10 maneiras fáceis e eficazes de prevenir gripe e tosse

A gripe e a tosse costumam ser doenças comuns quando chega a época de transição. Essas duas doenças podem aparecer juntas porque o muco extra produzido pelos pulmões subiu para a garganta. Não deixe a gripe e a tosse interferirem em suas atividades. Vamos lá, proteja-se durante esta mudança de estação seguindo as maneiras de prevenir a gripe abaixo.

Várias maneiras de prevenir ataques de gripe e tosse

A gripe é uma doença respiratória causada pela infecção pelo vírus influenza. O próprio vírus da gripe existem vários tipos, dependendo do tipo de gripe sofrido. Alguns dos sintomas típicos da gripe são tosse, coriza e dor de garganta.

Bem, aqui está como prevenir a gripe e seus sintomas que são importantes para você saber:

1. Lave as mãos com sabão

Nossas mãos podem ser um lar para germes que causam doenças. Está registrado que existem cerca de 5 mil bactérias que vivem na superfície das mãos. Portanto, uma pessoa pode ter tendência a adoecer se raramente lavar as mãos.

Lavar as mãos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a transmissão de resfriados e tosses. Mas o caminho certamente não é suficiente apenas para lavar com água.

Você precisa saber como lavar as mãos corretamente, esfregando as palmas das mãos com sabonete por 60 segundos, ou 30 segundos com desinfetante para as mãos à base de álcool.

Uma outra dica simples é não apertar a mão de pessoas que estão doentes porque há uma chance de as pessoas que estão tossindo e espirrando cobrirem a boca com as palmas das mãos.

Por esse motivo, evite apertar a mão de pessoas que sofram de tosse ou resfriado, para prevenir a transmissão de tosses e resfriados.

2. Coma alimentos nutritivos e beba bastante água

Manter uma dieta regular pode ajudar o corpo a fortalecer o sistema imunológico como forma de prevenir a transmissão do vírus da gripe.

Complete suas necessidades nutricionais diárias com ingestão nutricional, como antioxidantes obtidos por meio da vitamina C, frutas, vegetais e chá.

Nova pesquisa publicada em Jornal do American College of Nutrition menciona que o consumo de cogumelos pode aumentar a imunidade do organismo.

Pessoas que comem cogumelos shiitake cozidos todos os dias durante um mês mostraram um aumento na produção de células de linfócitos T, que funcionam para aumentar a resistência do seu corpo.

Dessa forma, os cogumelos podem ser um bom alimento para prevenir os sintomas da gripe.

Beber água suficiente para atender às necessidades de fluidos do corpo também é uma forma eficaz de prevenir os sintomas da gripe.

A necessidade de líquidos recomendada para adultos saudáveis ​​é de dois litros por dia, mas as necessidades de líquidos serão diferentes para indivíduos com doenças renais.

3. Descanse o suficiente

É normal ser ativo, mas tanto quanto possível, não force o seu corpo sem descansar. Além de fazer você se estressar rapidamente, a ocupação ilimitada fará com que você perca tempo para dormir.

A ocupação excessiva geralmente provoca falta de sono.

A falta de sono provoca estresse que tem um impacto negativo na saúde devido à diminuição do desempenho do sistema imunológico do corpo.

Estudos publicados em Arquivos de medicina interna descobriram que pessoas que dormiam menos de sete horas eram quase três vezes mais propensas a resfriados do que pessoas que dormiam o suficiente oito horas por dia.

Certifique-se de dormir o suficiente todas as noites como uma forma de prevenir doenças, incluindo a gripe. Dormir o suficiente ajudará seu corpo a se recarregar para o dia seguinte. Assim, você pode ficar mais imune a várias doenças.

4. Esportes

Apenas um minuto de exercício por dia pode ter um impacto realmente positivo na sua vida.

O exercício ajuda a dormir melhor, aumenta o metabolismo, queima calorias, evita o excesso de peso e melhora humor de modo que no final também aumenta a resistência.

Além de ajudar na prevenção de resfriados e tosses, os exercícios ajudam a reduzir o estresse emocional, aumentar a autoconfiança e deixar seu rosto e corpo mais revigorados.

