A deficiência de vitamina D pode causar raquitismo. A doença pode desencadear anormalidades nos ossos, porque o paciente experimenta enfraquecimento ou amolecimento dos ossos. Os ossos podem dobrar como resultado dessa condição. Uma pessoa com deficiência de vitamina D pode desenvolver deformidades nos pés, nas pernas X ou O. No entanto, há uma maneira de melhorar o formato das pernas X ou O?
Exercícios para melhorar a forma das pernas X
Na verdade, o formato do pé X ou O é comum em crianças de 3 a 5 anos. Quando atingem a idade de 6 a 7 anos, os ossos da perna começam a se formar retos. A forma da perna em X pode ser descrita como curva e tem uma distância entre as duas pernas abaixo do joelho, o arco da perna abaixo do joelho forma a letra 'X'.
A flexão abaixo do joelho pode ser causada por músculos abdutores fracos ao redor dos quadris e coxas. Não há nada que não possa ser feito, você pode tentar melhorar a forma de suas pernas X com os seguintes exercícios:
1. Dobre um lado do joelho
Afaste as pernas na largura do quadril e coloque os braços na frente do peito. Em seguida, dê um passo de sua perna esquerda para o lado, estique-a, enquanto posiciona a perna direita dobrada. Sinta uma forte contração nos quadris e nas coxas. Em seguida, posicione as pernas para trás como antes. Faça essa série de movimentos de 10 a 12 vezes. Quando terminar, você pode trocar de posição com a outra perna.
2. Levantar uma perna enquanto está deitado
O próximo movimento para melhorar a forma da perna X, posicione deitado de lado, o pé esquerdo está em cima da perna direita. Levante a perna esquerda cerca de 45 graus, segure-a contando de 1 a 5 e depois abaixe-a de volta à posição inicial. Repita o movimento 10-12 vezes. Em seguida, mude sua posição deitada, faça o movimento novamente na perna direita.
3. Levantamento de perna reta
Deite-se de costas e deixe seu corpo relaxar. Posicione a perna direita reta e o joelho da esquerda dobrado. Contraia os músculos da coxa na perna direita estendida, levante a perna alguns centímetros do chão e segure por cerca de 5 segundos. Repita o movimento 2 vezes em cada lado da perna.
4. Elevações laterais
Esta correção em forma de X requer um banco pesado para apoiar seu corpo. Certifique-se de que o banco que usar não caia facilmente, mas sim que seja pesado, para evitar que caia durante o exercício. Fique em pé com o lado direito voltado para o banco e os braços na frente do peito.
Coloque o pé direito no banco e o pé esquerdo no chão. Em seguida, fique de pé com o pé direito pressionando o banco. Quando sua perna direita estiver na posição vertical, segure-a por um segundo e abaixe-a até sua posição original. Faça 10 a 12 vezes e, em seguida, mude de posição.
5. Joelheira
Você pode se sentar no chão ou em um banco. Você precisará de um rolo de toalhas para este exercício. Coloque o rolo de toalha sob os joelhos. Estique a perna direita para que ela não toque o chão. Permita que o joelho da perna esquerda dobre (por causa da toalha) e o calcanhar toque o chão.
Abaixe a perna direita, faça isso aplicando pressão na toalha, segure por 3 segundos. em seguida, relaxe e volte à posição inicial. Repita este exercício de 9 a 10 vezes.
6. Cachos isquiotibiais
Pegue as costas da cadeira. Segurando seu peso em uma perna, dobre a outra perna para trás. Aperte a coxa na perna dobrada para trás. Mantenha esta posição por 5 segundos e, em seguida, volte à posição inicial. Repita o movimento de 8 a 9 vezes e, a seguir, mude de posição. Este exercício é bom para corrigir as flexões dos joelhos em pernas em formato de X.
Existe outra maneira de melhorar o formato da perna X?
Crianças com pernas X experimentam mudanças na forma dos ossos à medida que crescem. Para aqueles que já experimentaram isso, ao praticar os exercícios acima, você pode tentar alguns dos seguintes tratamentos:
1. Tome vitaminas
Se o formato de X do pé é causado por raquitismo, nossa tarefa é curar a causa. Como afirmado acima, o raquitismo ocorre devido à falta de vitamina D, portanto, deve-se tomar vitamina D diariamente. Você também pode receber a injeção de vitamina D uma vez por ano. Esta vitamina não é encontrada apenas em suplementos, você também pode consumir vitamina D e alimentos ricos em cálcio.
2. Operação
Se ainda não houver mudança, a cirurgia pode ser realizada como uma forma de corrigir a perna X. No entanto, a cirurgia só é recomendada se:
- A distância entre as duas pernas é superior a 10 cm
- Existe uma condição difícil de andar
- A parte inferior da perna é curva e causa dor