A exposição aos raios ultravioleta, também conhecida como luz solar, além de ser capaz de queimar a pele também pode causar câncer de pele. Bem, uma maneira eficaz de prevenir danos à pele é usar protetor solar.
Na verdade, o que é protetor solar?
O filtro solar é um produto para a pele em forma de loção , spray, gel, espuma, ou bastão que pode ser usado para proteger a pele da radiação UV, tanto UVA quanto UVB.
Embora os raios UVA e os UVB sejam ruins para a pele, os raios UVA causam mais danos porque podem penetrar nas partes mais profundas da pele. Imagine só, a radiação UVA pode penetrar nas nuvens e no vidro, seja durante o dia, seja à noite, mesmo quando o tempo está nublado. Os raios UVA podem acelerar o envelhecimento da pele e causar rugas e manchas escuras.
Enquanto os raios UVB (Queima ultravioleta ) é a luz solar que tem um comprimento de onda menor do que os raios UVA. Os raios UVB não penetram no vidro e nas nuvens, mas sua radiação é muito mais forte do que os UVB. A curta exposição aos raios UVB pode causar queimaduras solares.
Se a pele é frequentemente exposta à radiação desses dois raios, o risco de desenvolver câncer de pele é ainda maior.
Tipos de protetor solar
Com base nos materiais usados, os filtros solares são categorizados em dois tipos, a saber:
protetor solar físico
Ele age criando uma camada na superfície da pele de modo que pode bloquear a penetração dos raios ultravioleta nas camadas internas da pele. Este filtro solar geralmente contém ingredientes ativos como óxido de zinco e dióxido de titânio.
protetor solar químico
Ele age criando uma camada na superfície da pele para absorver a energia da radiação UV, de forma que não seja absorvida ou entre nas camadas profundas da pele. Os produtos químicos de proteção solar contêm vários ingredientes ativos, como cinamatos, octisalato, ovibenzona, dioxibenzona. Este tipo de filtro solar é frequentemente denominado de protetor solar.
A maioria das formulações de protetores solares vendidas no mercado são uma combinação de substâncias físicas e químicas.
A diferença entre protetor solar e protetor solar
Protetor solar, o termo não está certo porque nenhum de seus ingredientes pode bloquear os raios ultravioleta. Na verdade, na América, o uso da palavra protetor solar foi realmente proibido pelo FDA, a agência equivalente ao POM na Indonésia.
Assim, o termo filtro solar foi utilizado novamente, pois é mais apropriado utilizar o termo filtro solar.
A importância de usar protetor solar todos os dias
Os efeitos da exposição aos raios ultravioleta podem ser sentidos a curto e longo prazo.
Alguns dos impactos de curto prazo incluem:
- queimadura de sol ( queimadura de sol )
- pele escura
- Pele negra
- Pele sem brilho
Embora os impactos de longo prazo incluam:
- envelhecimento da pele
- Pele enrugada
- Pele solta / não esticada
- Aparecem manchas marrons ou pretas
- Na verdade, o risco de câncer de pele
Se não quiser experimentar os vários efeitos acima, não se esqueça de usar protetor solar todos os dias, especialmente quando estiver fazendo atividades ao ar livre. Além dos adultos, os bebês também devem aplicar protetor solar toda vez que forem retirados de casa. No entanto, o uso de filtro solar é recomendado para crianças maiores de 6 meses.
Lembre-se de que os raios UVA o perseguem todos os dias, mesmo se o tempo estiver nublado. Portanto, não tenha preguiça de usar protetor solar toda vez que sair de casa.
Não se esqueça de usar protetor solar a cada 2 horas
Você certamente conhece a recomendação de usar protetor solar a cada 2 horas. Porém, por que, sim, deve ser a cada 2 horas?
Na verdade, embora o filtro solar seja eficaz em bloquear a penetração dos raios solares na pele, seu poder protetor diminuirá com o tempo desde o primeiro uso. Seja por causa do suor, atrito com a pele, expressões faciais, etc.
Portanto, se você deseja obter proteção máxima, o protetor solar deve ser repetido regularmente a cada 2 horas. Especialmente se suas atividades diárias fora da sala que permitem a luz solar direta.
Você também deve usar protetor solar se estiver em uma sala ainda exposta à luz solar, por exemplo, se houver janelas e portas que permitem a entrada de luz solar ou se houver tetos de vidro. Como mencionado acima, os raios UVA podem penetrar no vidro, você sabe!
Guia para usar protetor solar
Para que os protetores solares que você usa funcionem da melhor forma, aqui estão algumas diretrizes para o uso de protetor solar, às quais você precisa prestar muita atenção.
- Escolha um protetor solar com FPS de pelo menos 30.
- A escolha do protetor solar depende do estado da pele de cada indivíduo. Se você acha que sua pele é sensível, você pode usar um tipo diferente de protetor solar físico.
- O protetor solar é aplicado em todas as áreas que não são cobertas por roupas. Começando pelo rosto, pescoço, braços e pernas.
- A Associação Indonésia de Dermatologia e Especialistas em Sexo (PERDOSKI) recomenda o uso de filtro solar de cerca de 1 colher de chá no rosto, pescoço e cabeça. Da mesma forma para a área das mãos.
- Enquanto isso, para a área da frente do peito e costas, ao longo das coxas até os pés, cada uma requer cerca de 2 colheres de chá de protetor solar.
- O protetor solar é a última etapa dos cuidados com a pele. Se você usa maquiagem, use protetor solar antes de aplicar a maquiagem.
A questão é, sempre preste atenção em quais áreas do corpo estão expostas (não cobertas por roupas) e sem proteção, então essa é a área que deve ser borrada com protetor solar.
Continue usando protetor solar mesmo se sua pele já estiver danificada
Se os efeitos negativos da exposição ao sol já apareceram, o protetor solar ainda é necessário para evitar que os danos se multipliquem ou se expandam. Para reparar os danos já ocorridos, são necessários tratamentos especiais que se adaptem às condições de cada dano.
Você pode primeiro consultar o dermatologista e venereologista mais próximo para obter o melhor tratamento de acordo com sua condição.