Existem muitos exercícios leves que você pode escolher se quiser começar a tentar ter uma vida mais saudável, como correr ou caminhar.

Quanto mais você se exercita regularmente, maiores são os benefícios. A duração recomendada de exercício pelo Ministério da Saúde da Indonésia é de 30-45 minutos por dia, 3-5 vezes por semana.

5. Não toque em seu rosto

Outra forma de prevenir a gripe, muitas vezes subestimada por algumas pessoas, é não tocar no rosto com frequência, especialmente se você não lavou as mãos.

O vírus da gripe entra no corpo através do revestimento mucoso dos olhos, nariz e boca.

É por isso que não é recomendável tocar no rosto, porque você não sabe se tem o vírus que causa tosse ou resfriado em suas mãos.

Se você tem um amigo ou membro da família doente em casa, é uma boa ideia limitar a interação direta com essa pessoa. Você pode pedir que eles usem uma máscara quando estiverem resfriados e descansem até que estejam totalmente recuperados.

6. Use uma máscara

O vírus da gripe pode se espalhar facilmente de pessoas doentes para pessoas saudáveis ​​por meio de gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar.

Gotas de saliva contendo este vírus podem ser inaladas diretamente pelo nariz ou coladas nas mãos até que finalmente entre no corpo.

Os vírus de tamanho pequeno ainda podem escapar se você usar uma máscara normal, como máscara cirúrgica.

No entanto, usar máscara pode pelo menos reduzir sua exposição ao vírus e é a melhor maneira de prevenir a gripe do que não usar máscara.

7. Seja vacinado contra a gripe

Outra forma de prevenir a gripe, que não é menos importante, é vacinar-se contra a gripe.

De acordo com a recomendação da Associação de Especialistas em Medicina Interna da Indonésia (PAPDI) em 2017, a vacina contra influenza é uma vacina recomendada em 1 dose por ano para a faixa etária de 19 a mais de 65 anos.

8. Reduza o contato direto com pessoas doentes

Se você tem um amigo ou membro da família doente em casa, é uma boa ideia limitar a interação direta com essa pessoa como uma forma de prevenir resfriados e tosses.

Você pode pedir à pessoa doente que descanse primeiro até que sua condição se recupere e use uma máscara temporária.

Você também deve evitar tocar seus olhos, nariz e boca com as mãos e lavá-los imediatamente se tiver que tratar alguém que está gripado.

9. Tenha um guia especial para gripe durante a viagem

Quando o corpo está cansado ou não se sente bem, o sistema imunológico fica enfraquecido, o que indica que as defesas do corpo estão diminuindo, então você fica mais suscetível a doenças.

Se você não estiver se sentindo bem, deve desfazer sua intenção de viajar longas distâncias. Adie seus planos de viagem até que as condições melhorem, como medida de precaução contra a gripe.

Como prevenir a gripe quando viajando Você pode fazer isso sempre levando remédios para resfriado, como analgésicos e analgésicos, bem como equipamentos médicos.

Isso é altamente recomendado para aqueles cujas condições corporais não são adequadas ou têm certos problemas de saúde, que precisam tomar medicamentos regularmente.

A ingestão de líquidos e alimentos nutritivos durante a viagem pode prevenir resfriados, fortalecendo o sistema imunológico.

10. Tratar pessoas com gripe adequadamente

Se você precisar cuidar de alguém que está gripado, lembre-se de que é necessário lavar as mãos e evitar tocar no rosto.

De acordo com a OMS, há cinco momentos em que você deve lavar as mãos ao cuidar de um paciente, que são os seguintes.

  • Antes de tocar no paciente.
  • Antes de realizar os procedimentos de limpeza do paciente
  • Depois de ser exposto aos fluidos corporais do paciente
  • Depois de tocar no paciente
  • Depois de tocar objetos ao redor do paciente

Você também é incentivado a ensinar a etiqueta da tosse aos pacientes. Você precisa conhecer esse método para evitar a transmissão da gripe.

A etiqueta da tosse recomendada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças é cobrir o nariz e a boca com uma máscara ou lenço de papel.

Se não estiver disponível, cubra a boca ao tossir com a parte interna do cotovelo como forma de prevenir a gripe.