Escolha de medicamentos para constipação (difíceis de defecar) que são seguros para crianças

Um dos problemas que os bebês e crianças costumam ter são problemas digestivos, como prisão de ventre (dificuldade para defecar). Não raro, isso deixa os pais muito preocupados. Então, o que os pais podem fazer para superar e prevenir distúrbios digestivos nessas crianças? É normal dar laxantes a crianças para tratar a constipação?

As crianças podem receber laxantes para tratar a constipação?

Uma das maneiras mais fáceis e comuns de lidar com movimentos intestinais difíceis é usar laxantes, inclusive para crianças. Embora geralmente usado por adultos, na verdade as crianças pequenas também podem tomar laxantes.

Os medicamentos para constipação infantil geralmente são divididos em dois, com base em como funcionam. Primeiro, o medicamento amolece as fezes para torná-las mais fáceis de passar. Em segundo lugar, a droga estimula os movimentos intestinais para que as fezes possam passar mais facilmente.

No entanto, antes de dar laxantes ao seu filho, certifique-se de consultar o seu pediatra. Isso faz com que os pais recebam o medicamento certo e não acarreta um alto risco de efeitos colaterais para o filho.

Laxantes para tratar a constipação em crianças

Existem vários tipos de laxantes que são seguros e geralmente são administrados a crianças. Mais especificamente, os medicamentos que os médicos geralmente prescrevem para tratar a constipação em crianças incluem:

Decusar (coloxil)

Primeiro, laxantes que atuam para suavizar a textura das fezes, como docusato (Coloxyl), lactulose (Laevolac) e óleo mineral.

Docusate é uma cápsula ou medicamento em comprimido. Este medicamento é administrado se a constipação sofrida pela criança não for muito grave. Enquanto isso, a lactulose é geralmente um líquido. Os pais podem administrá-lo misturando-o com sucos ou bebidas infantis.

Em casos muito raros, esse medicamento pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos e cólicas estomacais.

Sennosídeo B (senokot)

São laxantes que estimulam os movimentos intestinais da criança, também conhecidos como estimulantes.

Os medicamentos pertencentes à classe dos estimulantes são produzidos a partir da planta senna. Crianças menores de 6 anos não podem tomar este medicamento senosídeo B, a menos que o médico dê luz verde.

Os efeitos colaterais que podem ocorrer em crianças incluem diarreia e dores de estômago ou cólicas. A urina do seu bebê também ficará vermelha. No entanto, você não precisa se preocupar porque a cor voltará ao normal depois que o medicamento for interrompido.

Lactulose (laevolac)

Assim como o docusato, a lactulose pertence à classe dos amaciantes de fezes. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, esse medicamento não deve ser administrado a menores de 14 anos, a menos que seja prescrito por um médico.

O remédio para constipação infantil está disponível na forma de xarope de sabor doce. O efeito colateral desta droga é constantemente o desperdício de água, aliás, diarreia.

Cada criança responde de maneira diferente após o tratamento. Isso pode ser afetado pela gravidade da doença e sua causa.

Portanto, às vezes é necessária a ajuda de um médico para superar a constipação que é sentida pela criança. Durante o tratamento, siga as regras e instruções do médico, especialmente quanto ao uso de medicamentos para constipação em crianças.

Outra maneira de lidar com a constipação em crianças além dos laxantes

Como pai, você provavelmente fará o possível para não dar medicamentos a seu filho. Administrar laxantes para evacuar em crianças pode ser a última opção tomada como solução.

A boa notícia é que a prisão de ventre costuma ser causada por uma dieta e um estilo de vida pouco saudáveis. Ou seja, os pais certamente podem evitar que isso aconteça implementando uma dieta e um estilo de vida saudáveis ​​nas crianças.

Além de dar laxantes, uma maneira de superar a dificuldade de evacuar em crianças é garantir que a criança receba líquidos suficientes, ou seja, de 6 a 8 copos de água mineral por dia. Este valor também inclui fórmula ou leite materno.

Você também pode dar leite especialmente formulado para apoiar a saúde digestiva do seu filho, como o leite para crianças com alto teor de fibras. O leite para crianças com alto teor de fibras pode ajudar a atender às necessidades diárias de fibras do seu filho, bem como prevenir e tratar a constipação.

Existem várias outras coisas que você pode fazer para que os movimentos intestinais de seu filho ocorram suavemente, incluindo:

1. Monitore a ingestão de alimentos

A melhor forma de tratar a constipação em crianças sem tomar medicamentos é ajustando a dieta de acordo com a nutrição da criança. Os pais também precisam escolher os alimentos certos para ajudar a aliviar os sintomas da constipação.

Você pode adicionar maçãs e peras à sua dieta diária. Ambas as frutas contêm sorbitol, um açúcar que funciona como um remédio para constipação em crianças.

Além disso, esta fruta também contém fibra de pectina e enzimas actinidasa que podem amolecer as fezes das crianças enquanto estimulam movimentos intestinais mais rápidos.

Além de ser consumida diretamente, as crianças também podem degustar a fruta em forma de suco. Para que a fibra total seja muito mais, a casca da fruta não precisa ser descascada. No entanto, certifique-se de que a fruta seja bem lavada.

Acostume-se com as crianças que comem verduras e frutas, principalmente aquelas que já podem comer alimentos sólidos como substitutos dos remédios para constipação.

Você também pode adicionar vegetais como brócolis e ervilhas para aumentar a ingestão de fibras.

Equilibre como lidar com a constipação nesta criança bebendo mais água para que a fibra dietética seja maximizada para amolecer as fezes.

2. Evite alimentos que causam constipação

A próxima maneira de lidar com a constipação sem medicação é evitar certos tipos de alimentos para crianças.

Este método é muito eficaz para aliviar e prevenir a constipação em crianças com alergias, intolerâncias, doença de Crohn ou doença celíaca.

A seguir está uma lista de alimentos que geralmente são evitados, incluindo:

  • Alimentos à base de leite ou que contenham lactose, como leite embalado, bolos, chocolate, queijo ou sorvete.
  • Alimentos que contêm glúten, como pão ou massa
  • Alimentos que contêm trigo, cevada (cevada) ou centeio (centeio)

É possível que o seu filho também apresente sintomas de prisão de ventre com outros alimentos não mencionados acima. Portanto, consulte mais seu médico.

3. Treinamento potty

Se você suspeita que a causa da constipação do seu filho é o hábito de reter a evacuação, faça alguns exercícios treinamento potty. O hábito de conter a evacuação faz com que as fezes sejam retidas no intestino grosso. Como resultado, as fezes tornam-se secas, densas e difíceis de expelir.

Como lidar com a constipação em crianças, os pais podem realizar as seguintes etapas:

  • Ensine as crianças a transmitirem o desejo de defecar em uma linguagem fácil.
  • Ensine seu filho a abrir as próprias calças.
  • Prepare o equipamento, como um assento de vaso sanitário especial para treinamento potty, tecido e assim por diante.
  • Faça uma programação para que o seu filho urine, por exemplo, de manhã depois de acordar ou depois de comer.

Algumas crianças podem resistir à vontade de defecar porque estão ocupadas brincando. Por isso, crie o hábito de as crianças irem ao banheiro após o café da manhã.

Você pode precisar fazer treino de toalete para que as crianças se acostumem a ir ao banheiro quando sentirem vontade de defecar em vez de contê-lo.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