Jogue um dardo ou lançamento do dardo é um ramo do atletismo que foca na força dos músculos do braço para lançar um dardo ou uma espécie de lança de material leve e ponta de metal. O objetivo deste esporte é lançar o dardo o mais longe possível. Antes de praticar, há uma série de técnicas e regras às quais você precisa prestar atenção ao praticar este esporte.
História do esporte de lançamento de dardo
Como esporte atlético, o lançamento de dardo é um esporte que resultou do desenvolvimento do uso de lanças na vida humana, incluindo a caça ou a luta. Depois disso, os arremessadores de dardo devem ser capazes de usar uma das mãos para lançar uma lança de metal o mais longe possível.
Acredita-se que o lançamento de dardo tenha sido introduzido durante as Olimpíadas Antigas como parte do pentatlo em 708 aC. Além disso, esse esporte de arremesso ressurgiu na Alemanha e na Suécia na década de 1870. Até que finalmente se tornou parte do esporte atlético olímpico moderno desde 1908 para homens e 1932 para mulheres.
A técnica básica de lançamento de dardo
O lançamento do dardo é um esporte atlético que dá grande ênfase ao movimento e à força muscular do braço, então você precisa fazer isso com a técnica certa para evitar lesões. Sempre que iniciar uma sessão de treinamento, certifique-se de sempre aquecer, esticando bem os braços e ombros.
A técnica básica de lançamento de dardo consiste em pelo menos três partes, a saber, a técnica de segurar o dardo, a técnica de correr e carregar o dardo e a técnica de lançar o dardo.
1. Técnica de segurar o dardo
Existem três estilos diferentes de segurar o dardo: o estilo americano, o estilo finlandês e o estilo pinça ou alicate. Se você está começando neste esporte, experimente cada estilo de segurar o dardo para encontrar o que funciona melhor para você.
O mais importante é colocar o dardo horizontalmente sobre os ombros, com as palmas das mãos voltadas para cima. A seguir está uma explicação de cada uma das técnicas de segurar o dardo.
- Estilo americano (Pegada americana). A técnica de preensão mais comum que você pode fazer é segurar o dardo com a parte da corda entre o polegar e o indicador. As palmas das mãos e o resto dos dedos se agarram como de costume.
- Estilo finlandês (Pega de acabamento). Quase como o estilo americano, mas você precisa estender o dedo indicador ligeiramente para trás para controlar. Enquanto isso, para agarrar a corda você o faz com o polegar e o dedo médio.
- força de aperto (V-grip). Comumente conhecido como alicate, porque você estará prendendo o dardo entre os dedos indicador e médio. Enquanto isso, o polegar, o dedo anelar e o dedo mínimo seguram o dardo relaxado.
2. A técnica de carregar um dardo
Depois de escolher e se familiarizar com uma maneira de segurar o dardo, siga as etapas abaixo para carregar o dardo.
- Comece segurando o dardo sobre o ombro, com os cotovelos apontando para a frente. A seguir, aponte a ponta do dardo em direção à área de lançamento com uma inclinação de cerca de 40 graus.
- Ao executar o primeiro passo, posicione seus quadris perpendicularmente à área-alvo. Os iniciantes geralmente dão 10 passadas antes de lançar, enquanto os atletas podem dar 13 a 18 passadas.
- Durante a corrida, certifique-se de manter a posição do dardo como no movimento inicial.
- Quando você tiver alcançado a última etapa, gire a perna oposta à da mão que segura o dardo e traga os quadris em direção ao seu alvo.
- Faça um movimento com as pernas cruzadas, enquanto puxa o dardo para trás. Incline-se para trás enquanto endireita os braços e ombros para se preparar para o lançamento.
3. Técnica de lançamento de dardo
As etapas a seguir para lançar um dardo determinarão a distância e a precisão com que você o arremessará.
- Depois de esticar os braços e inclinar-se para trás, mantenha o olhar na área-alvo.
- Use o pé da frente como apoio e empurre com o outro pé. Desloque seu peso para a frente enquanto se prepara para lançar o dardo.
- Ao mesmo tempo, empurre o braço que segura o dardo para cima e para frente. Solte o dardo quando a mão estiver na frente do pedestal ou no pico.
- Jogue o mais forte que puder e mantenha o equilíbrio depois de lançar o dardo.
Especificações de equipamento e campo para o esporte de lançamento de dardo
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) prescreve uma série de regras a respeito do equipamento de dardo e campos de jogo nas Olimpíadas e outros torneios atléticos. Algumas das regras de lançamento de dardo incluem o seguinte.
- Especificações do dardo. Um dardo é uma lança de madeira ou metal com uma ponta de metal afiada e um cabo de corda nela. O dardo deve pesar pelo menos 800 gramas com comprimento de 2,6-2,7 m para homens e peso mínimo de 600 gramas com comprimento de 2,2-2,3 m para mulheres.
- Plataforma de lançamento de dardo. O ponto de partida é pelo menos 30 m, mas em algumas condições o comprimento pode chegar a 36,5 m. A largura da pista é de 4 m, com a curva de lançamento em forma de linha tendo um raio de 8 m como limite final antes do lançamento do dardo.
- Área de pouso do dardo. O setor de pouso é marcado com um arco no campo gramado em um ângulo de 28,96 graus.
Regras para lançamento de dardo nas Olimpíadas
Além de determinar o equipamento e a área do campo de competição, a IAAF também determina como calcular e uma série de proibições para atletas que lançam dardo.
- Não é permitido o uso de bandagem para prender dois ou mais dedos que auxiliem o atleta no arremesso, inclusive para o uso de luvas.
- Cada atleta tem apenas um minuto para fazer o lançamento. Se atingir os últimos 15 segundos e o atleta não tiver lançado, o árbitro levantará uma bandeira amarela como advertência. Se o tempo limite for ultrapassado, os pontos do atleta não serão contabilizados.
- Durante a quadratura, o atleta deve permanecer dentro da área da pista. É proibido tocar nas laterais ou no solo que fica fora da pista.
- O atleta deve lançar o dardo por cima do braço de lançamento e não deve cruzar a linha limite da curva de lançamento.
- Uma falta ocorre quando o lançador se vira totalmente de modo que as costas fiquem em direção à área de queda do dardo. Os atletas não podem girar em qualquer estágio até que o lançamento e a aterrissagem tenham sido concluídos.
- O dardo deve cair dentro da área de queda e só precisa fazer uma marca no chão, não furar ou fazer buracos na grama.
- Os atletas geralmente fazem três tentativas para lançar um dardo em uma competição. Em alguns casos, os atletas podem realizar até seis tentativas.
- O árbitro determinará o vencedor pelos critérios de um lançamento válido e obterá a distância mais longa.
- Caso haja empate, os dois atletas tentarão mais uma vez. O atleta que conseguir o melhor arremesso nesta tentativa sai como o vencedor.
O lançamento de dardo é um esporte atlético que depende da força muscular do braço, por isso é importante treinar essa parte do corpo. Qualquer pessoa pode praticar este esporte, desde que praticado em local seguro e acompanhado por um treinador profissional.