8 sintomas quando seu corpo está com deficiência de ferro |

O ferro é um mineral importante para o organismo na formação dos glóbulos vermelhos. Quando os glóbulos vermelhos são reduzidos, a função do órgão é interrompida e desencadeia sintomas de deficiência de ferro. Quais são os sinais?

Quais são os sintomas da deficiência de ferro no corpo?

A função dos glóbulos vermelhos (eritrócitos) é transportar oxigênio por todo o corpo para que os órgãos possam funcionar adequadamente. Quando os glóbulos vermelhos do corpo são reduzidos, os tecidos e músculos do corpo não recebem oxigênio suficiente.

Para manter os glóbulos vermelhos funcionando de maneira ideal, você precisa encontrar o ferro mineral. Caso contrário, podem aparecer sinais de deficiência ou deficiência de ferro. O termo médico para essa condição é anemia por deficiência de ferro.

Os sintomas desta condição variam de pessoa para pessoa, dependendo da idade, gravidade e condições de saúde. Se o seu corpo não estiver em forma, você estará mais sujeito à deficiência de ferro e suscetível a outras doenças.

Abaixo estão alguns sinais e sintomas comuns de deficiência de ferro.

1. Cansado facilmente

Pessoas com essa condição costumam se sentir letárgicas, cansadas e têm dificuldade de se concentrar. Embora possa ser causado por fadiga, ficar cansado com facilidade também pode ser um sinal de que seu corpo não tem hemoglobina suficiente.

A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos que ajuda a transportar o oxigênio por todo o corpo. Se os níveis no corpo forem poucos, o oxigênio que circula também diminuirá. Como resultado, os tecidos e músculos do corpo são privados de energia.

Em vez disso, o fígado tem que trabalhar mais para movimentar mais sangue rico em oxigênio pelo corpo. Como resultado, seu corpo fica ainda mais cansado.

2. Rosto pálido

Uma maneira fácil de descobrir se você tem deficiência de ferro é verificar a cor da pálpebra inferior. Normalmente, a área parece vermelha fresca. No entanto, se a cor for mais clara ou branca clara, você pode ter essa condição.

A cor vermelha do sangue é influenciada pela hemoglobina. Quanto maior o conteúdo de hemoglobina, mais brilhante e vermelha é a cor do sangue. Portanto, uma pessoa saudável tem uma cor de pele fresca e avermelhada porque está cheia de hemoglobina no sangue.

Por outro lado, a deficiência de ferro torna seu corpo pálido. Não apenas na pele, essa condição também pode ocorrer no rosto, gengivas, dentro dos lábios e unhas.

3. Dor de cabeça

Uma das causas das dores de cabeça é a deficiência de ferro. Esse sintoma geralmente não aparece como outros sintomas. No entanto, as dores de cabeça devido à deficiência de ferro são geralmente acompanhadas por tonturas e desmaios.

Na deficiência de ferro, os baixos níveis de hemoglobina fazem com que o cérebro seja privado de oxigênio. Como resultado, os vasos sanguíneos do cérebro incham e pressionam a cavidade da cabeça, causando dores de cabeça.

4. Coração acelerado

Quando você tem deficiência de ferro, os baixos níveis de hemoglobina fazem com que o coração tenha de trabalhar muito para transportar o oxigênio por todo o corpo. Como resultado, seu coração baterá de forma irregular e muito rápida.

Em casos extremos, essa condição pode causar um coração dilatado a insuficiência cardíaca. No entanto, isso geralmente ocorre em pessoas que apresentam deficiência de ferro por um longo período.

5. Queda de cabelo

A perda de cabelo ao lavar ou pentear é algo natural que aconteça. Mas se você sentir isso em excesso, pode ter deficiência de ferro.

Novamente, isso tem a ver com o esgotamento dos níveis de hemoglobina no sangue. Nesse caso, são os folículos capilares que apresentam falta de oxigênio. É por isso que o cabelo fica fácil de cair.

6. Língua e boca inchadas

Se sua boca e língua parecerem inchadas e pálidas, você pode estar comendo menos alimentos ricos em ferro. Essa condição também pode causar boca seca e feridas, especialmente nos cantos da boca.

Além dos baixos níveis de hemoglobina, os baixos níveis de mioglobina podem fazer com que a língua fique dolorida e inchada. A mioglobina é uma proteína das células vermelhas do sangue que sustenta a força dos músculos do corpo, incluindo os músculos que formam a língua.

7. Síndrome das pernas inquietas

Na verdade, cerca de 25% das pessoas com síndrome das pernas inquietas têm essa condição. Quanto menor for a ingestão de ferro, piores serão os sintomas da síndrome das pernas inquietas.

A síndrome das pernas inquietas é uma condição na qual você frequentemente move as pernas sem saber, mesmo quando está descansando. Essa necessidade de continuar a mexer os pés pode causar uma sensação de formigamento nos pés, panturrilhas e coxas.

8. As unhas têm o formato de colheres

Um dos sintomas da deficiência de ferro pode ser observado pela detecção da aparência das unhas. Se suas unhas tendem a ser quebradiças e em formato de colher, você pode ter uma deficiência de ferro.

As unhas em forma de colher são chamadas de coiloníquia, que geralmente começam com unhas que são quebradiças e racham facilmente. Quando o corpo carece de ingestão de ferro, o centro da unha pressiona lentamente para baixo e a ponta se levanta, formando-se como uma colher.

No entanto, marcas de unha em forma de colher são comuns em casos graves de anemia por deficiência de ferro.

Se você tiver um ou mais dos sintomas mencionados acima, consulte imediatamente um médico para confirmar o diagnóstico.