Tudo o que você precisa saber sobre cistos mamários -

Nem todos os caroços na mama são câncer. Além de um tumor, um caroço que aparece em sua mama pode significar um cisto. Então, o que é um cisto mamário? O que causa esse tipo de caroço e como tratá-lo? Confira a revisão completa abaixo.

O que é um cisto mamário?

Um cisto mamário é um caroço na forma de um saco cheio de líquido que cresce no tecido mamário. Esses sacos de fluido são geralmente benignos e não são os precursores do câncer de mama.

Os cistos podem aparecer em um ou ambos os seios. Uma mulher pode ter um ou mais desses nódulos mamários por vez.

Geralmente, os cistos desaparecem por conta própria, sem a necessidade de tratamento especial. No entanto, cistos grandes e dolorosos podem precisar de atenção médica porque essa condição pode ser muito incômoda. Portanto, sempre consulte um médico se isso acontecer com você.

Tipos de cistos que podem aparecer na mama

Os cistos são geralmente protuberâncias redondas ou ovais que são elásticas, como uvas ou balões de água. No entanto, às vezes os cistos também parecem duros e sólidos quando tocados.

Existem dois tipos de cistos mamários com base em seu tamanho, a saber:

  • Microcisto

Esses cistos são tão pequenos que muitas vezes não são sentidos. Embora pequenos, os cistos podem ser vistos durante exames de imagem, como mamografia ou ultrassom.

  • Macrocisto

Esses cistos são bastante grandes, com um diâmetro de cerca de 2,5-5 cm, de modo que podem ser sentidos ao toque. Esses nódulos grandes podem exercer pressão sobre o tecido mamário circundante, causando dor ou desconforto mamário.

Quais são os sinais e sintomas de um cisto mamário?

Nem todos os caroços na mama são cistos. Para facilitar o reconhecimento, aqui estão os vários sinais e sintomas de cistos mamários:

  • Nódulos redondos ou ovais de textura lisa ou esponjosa que podem ser movidos ao toque.
  • Dor ao redor da área do caroço.
  • O caroço às vezes fica aumentado e dolorido pouco antes da menstruação.
  • Os caroços diminuem após a menstruação.
  • Secreção mamilar que é clara, amarela ou marrom escura.

Se sentir os sinais ou sintomas acima, você deve consultar um médico imediatamente, especialmente se o caroço persistir após o término da menstruação. Você também precisa ser consultado se houver outros caroços que crescem e se desenvolvem.

Talvez esse caroço nem sempre seja perigoso e não seja um sintoma de câncer de mama. No entanto, o aparecimento de um cisto pode dificultar a percepção de um nódulo canceroso.

Portanto, sempre que encontrar um novo nódulo na área da mama, você deve consultar um médico imediatamente para evitar que sua condição piore.

//wp.hellosehat.com/canker/breast-cancer/how-to-prevent-câncer de mama /

Quais são as causas e fatores de risco para cistos mamários?

Até o momento, a causa dos cistos mamários não é conhecida com certeza. No entanto, os cistos geralmente se formam como resultado do acúmulo de líquido nas glândulas mamárias.

Acredita-se que esse acúmulo de líquido surja naturalmente devido às mudanças hormonais nas mulheres, especialmente no ciclo menstrual mensal. Durante o ciclo menstrual, os níveis do hormônio estrogênio podem aumentar, o que causará uma produção excessiva de líquidos no tecido mamário.

Além disso, relatado pelo Breast Cancer Now, cistos também podem se formar com a idade. Portanto, embora possam ocorrer em qualquer idade, os cistos na mama aparecem com mais frequência em mulheres antes da menopausa, entre as idades de 35 e 50 anos.

Quanto à menopausa, os cistos geralmente param de se formar porque os níveis de estrogênio começam a diminuir. No entanto, para mulheres em terapia de reposição hormonal na pós-menopausa, ainda podem ocorrer cistos.

Que exames são feitos para diagnosticar cistos mamários?

Para diagnosticar um nódulo na mama, o médico geralmente perguntará sobre seus sintomas e seu histórico médico geral. Além disso, o médico também pode pedir que você faça alguns exames para confirmar a condição do nódulo.

Os testes que serão feitos geralmente são iguais aos do câncer de mama. Aqui estão alguns exames que você pode precisar fazer para diagnosticar um cisto mamário:

  • Exame clínico das mamas

O objetivo deste exame é verificar se há caroços ou outras anomalias mamárias.

  • ultrassom de mama

Um ultrassom da mama ou ultrassom da mama ajuda os médicos a determinar se um nódulo mamário é líquido ou sólido. Quando um caroço está cheio de líquido, o sinal que aparece é um cisto.

