O diabetes pode ser curado quando o açúcar no sangue cai, verdadeiro ou não?

Com tantas pesquisas sobre diabetes e a sofisticação do tratamento do diabetes no mundo de hoje, é natural imaginar se já existe uma panacéia que pode curar o diabetes para sempre. Então, o diabetes pode ser completamente curado e não voltar mais?

O diabetes pode ser completamente curado?

Você pode ter sido diagnosticado com diabetes há muito tempo e está ficando cansado desta doença. Infelizmente, o diabetes não pode ser completamente curado. No entanto, o seu nível de açúcar no sangue pode cair para níveis normais.

O diabetes é uma condição de altos níveis de glicose no sangue. Isso é causado pela incapacidade do corpo de processar adequadamente a glicose em energia.

Existem 2 tipos de diabetes: diabetes tipo 1, em que não há produção de insulina pelo corpo, e diabetes tipo 2, uma forma comum de diabetes em que o corpo deixa de produzir ou usar insulina de forma eficaz.

A insulina é um hormônio importante que ajuda a fornecer glicose às células do corpo, fornecendo-nos energia todos os dias. Quando não há ou não há produção de insulina suficiente, muita glicose se acumula no sangue. O acúmulo de glicose em excesso no sangue é a principal causa do diabetes.

No diabetes tipo 1, os diabéticos (como pessoas com diabetes) às vezes experimentam o que é conhecido como um "período de lua de mel" logo após serem diagnosticados com diabetes. Durante o período de lua de mel, os sinais e sintomas do diabetes podem ser curados e desaparecer temporariamente, como nos primeiros meses a um ano. Novamente, infelizmente, isso é apenas temporário.

Algumas pessoas podem mostrar níveis normais de açúcar no sangue em seus resultados de teste, de modo que usam apenas pequenas doses na terapia com insulina ou não usam nenhuma. Isso pode acontecer, principalmente, quando os diabéticos passam a ser ativos e a seguir uma dieta saudável.

Eles sofrerão uma perda drástica de peso e atingirão níveis estáveis ​​de glicose no sangue. No entanto, o açúcar no sangue pode subir novamente se você decidir não levar mais um estilo de vida saudável.

Nível de açúcar no sangue estável significa que estou curado?

Como explicado anteriormente, o açúcar no sangue estável quando você é diagnosticado com diabetes não significa que ele foi curado. Porque o diabetes é uma doença crônica que ocorre gradualmente.

Se o diabético não mantiver o peso corporal ideal ou for preguiçoso novamente, os níveis elevados de açúcar no sangue voltarão. Mesmo quando começam a não prestar atenção em comer e comer alimentos para diabéticos como comida sem qualidade.

Além disso, o estresse também pode afetar a diminuição da produção de insulina e da sensibilidade (sensibilidade) à insulina, que faz com que o diabetes piore.

Então, o diabetes pode ser curado? O diabetes é uma doença que dura a vida toda e até agora não há possibilidade de uma cura completa para o diabetes. Isso se aplica a todos os tipos de diabetes.

E quanto à medicina alternativa, o diabetes pode ser curado com o consumo de medicamentos fitoterápicos ou terapias tradicionais?

Os remédios naturais para diabetes podem ajudar com os vários sintomas do diabetes. No entanto, não há evidências clínicas de que o diabetes pode ser completamente curado com medicamentos naturais.

O diabetes não tem cura, mas você pode controlá-lo

A boa notícia é que você pode controlar o diabetes de maneira adequada para melhorar sua qualidade de vida. Existem vários tratamentos, incluindo coisas simples que você pode fazer todos os dias, que podem fazer uma grande diferença.

Até agora, não existe uma panacéia para que o diabetes possa ser completamente curado. No entanto, você pode reduzir o excesso de açúcar no sangue com injeções de insulina e tomando medicamentos.

Geralmente, o tratamento do diabetes dura a vida toda. Isso significa que você não precisa apenas de uma receita de dose única para lidar com isso. No entanto, a administração de medicamentos para diabetes é feita com um sistema de prescrição rotativa, onde as configurações de administração e a quantidade de insulina e doses de medicamentos serão ajustadas ao seu desenvolvimento / necessidades ao longo do tempo.

Por outro lado, os sintomas do diabetes nem sempre precisam ser tratados com medicamentos. De acordo com a OMS, mudanças no estilo de vida para serem mais saudáveis ​​para o diabetes, como manter um peso corporal ideal e ser ativo, contribuem para controlar os níveis de açúcar no sangue para que permaneçam normais.

O tratamento, juntamente com um estilo de vida saudável para o diabetes, também pode reduzir o risco de complicações do diabetes, como doenças cardíacas e insuficiência renal.

Como explica a American Diabetes Association, perder 5-10% do seu peso corporal atual e fazer até 150 minutos de exercícios por semana (30 minutos por dia) pode ajudar a desacelerar ou interromper o progresso do diabetes tipo 2.

6 tipos de exercícios para diabéticos e dicas seguras para praticá-los

Gerenciar o diabetes é um compromisso para a vida toda. Mesmo que o açúcar no sangue tenha caído, isso não significa que você está livre de diabetes e de suas possíveis complicações.

Mas, você não precisa se preocupar. Mudanças no estilo de vida saudável também podem ajudar a prevenir níveis elevados de açúcar no sangue.

Você ou sua família vivem com diabetes?

Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!

‌ ‌