Você já se pegou apertando os olhos e esfregando os olhos depois de horas olhando para a tela de um computador? Se sim, você não está sozinho. Olhos ardendo, secos ou lacrimejantes, visão turva, coceira e cansaço. Sem falar no aumento da dor no pescoço, ombros e costas. Este é um sintoma comum de olhos cansados, mas raramente é sério. Neste artigo, discutiremos seis exercícios básicos para os olhos para ajudá-lo a lidar com a fadiga ocular.
Como fazer exercícios para os olhos para tratar os olhos cansados?
Ao fazer esses exercícios para os olhos, mantenha a cabeça no lugar, relaxe os ombros, respire com firmeza e mova apenas os olhos. Não se esqueça: sempre lave as mãos antes de tocar nos olhos.
1. Palm sauna
O primeiro movimento do exercício para os olhos, esfregue as palmas das mãos uma na outra até ficarem quentes. Coloque as mãos suavemente para cobrir os olhos. Coloque as pontas dos dedos na testa, as palmas das mãos diretamente acima dos olhos e a base das mãos apoiada nas bochechas.
Não toque o globo ocular diretamente, mas deixe um espaço entre sua mão e o globo ocular. Mesmo assim, não seja muito solto. Certifique-se de que ambas as mãos ainda funcionem como cortinas para criar escuridão na frente de seus olhos. Feche os olhos, respire profundamente e relaxe.
Relaxe os olhos e faça uma pausa neste estímulo visual. Continue até se sentir melhor. Quando estiver pronto para abrir os olhos, remova lentamente a "cortina" das palmas e abra os olhos. Isso é feito para que os olhos não sejam surpreendidos pelas mudanças nas condições de iluminação.
2. Olhos revirados
Fonte: AC LensVocê pode revirar os olhos para tratar olhos cansados. O truque é sentar-se ereto, com a coluna alongada e respirar relaxado. Suavize seu olhar relaxando os músculos oculares e faciais. Mantenha os olhos no teto. Mova lentamente os olhos no sentido horário, como se desenhasse um círculo tão grande quanto possível.
Focalize lentamente seu olhar em objetos em seu campo de visão enquanto executa este loop. Continue fazendo este exercício até que os movimentos dos olhos pareçam suaves e suaves. Repita três vezes, feche os olhos e relaxe. Quando estiver pronto, repita o movimento dos olhos três vezes na direção oposta.
3. Foco alternado
Relaxe e respire com calma. Estique um braço com o punho solto bem na frente de seus olhos. Abra o polegar apontando para cima. Concentre-se em seu polegar.
Mantenha o olhar fixo no polegar enquanto puxa lentamente o polegar em direção ao nariz, até que não consiga mais focalizá-lo com clareza. Inspire e expire profundamente e, em seguida, volte os braços esticados, mantendo o foco nos polegares. Repita dez vezes.
4. Visão remota
Você também pode fazer exercícios para os olhos para superar o cansaço, mudando o foco de sua visão. Depois de horas lidando com telas, pare por um momento de seu olhar para um objeto distante. Se você estiver dentro de casa, olhe pela janela, se possível.
Concentre-se no objeto o mais claramente possível, mantendo os olhos e o rosto relaxados. Respire fundo e, em seguida, mude lentamente o olhar para um objeto perto de você.
Imagine seus olhos como se engolissem a imagem que você vê. Depois disso, mova a visualização novamente para uma distância mais variada, parando por um momento.
Como um bônus adicional, se você vir algo particularmente agradável, sorria, aprecie a bela vista e seja grato por seus olhos fortes e saudáveis.
5. Massagem facial
Além de exercícios para os olhos, certas técnicas de massagem também podem ajudá-lo a superar o cansaço visual.
Massageie suavemente sua testa e ao longo das sobrancelhas, bem como a área sob os olhos com a ponta dos dedos. Esta massagem facial relaxante pode ajudar a aliviar a pressão nos músculos faciais e oculares.
6. Olhando de relance
Às vezes, olhar para a direita e para a esquerda também pode ser usado como um exercício para olhos cansados. Enquanto estiver sentado relaxado, feche os olhos e mova-os o máximo que puder. Segure por alguns instantes e abaixe o olhar.