  • Mamografia

Assim como o ultrassom, esse exame também serve para verificar a condição de caroços na mama. No entanto, a mamografia geralmente é realizada com mais frequência em mulheres com mais de 40 anos. No entanto, mulheres abaixo dessa idade podem fazer mamografia para completar o diagnóstico do médico.

  • Aspirativa por agulha fina/aspirativa por agulha fina

Neste procedimento, uma agulha fina é inserida no nódulo mamário para retirar o fluido de dentro. Se o fluido aspirado fizer o nódulo desaparecer, o médico pode confirmar que é um cisto.

Pode ser necessário fazer outro exame de mama ou biópsia se o nódulo não for um cisto. Por exemplo, quando o fluido aspirado de um procedimento de aspiração com agulha fina apresenta sangue e o nódulo não desaparece ou não há fluido para aspirar.

Nessa condição, o médico examinará o fluido em laboratório para ter certeza.

Quais são as opções de tratamento para cistos mamários?

Na verdade, não existe um tratamento específico para os cistos mamários. Normalmente, o cisto desaparece por conta própria, portanto não há necessidade de se preocupar muito.

No entanto, se o caroço não desaparecer, você pode precisar de tratamento médico. Aqui estão algumas maneiras de tratar cistos mamários que os médicos costumam recomendar:

1. Aspiração por agulha fina

Esse procedimento não serve apenas para diagnosticar cistos, mas também para tratá-los. Para tratar um cisto, o médico removerá todo o líquido que estava presente no momento do diagnóstico. Lentamente, o caroço vai esvaziar e desaparecer por si mesmo.

No entanto, em alguns casos, o médico pode precisar drenar o fluido mais de uma vez. O motivo é que os cistos costumam aparecer repetidamente, por isso precisam ser sugados continuamente para esvaziá-los.

Se o cisto persistir e não desaparecer por três ciclos menstruais, seu médico poderá realizar avaliações adicionais para determinar a causa da doença. Em seguida, o médico tomará outras medidas para removê-lo.

2. Uso de hormônios

Nesse tipo de tratamento, o médico geralmente dá pílulas anticoncepcionais ou outra terapia hormonal, como tamoxifeno, para ajudar a reduzir a recorrência de cistos mamários.

No entanto, os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais às vezes podem deixar a mulher desconfortável, portanto, esse medicamento é geralmente recomendado para quem sofre de cistos mamários graves. Além disso, interromper a terapia hormonal na pós-menopausa também pode ajudar a prevenir cistos mamários.

3. Operação

A cirurgia às vezes é necessária para ajudar a remover o cisto anormal. Por exemplo, um cisto muito grande, recorrente, com sangue ou outros sintomas preocupantes.

Assim que o tratamento para o cisto for concluído, a área do cisto anterior geralmente estará machucada e sensível ao toque. Para aliviar a dor, o médico geralmente dá paracetamol e outros analgésicos apropriados.

Peça ao seu médico uma explicação sobre as vantagens e desvantagens de cada procedimento. Uma explicação detalhada o ajudará a fazer a escolha mais adequada do procedimento.

Quais são alguns remédios caseiros que podem ser usados ​​para os cistos mamários?

Para reduzir o desconforto quando você tem um cisto mamário, existem vários tratamentos caseiros que podem ser feitos, a saber:

  • Usando o sutiã certo

Não use sutiã muito apertado quando tiver um cisto. O motivo é que o sutiã pode pressionar o seio e fazer doer. Portanto, use um sutiã que se ajuste ao tamanho do seu busto.

  • Comprimir seios

Quando o caroço doer, você pode comprimir a mama com água morna ou fria. Ambos podem aliviar a dor que você está sentindo.

  • Evite cafeína

Não há evidências definitivas sobre a relação entre cafeína e cistos. No entanto, algumas mulheres sentem que os sintomas dos cistos mamários melhoram depois de parar de consumir alimentos ou bebidas com cafeína.

  • Tomando analgésicos

Você pode tomar analgésicos que são vendidos no mercado para ajudar a aliviar a dor incômoda causada pelo cisto. Por exemplo, acetaminofeno (Tylenol) ou drogas antiinflamatórias não esteróides, como ibuprofeno (Advil, Motrin IB) ou naproxeno (Aleve).

  • Usando óleo de prímula

O óleo de prímula é um suplemento de ácido graxo que contém ácido linoléico. Existem vários estudos que mostram que este óleo pode aliviar a dor nos seios durante a menstruação. Às vezes, essa dor também está associada à dor causada pelo cisto. No entanto, mais pesquisas são necessárias sobre este assunto.

Se você está planejando tomar suplementos para tratar cistos mamários, consulte primeiro seu médico. A razão, embora feitos de suplementos naturais, podem interagir negativamente com o corpo.

Se você tiver alguma dúvida, consulte seu médico para obter a melhor solução de acordo com sua condição.