Verificação do muco cervical, um método fácil de engravidar rapidamente

Se você ainda não está grávida, reconhecer o muco cervical ou o muco do período fértil pode ajudar a aumentar suas chances de engravidar. Ao verificar o muco, você saberá quando ocorre o período fértil, facilitando o planejamento da gravidez. Descubra aqui como verificar e diferenciar o muco cervical durante os períodos férteis e inférteis.

O que é muco cervical?

Antes de aprender como verificar o muco cervical durante o período fértil para engravidar rapidamente, você pode primeiro entender o que é o muco cervical.

Como o nome indica, o muco cervical é um fluido espesso produzido pelas glândulas do colo do útero ou do colo do útero.

Esse muco atua como um lubrificante natural durante o sexo e ajuda a facilitar a passagem do esperma para o óvulo ou óvulo.

Além disso, esse muco também pode ser reconhecido como muco do período fértil para determinar o período fértil das mulheres.

Você pode dizer que uma mulher é fértil ou não pela textura e pela quantidade de muco que sai.

A maneira mais precisa de determinar a mudança é coletar e observar uma amostra diariamente.

Existem vários métodos que podem ser usados ​​para verificar esse muco, começando pelas mãos, lenço de papel ou olhando pela roupa íntima.

Seja qual for o método que você usar, certifique-se de usar consistentemente o mesmo método todos os dias para ver a diferença.

Mudanças nas características do muco cervical

O muco cervical tem suas próprias características de tempos em tempos. A diferença na textura e no cheiro desse muco geralmente depende da época de sua ovulação.

Aqui está a textura e a quantidade de muco que sai do colo do útero com base no momento da ovulação.

Durante a menstruação

Durante a menstruação, quando a produção de muco do colo do útero está no nível mais baixo ou muito pequena.

Na verdade, também há mulheres que não produzem nenhum muco no colo do útero, por isso sentem "secura" durante a menstruação.

Mesmo que você produza muco cervical neste momento, ele pode estar coberto ou misturado ao sangue menstrual.

Assim, mesmo que você o produza, pode nem perceber que ele existe.

Nesse momento, a textura do muco é geralmente mais pegajosa, espessa, espessa e densa. Isso torna mais difícil para os espermatozoides entrarem no útero.

Portanto, isso mostra que você está em uma condição infértil.

Depois da menstruação

Após o término do período menstrual, haverá mudanças na textura e na quantidade de muco produzido pelo colo do útero.

Pela cor e textura, o muco indica que você ainda não está fértil. Na verdade, neste momento, você pode não produzir muco cervical.

No entanto, em geral, o muco cervical neste momento tem uma textura ligeiramente pegajosa e é escorregadia ao toque, podendo ser amarelo, cinza ou branco.

Quando você está perto da ovulação

Conforme a ovulação se aproxima, a quantidade de muco que sai pode ser maior. Além disso, o muco liberado geralmente fica mais úmido.

Além disso, a textura torna-se um pouco mais espessa e tende a ser líquida como a clara de ovo.

O muco geralmente é amarelo, branco ou cinza. Nesse momento, o muco cervical facilita o movimento do espermatozoide em direção ao óvulo.

Pouco antes da ovulação

Pouco antes da ovulação, os níveis do hormônio estrogênio aumentam. O muco cervical que você está produzindo neste momento provavelmente terá uma textura mais fluida, mas escorregadia, e uma cor mais clara.

Tempo de ovulação

Quando você entra na ovulação, o sinal de que está produzindo muco é o muco do período fértil. Nesse momento, os ovários ou ovários liberam óvulos, de modo que a produção de muco do colo do útero aumenta.

Nesse momento, o muco produzido atinge a maior quantidade em comparação com outras épocas.

Enquanto isso, a textura do muco produzido continua a mesma de antes. Nesse momento, a textura do muco cervical produzido é transparente e pegajosa.

Além disso, a textura e o pH desse muco protegerão os espermatozoides. Ou seja, esse muco indica que você entrou no período fértil.

Este é o momento perfeito para fazer sexo com seu parceiro se você quiser engravidar logo. Atualmente, ter relações sexuais com um parceiro durante esse período aumenta as chances de gravidez.

Depois da ovulação

Após o período fértil, a quantidade de muco cervical diminui e a textura torna-se mais espessa. O muco não está mais úmido ou escorregadio, então fica branco ou amarelo cremoso.

A textura do muco é espessa e espessa, semelhante a uma loção que pode ser passada na superfície do corpo. O muco cervical com textura cremosa é considerado infértil porque inibe a movimentação dos espermatozoides.

Como verificar o muco cervical

Para saber se você está no período fértil ou não, você pode verificar de várias maneiras o muco que sai do colo do útero. Você pode verificar da seguinte maneira.

Verifique a textura do muco cervical com o dedo

Você pode descobrir o muco cervical manualmente inserindo um ou dois dedos na vagina, próximo ao colo do útero.

Depois disso, tire seus dois dedos. Preste atenção na cor do muco em suas mãos, para ver se o muco indica que você está fértil ou não.

Use papel higiênico

Além do método manual, você também pode verificar o muco do colo do útero com papel higiênico. Experimente limpar a boca vaginal com papel higiênico branco.

Você pode fazer isso enquanto vai ao banheiro. Em seguida, verifique se há muco visível no papel higiênico que você está usando. Observe a cor e a textura do muco para saber se você é fértil ou não.

Verificar calcinha

Você também pode verificar o muco cervical olhando para a parte interna das calças. Você também pode usar protetores de calcinha para ver a textura e a cor com mais clareza.

No entanto, quando comparado a outros métodos, esse método é, na verdade, menos preciso. Principalmente se você usar a cor da cueca que torna difícil ver claramente a cor e a textura.