Como usar BPJS Health para tratamento, aqui está o procedimento

Todos os indonésios devem ser registrados como membros da BPJS Health. Este programa governamental facilita o acesso da comunidade às unidades de saúde. No entanto, na verdade, nem todo mundo realmente entende como usar o BPJS corretamente. Mas você não precisa se preocupar, pois resumimos todas essas informações na análise a seguir.

Quais são as instalações que podem ser obtidas na BPJS Health?

Assim que estiver registado como membro do BPJS, terá direito a tratamento numa unidade de saúde que coopere com o BPJS. Existem cinco tipos de serviços de saúde que você pode obter, incluindo:

  1. Os primeiros serviços de saúde, nomeadamente Ambulatório de Primeiro Nível (RJTP) e Paciente de Primeiro Nível (RITP)
  2. Serviços de saúde de referência de nível avançado, nomeadamente Nível Avançado de Paciente Ambulatorial (RJTL) e Nível Avançado de Internação (RITL)
  3. Maternidade para mães que dão à luz
  4. Serviços de emergência usando instalações de pronto-socorro
  5. Serviços de ambulância para pacientes encaminhados

Como usar o BPJS Health corretamente?

Para obter os seus direitos como participante do BPJS Health, deve, obviamente, cumprir também a obrigação de pagar contribuições mensais.

Além de pagar as contribuições do BPJS em dia, outra obrigação que você tem a fazer é cumprir os procedimentos ou procedimentos para usar o BPJS Health, conforme relatado pelo site do BPJS Health. Se esses direitos e obrigações forem cumpridos de forma equilibrada, seu processo de tratamento terá a garantia de ocorrer sem problemas.

Na verdade, como usar o BPJS Health é geralmente o mesmo para cada tipo de serviço de saúde. No entanto, isso depende de suas necessidades médicas, se você deseja apenas tratamento regular (ambulatorial), se inscreve para hospitalização, parto e assim por diante.

Em geral, como usar o BPJS Health são os seguintes:

1. Visite o centro de saúde local

Quando você está doente e deseja procurar tratamento com um cartão BPJS, o primeiro passo que você deve fazer é ir para o FASKES 1 (Estabelecimento de Saúde Nível 1).

O FASKES 1 em si pode ser na forma de Puskesmas, clínicas, clínicos gerais ou hospitais do tipo D. Normalmente, o FASKES 1 está listado em seu cartão BPJS pessoal.

Não apenas para o tratamento regular, as mulheres grávidas também podem aproveitar as vantagens do BPJS Health para dar à luz. O processo de parto pode ser realizado no FASKES 1 ou em nível avançado, dependendo do estado de saúde da própria gestante.

2. Se você tiver que ir ao hospital, peça uma carta de encaminhamento

Se sua condição de saúde ainda pode ser tratada e tratada no FASKES 1, você não precisa mais ir ao hospital. No entanto, se sua condição exigir tratamento adicional, você será imediatamente encaminhado para um hospital que coopere com BPJS.

Antes de ir para o hospital, certifique-se de ter uma carta de encaminhamento do médico. Porque se não o fizer, será considerado como estando em tratamento às suas próprias custas, ou seja, sem o uso de BPJS. Como resultado, o processo de tratamento é dificultado e não atende às expectativas.

3. Os pacientes de emergência não precisam de uma carta de referência

Em caso de emergência, você pode ir diretamente para o hospital sem precisar de uma carta de encaminhamento. O próprio termo emergência é uma condição crítica que pode levar à gravidade, invalidez ou mesmo à morte.

Se o hospital mais próximo não cobrir BPJS, você não precisa se preocupar em procurar um hospital que trabalhe com BPJS. A razão é que você ainda tem o direito de obter serviços de saúde em qualquer hospital mais próximo de sua casa.

Tem como objetivo salvar a vida do paciente o mais rápido possível. Assim que o estado de saúde do paciente estiver mais estável, o novo paciente pode ser transferido para um hospital que coopere com BPJS.

No entanto, existem certos critérios de emergência que são abrangidos pelo BPJS Kesehatan. Por exemplo, doenças cardíacas, falta de ar, queimaduras, ferimentos graves e assim por diante.

4. Peça uma ambulância, se necessário

Fonte: guidebpjs.com

O serviço de ambulância é uma das unidades de saúde que pode obter se estiver registado no BPJS. Este serviço só é fornecido especificamente para pacientes que recebem encaminhamentos para se mudarem de um hospital para outro, obviamente por motivos médicos.

Por exemplo, um paciente com câncer em terapia paliativa no hospital A deve ser encaminhado a outro hospital para internação. Bem, este paciente pode usar uma ambulância para ajudá-lo a chegar ao hospital. O objetivo é manter a condição do paciente estável para que a vida do paciente possa ser salva.