mãos e pés.
No entanto, se você sentir dores nos ombros e nas costas, evite este tratamento. A parte do corpo que não deve ser massageada é a coluna vertebral, começando do pescoço até o cóccix.
Isso ocorre porque você ou a equipe que faz a massagem não sabem necessariamente o estado de saúde de sua coluna. Freqüentemente, esse aviso é ignorado, resultando em uma alteração no osso e nos nervos comprimidos.
Você pode fazer uma massagem suave com óleos essenciais, reflexologia (aperte os pontos de pressão nos pés, mãos e ouvidos), massagem shiatsu ou massagem tailandesa.
Todas as terapias e massagens visam relaxar os músculos rígidos, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o estresse, de modo que sejam eficazes no alívio de dores e sofrimentos.
8. Descansar
Como mencionado acima, uma das condições que podem causar dores são os distúrbios do sono. Então, para superar isso, você pode aumentar o seu descanso, um dos quais é o sono.
Quando estiver cansado após um longo dia de trabalho, você pode superá-lo indo para a cama imediatamente para descansar. Isso significa que não faça muitas outras atividades enquanto estiver na cama e tente dormir.
Para dormir melhor, você pode ajustar a temperatura ambiente com antecedência. Não deixe que a temperatura ambiente seja muito alta ou muito fria, pois pode acordar no meio da noite.
Além disso, certifique-se de encontrar uma posição confortável enquanto dorme. Se suas costas doem, você deve dormir de costas. Você também pode dormir de lado, colocando um travesseiro entre as pernas.