O ninho da andorinha há muito é processado em comida exótica com preços de venda fantásticos. Porém, por trás do preço exorbitante, o ninho da andorinha também é procurado por ter uma variedade de conteúdos nutricionais e benefícios para o corpo. Vamos lá, veja uma explicação mais detalhada dos benefícios do ninho de andorinha por meio desta análise!
Conteúdo de nutrientes no ninho da andorinha
Como o nome indica, esse ingrediente alimentar vem do ninho de uma andorinha. O ninho desta andorinha vive no sudeste da Ásia, um dos quais fica na Indonésia.
Inicialmente, as andorinhas fazem ninhos com a saliva, o que é feito aos poucos até que ela endureça por si mesma.
Este pássaro normalmente vive em cavernas, a textura pegajosa de sua saliva serve para colar o ninho no teto ou na parede superior da caverna para que não caia facilmente.
Curiosamente, engolir saliva não é apenas saliva comum. A saliva de Swallow é feita de proteínas que também são ricas em cálcio, ferro, potássio e magnésio.
É por isso que o ninho da andorinha contém nutrientes de que o corpo necessita, além de ter muitos benefícios para a saúde.
De acordo com as informações nutricionais contidas na página de dados de composição de alimentos da Indonésia, 100 gramas (g) de ninho de andorinha (cru) contém a seguinte composição nutricional:
- Energia: 281 calorias (Cal)
- Proteína: 37,5 g
- Gordura: 0,3 g
- Carboidratos: 32,1 g
- Cálcio: 485 miligramas (mg)
- Fósforo: 18 mg
- Ferro: 3 mg
Com base nesse conteúdo nutricional, o ninho da andorinha pode ser uma boa fonte de proteínas, carboidratos e um pouco de gordura.
O ninho da andorinha também contém glicoproteínas que são mais solúveis e equipadas com maior teor de antioxidantes do que o conteúdo da sopa de frango e peixe.
Além disso, várias vitaminas e minerais também complementam os nutrientes do ninho da andorinha, que fornecem seus próprios benefícios.
Os benefícios do ninho de andorinha para a saúde
Os ninhos produzidos pelas andorinhas são populares para serem processados como sopa.
Mesmo assim, muitos também colhem os benefícios transformando ninhos de andorinha em sobremesas.
A medicina tradicional chinesa acredita que comer o ninho da andorinha pode evitar o envelhecimento, combater o câncer e melhorar a concentração.
Além disso, existem muitos outros benefícios potenciais do ninho da andorinha que são uma pena perder, a saber:
1. Fonte de aminoácidos essenciais
A saliva para fazer ninhos é feita de proteínas especiais que contêm uma grande variedade de aminoácidos, tais como:
- O ácido aspártico e a prolina são úteis para a regeneração celular.
- Cisteína e fenilalanina para melhorar a memória de trabalho, trabalho dos impulsos nervosos e trabalho de absorção da vitamina D da luz solar.
- Tirosina para acelerar a recuperação após a doença.
- Glucosamina para auxiliar no processo de recuperação da cartilagem.
Alguns desses aminoácidos não podem ser produzidos pelo corpo e devem ser obtidos a partir dos alimentos.
É por isso que o ninho da andorinha é a escolha certa para atender às necessidades de aminoácidos, pois tem uma série de benefícios à saúde
2. Suporta a função do órgão
O ninho da andorinha também é enriquecido por vários minerais necessários para manter um corpo saudável, incluindo manganês, cobre, zinco e cálcio.
Os minerais de manganês são responsáveis por ajudar no crescimento ósseo, na cicatrização de feridas, bem como em suavizar o metabolismo de carboidratos, colesterol e aminoácidos no corpo.
Enquanto o cobre desempenha um papel na manutenção da saúde do coração, reduzindo os níveis de colesterol e pressão arterial. Não se esqueça que existe um mineral de cromo que auxilia na absorção dos nutrientes no intestino.
A partir do uso de minerais na sua nutrição, o ninho da andorinha tem propriedades para otimizar diversas funções orgânicas do corpo.
3. Previna a resistência à insulina
O consumo regular do ninho da andorinha tem o potencial de prevenir a resistência à insulina em pessoas que estão acostumadas a comer alimentos gordurosos.
