A leucemia é um dos tipos mais comuns de câncer no sangue. Essa condição pode causar problemas graves no corpo, como anemia, sangramento, infecção ou até morte. Embora pareça assustador, a prevenção da leucemia ainda é possível evitando as várias causas e fatores de risco dessa doença. Então, quais são as causas e fatores de risco para leucemia?
Causas da leucemia
O câncer leucêmico são células cancerosas encontradas no sangue e na medula óssea. A leucemia geralmente ocorre devido à produção excessiva de glóbulos brancos anormais (células cancerosas), prejudicando assim a função dos glóbulos brancos normais para combater infecções.
Essas células cancerosas também interferem na capacidade da medula óssea de produzir glóbulos vermelhos e plaquetas suficientes para o corpo, de modo que os pacientes podem apresentar vários sintomas de leucemia, como anemia ou sangramento.
Relatório da Clínica Mayo, a causa da leucemia ou das células cancerosas é uma alteração ou mutação do DNA nas células sanguíneas, chamadas leucócitos. Essa mutação no DNA faz com que os glóbulos brancos cresçam e se dividam mais rapidamente do que o normal e de forma descontrolada.
Essas células também continuam a viver, embora as células normais morram um dia e sejam substituídas por novas células normais. Com o tempo, esses glóbulos brancos anormais substituem a presença de células saudáveis na medula óssea, incluindo glóbulos brancos normais, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Além de mutações de DNA, os cientistas descobriram mudanças cromossômicas em pacientes com um tipo de leucemia, a saber leucemia mielóide crônica (CML) ou leucemia mieloide crônica, que pode ser a causa da leucemia. O motivo é que a maioria dos pacientes com LMC tem um cromossomo anormal, chamado cromossomo Filadélfia.
O cromossomo Filadélfia faz com que as células produzam uma proteína chamada tirosina quinase, que estimula o crescimento e a reprodução das células leucêmicas.
No entanto, até agora, a causa das mutações no DNA e outras anormalidades nas células do sangue também não é conhecida com certeza. No entanto, acredita-se que vários fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver leucemia.
Quais são os fatores de risco para leucemia?
Acredita-se que vários fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver leucemia. Esses fatores, a saber:
1. Idade crescente
A leucemia pode realmente ser experimentada por qualquer pessoa, incluindo crianças. No entanto, a leucemia é mais frequentemente encontrada em pessoas idosas, nomeadamente com mais de 65 anos, especialmente nos tipos de leucemia mielóide aguda (LMA), leucemia linfocítica crónica (CLL) ou leucemia mielóide crónica (CML).
Assim, o risco desta doença pode aumentar com a idade. O tipo de leucemia linfoblástica aguda (LLA) é geralmente encontrado em crianças ou menores de 20 anos.
2. Sexo masculino
A leucemia é mais comum em homens do que mulheres. Assim, os homens correm mais risco de desenvolver leucemia.
3. Tratamento de câncer anterior
Os tratamentos contra o câncer, como a radioterapia e a quimioterapia, podem causar alterações ou mutações no DNA, que podem levar a outros tipos de câncer, como a leucemia. Os tipos de leucemia AML também estão comumente associados ao tratamento de vários tipos de câncer, como linfoma, leucemia ALL e outros tipos de câncer maligno, como câncer de mama e de ovário.
4. Exposição à radiação
Uma pessoa exposta a altos níveis de radiação, como a de uma explosão de bomba atômica, trabalhando em uma fábrica de armas atômicas ou um acidente de reator nuclear, tem maior risco de desenvolver leucemia.
5. Exposição a produtos químicos
A exposição a certos produtos químicos, como o benzeno, também pode ser um fator na leucemia. O benzeno é um produto químico encontrado na gasolina ou utilizado na indústria química, como na fabricação de plásticos, borracha, tintas, pesticidas, medicamentos e detergentes.
Além do benzeno, a exposição contínua a substâncias químicas de formaldeído também aumenta o risco de uma pessoa desenvolver leucemia. O formaldeído é comumente encontrado em materiais de construção e em muitos produtos domésticos, como sabonete, xampu e produtos de limpeza.
6. Hábito de fumar
Os cigarros contêm uma variedade de produtos químicos que podem causar câncer, incluindo leucemia. Os pesquisadores estimam que cerca de 20 por cento dos casos de leucemia de LMA estão ligados ao tabagismo.
7. Desordens genéticas
Os distúrbios genéticos também podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver leucemia. Alguns desses distúrbios ou distúrbios genéticos, a saber: síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, síndrome de Schwachman-Diamond ou alguns distúrbios genéticos raros, como anemia de Fanconi, ataxia-telangiecstasia e síndrome de Bloom.
8. Distúrbios do sangue
Vários outros distúrbios do sangue também podem ser a causa de certos tipos de leucemia. Por exemplo, um tipo de distúrbios mieloproliferativos, a saber, policitemia vera, pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver leucemia de LMA.
9. História da família
A maioria das leucemias não é uma doença hereditária e não está associada a um histórico familiar. No entanto, alguém que tem pai, filho ou irmão com histórico de leucemia CLL tem até quatro vezes o risco de desenvolver a mesma doença. No entanto, a maioria das pessoas com leucemia não tem família com a mesma doença.