Os raios X ou raios X, que na Indonésia são mais conhecidos como roentgens, foram descobertos por um físico alemão chamado Wilhelm Roentgen, em 8 de novembro de 1890. Esses raios eram capazes de penetrar em qualquer parte do corpo humano sem cirurgia.procedimentos não invasivos) de modo que o mundo médico é grandemente ajudado por essa descoberta. Por suas realizações, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel em 1901.
Quando o raio-X é necessário?
O exame de raios-X é um dos exames complementares de diagnóstico, além dos exames laboratoriais. As radiografias são feitas para ver fraturas ou fraturas, monitorar seu progresso e determinar o tipo de tratamento a ser administrado.
As doenças que requerem raios-x, por exemplo, são artrite, câncer ósseo, doenças pulmonares, problemas digestivos, aumento do coração, cálculos renais, cálculos do trato urinário e ingestão de substâncias estranhas.
As radiografias apresentam algum risco?
Os raios X usam muito pouca radiação, então a quantidade de exposição à luz ainda é considerada segura para adultos. Ao contrário do caso com o feto no útero, de forma que as gestantes costumam realizar exames radiológicos com outros tipos mais seguros, como a ressonância magnética.
Além disso, algumas condições de exame de raios-X requerem engolir ou injeção de um agente de contraste para que os resultados da foto da área que você deseja ver possam ser claramente representados. O contraste comumente usado é o tipo de iodo que algumas pessoas podem causar alergias. As reações alérgicas que podem ocorrer são vermelhidão da pele, coceira e náusea. Em casos muito raros, pode ocorrer choque anafilático, hipotensão grave e parada cardíaca.
Tipos de exame de raio-x de tórax
Projeção PA (postero-anterior)
Como examinar uma radiografia de tórax com projeção PA (postero-anterior), a saber:
- O feixe é direcionado para o filme através das costas do paciente (posterior). Normalmente, o paciente será solicitado a ficar em pé com a região anterior (abdominal) fixada ao filme.
- Mãos contra a cintura para levantar as omoplatas de forma que a região do pulmão não seja coberta.
- O paciente é solicitado a respirar fundo quando o feixe é disparado para que a cavidade torácica possa se expandir ao máximo, o diafragma será empurrado para a cavidade abdominal (abdômen) para que uma imagem dos pulmões / coração possa ser produzida como o original. Este exame só pode ser feito na sala de radiologia
Projeção AP (ântero-posterior)
Como examinar uma radiografia de tórax com projeção AP (ântero-posterior), a saber:
- A projeção AP pode ser realizada no paciente em decúbito dorsal, sentado ou em decúbito dorsal, mas o ângulo do tronco está a 45 ou 90 graus do plano.
- Este procedimento é geralmente realizado em pacientes que não conseguem se mover (mobilizar) por vários motivos, ocorrendo frequentemente em pacientes pós-operatórios.
- A ferramenta usada é uma ferramenta de fotos portátil.
- As fotos de projeção AP geralmente produzem fotos de baixa qualidade do que as projeções PA
Projeção lateral
Como examinar uma radiografia de tórax com projeção lateral, a saber:
- Esta posição é realizada de acordo com as indicações laterais direita e lateral esquerda
- Normalmente realizado se necessário para estabelecer um diagnóstico que não é obtido por outras fotos de projeção.
Preparativos a fazer antes de submeter-se ao raio-X
Com base no tipo de preparação, o exame de Raio-X é dividido em:
Radiografia convencional sem preparação
Os pacientes podem ser fotografados diretamente na chegada.
Radiografia convencional com preparação
- O exame dos órgãos abdominais (estômago) requer jejum por várias horas ou comer apenas certos alimentos para que os intestinos possam ser claramente delineados sem qualquer fechamento das fezes.
- Durante um exame do trato urinário, você será solicitado a se deitar de costas com as mãos afastadas do corpo. E antes do exame ser-lhe-á pedido que beba muita água ou retenha a urina para obter uma boa fotografia da bexiga (bexiga).
- O exame da projeção anterior posterior do tórax (AP) é realizado em pé, a camisa deve ser abaixada até a cintura. Você deverá prender a respiração enquanto a foto é tirada.
- Se os raios X forem realizados na área do crânio, grampos de cabelo ou enfeites, óculos e dentaduras devem ser removidos.
Outras preparações técnicas como segue:
- Use roupas confortáveis e largas para facilitar a abertura, mas alguns hospitais fornecem uma bata para vestir.
- Remova joias, relógios ou ferramentas que contenham metal no corpo. Se você tiver implantes metálicos em seu corpo de cirurgias anteriores, relate-os ao seu médico imediatamente porque os implantes impedirão que os raios X penetrem em seu corpo.