A resistência à insulina é um dos maiores fatores de risco para diabetes.
O conteúdo nutricional em ninhos de engolir pode ajudar a prevenir o cérebro de liberar sinais que acionam o aumento da produção de insulina em resposta ao excesso de ingestão de gordura.
O ninho da andorinha também tem o potencial de manter o metabolismo do corpo para ser mais eficaz na quebra de gordura.
Mesmo assim, as pesquisas sobre os benefícios do ninho de andorinha só foram testadas em animais. Mais pesquisas são necessárias para descobrir resultados semelhantes em humanos.
15 opções de alimentos e bebidas para diabetes, além do cardápio!
4. Reduz o risco de câncer
Um estudo publicado na revista Cartas em Ciências da Saúde e Biológicas relataram que o ninho da andorinha é um alimento com alto teor de antioxidantes e propriedades anticâncer.
Os antioxidantes são compostos ativos que são úteis para combater os efeitos dos radicais livres, que são a causa de várias doenças crônicas, uma das quais é o câncer.
Os compostos antioxidantes também podem reparar os danos às células saudáveis do corpo causados pelos radicais livres.
5. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Outro benefício do ninho da andorinha é que ele ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Pesquisa em periódicos Projeto, desenvolvimento e terapia de medicamentos em 2015 relatou que os ninhos de andorinha têm potencial para reduzir o risco de coagulação do sangue (hipercoagulação) devido ao colesterol alto.
Os problemas de coagulação do sangue são uma das causas mais comuns de doenças cardiovasculares.
O estudo também mostrou que o ninho da andorinha tem um efeito semelhante à sinvastatina (medicamento para baixar o colesterol).
No entanto, os ninhos de andorinha não apresentam tendência a agravar o trabalho metabólico.
6. Aumente a resistência durante a quimioterapia
O ninho de andorinha há muito é considerado um alimento que aumenta o sistema imunológico em seu país natal, a China (RPC).
Bem, a pesquisa publicada na revista Projeto, desenvolvimento e terapia de medicamentos em 2016, descobriram que o ninho de andorinha ajuda especificamente a resistência do corpo durante a quimioterapia.
Os resultados mostraram que o consumo regular de ninho de andorinha por 30 dias pode aumentar o sistema imunológico no intestino que foi enfraquecido pela quimioterapia.
Os compostos na saliva da deglutição também são relatados como úteis na redução de lesões no tecido intestinal causadas por efeitos colaterais de drogas ciclofosfamida, nomeadamente medicamentos de quimioterapia.
Aplicação de um estilo de vida saudável para pacientes com câncer
7. Alivia a inflamação
Doenças autoimunes como diabetes, artrite reumatóide (reumatismo) e doença inflamatória intestinal estão associadas a níveis elevados de TNF- (fator de necrose tumoral alfa).
O TNF-α é uma proteína especial que desencadeia inflamação sistêmica no corpo.
Um estudo da Malásia publicado na revista International Food Research Journal em 2011 relatou que o consumo regular de ninho de andorinha é eficaz na redução da produção de TNF-α.
O conteúdo de manganês nos ninhos de engolir também atua ativando e garantindo que as enzimas que desempenham um papel na redução da inflamação funcionem adequadamente.
8. Pele saudável
O ninho de andorinha também é frequentemente usado como base cosmética. Isso é inseparável dos benefícios do ninho da andorinha para a saúde da pele.
Os nutrientes dos ninhos de andorinha têm componentes anti-envelhecimento que apoiam a regeneração das células da epiderme, que é a parte mais externa da pele.
O cobre contido no ninho do pássaro também otimiza a função imunológica e aumenta a produção de colágeno no corpo.
O colágeno é útil para aumentar a elasticidade da pele e prevenir o aparecimento de sinais de envelhecimento na pele.
10 alimentos que podem atrasar o processo de envelhecimento
Esses são os inúmeros benefícios que você pode obter consumindo o ninho da andorinha.
No entanto, deve-se entender que o potencial do ninho da andorinha para a saúde ainda está sendo estudado até agora. Alguns dos benefícios encontrados ainda vêm de estudos limitados.
Não há muitos dados científicos que possam realmente provar os benefícios do ninho desta andorinha.
Você ainda deve consultar seu médico para obter os melhores conselhos antes de consumir o ninho de andorinha.