Repita este exercício para os olhos várias vezes, depois abra os olhos e olhe ao redor. Feche os olhos novamente. Agora, mantendo os olhos fechados, a letra para a direita segue para a esquerda. Repita várias vezes, mudando de direção.
Como lidar com os olhos cansados devido às telas dos computadores?
A fadiga ocular prolongada pode prejudicar a visão e interferir nas atividades diárias. Além de exercícios para os olhos, aqui estão algumas dicas fáceis que você pode fazer para superar olhos vermelhos e várias outras queixas físicas devido a um dia na frente do computador.
1. Verificações oculares de rotina
Os exames oftalmológicos de rotina no oftalmologista são o primeiro passo para prevenir e superar os olhos vermelhos o dia todo passar tempo junto na frente de uma tela de computador. De acordo com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), as pessoas devem primeiro fazer um exame de vista antes de começar a trabalhar em um computador e, a partir de então, uma vez por ano.
2. Ajuste a iluminação de acordo
Olhos cansados geralmente são causados por luz muito forte, seja da luz do sol fora da sala que entra pela janela, ou luz excessiva no espaço do escritório. Como resultado, você deve sempre apertar os olhos durante o trabalho. Se possível, pinte as paredes do seu quarto com uma cor mais escura com o resultado final fosco .
3. Ajuste o contraste claro e escuro da luz do laptop
Os reflexos nas paredes e na tela do computador também podem causar cansaço visual. Citado na Mayo Clinic, é recomendável ajustar o brilho da tela para que seja aproximadamente igual ao brilho do local de trabalho. Considere instalar uma tela anti-reflexo no seu monitor.
Se você ainda estiver usando um monitor de computador tubular (também conhecido como tubo de raios catódicos ou CRT), você precisa substituí-lo por visor de cristal líquido (LCD), como na tela de um laptop. As telas LCD são mais seguras para os olhos e geralmente têm uma superfície anti-reflexiva, enquanto as telas CRT são mais sujeitas a fadiga ocular.
Ajuste também o contraste do tamanho e da cor do texto para o conforto dos seus olhos, especialmente ao ler ou compilar documentos longos. Normalmente, o texto preto em um fundo branco é a melhor combinação.
4. Pisque com mais frequência
Além de fazer exercícios para os olhos, piscar é muito importante quando você trabalha no computador. Piscar ajuda a umedecer os olhos para que não sequem e causem irritação. De acordo com pesquisas, as pessoas que trabalham em computadores piscam com menos frequência (cerca de um terço do normal), o que coloca você em risco de secar os olhos.
Para reduzir esse risco, tente praticar os seguintes exercícios para os olhos: a cada 20 minutos, pisque 10 vezes fechando os olhos bem devagar.
5. Feche os olhos por um momento
De acordo com um estudo publicado pela NIOS, uma das formas mais eficazes de lidar com os olhos cansados é apenas fechar os olhos por um momento. Você também pode continuar com alongamentos musculares simples 4 vezes por 5 minutos ao longo do dia de trabalho.
Fique de pé e caminhe um pouco, relaxe e gire as pernas e os braços em pé, gire os ombros e as costas para reduzir a tensão muscular e a fadiga. Se uma longa pausa para o almoço permitir, tire uma soneca curta.
6. Modifique seu local de trabalho
Se você precisar olhar para frente e para trás entre o papel e a tela do computador, coloque a página escrita ao lado do monitor. Se você quiser usar um abajur, certifique-se de que a luz não incida em seus olhos ou na tela do computador.
Além disso, você precisa ajustar seu local de trabalho e sua cadeira à altura apropriada para manter sua postura enquanto trabalha no computador. Escolha móveis ergonômicos para que você possa posicionar a tela do computador a 50-60 cm dos olhos; o centro da tela deve estar cerca de 10-15 graus abaixo dos olhos para uma posição confortável da cabeça e do pescoço.
7. Considere usar óculos de computador
Se você usa óculos, escolha lentes que possam proteger seus olhos. Considere vidros com revestimento anti-reflexo (AR).
O revestimento anti-reflexo reduz o brilho, minimizando a quantidade de luz refletida nas superfícies frontal e traseira das lentes dos seus óculos. Este pode ser um passo para superar os olhos cansados que não são menos importantes.