Você já recebeu medicação diurética? Talvez esse tipo de medicamento soe estranho para algumas pessoas, incluindo você. Curioso, para que serve esse diurético e quais efeitos colaterais podem surgir? Confira a explicação abaixo.
Qual é a função dos medicamentos diuréticos?
Os medicamentos diuréticos, também conhecidos como pílulas de água, são medicamentos projetados para reduzir o acúmulo de fluidos corporais pela urina.
Existem basicamente 3 tipos de diuréticos na receita. Os diuréticos são freqüentemente prescritos para reduzir a pressão arterial. Este medicamento irá reduzir a quantidade de líquido em suas veias e isso ajudará a baixar sua pressão arterial.
Além disso, também pode ser usado em outras condições, nomeadamente para tratar o inchaço dos tornozelos, parte inferior das pernas, acúmulo de fluido no abdômen devido a danos no fígado ou certos tipos de câncer e doenças oculares, como glaucoma.
Drogas diuréticas também podem ser usadas para tratar problemas cardíacos congestivos. Por exemplo, esta doença cardíaca torna o corpo incapaz de bombear o sangue de forma eficaz por todo o corpo. Como resultado, isso causa um acúmulo de fluido em seu corpo chamado edema.
Drogas diuréticas que reduzem o acúmulo de fluido imediatamente.
Tipos de drogas diuréticas
Existem 3 tipos de medicamentos diuréticos, nomeadamente diuréticos tiazídicos, de ansa e poupadores de potássio. Todas essas drogas geralmente funcionam com o mesmo princípio, que é fazer o corpo excretar mais líquido na forma de urina.
diurético tiazídico
Este tipo de medicamento é o medicamento mais frequentemente prescrito pelos médicos. Esse tipo de medicamento é usado com mais frequência para tratar a hipertensão. Esses tipos de drogas não apenas reduzem os fluidos no corpo, mas também causam o relaxamento dos vasos sanguíneos. Exemplos de drogas do tipo tiazídico são:
- clorotiazida
- clortalidona
- hidroclorotiazida
- metolazona
- indapamida
Diuréticos de alça
Este tipo de medicamento é freqüentemente prescrito para tratar casos de insuficiência cardíaca. Exemplos dessas drogas são:
- torsemida
- furosemida
- bumetanida
- ácido etacrínico
Diurético poupador de potássio
Este tipo de medicação diurética pode reduzir a quantidade de líquido que se acumula no corpo sem remover o potássio e outros nutrientes importantes. Essa é a diferença entre esse tipo de diurético e os demais.
Em outros tipos de drogas diuréticas, além de seu nível de fluido será reduzido, assim como os níveis de potássio. Este tipo de medicação diurética é prescrita para pessoas que correm o risco de ter níveis baixos de potássio, como aquelas que estão tomando outros medicamentos com o efeito colateral de esgotar os níveis de potássio em seu corpo.
Este tipo de medicamento não ajuda a baixar a pressão arterial, por isso, normalmente, se também tiver pressão arterial, o médico receitará outro medicamento para a tensão arterial, não dependendo deste tipo de medicamento. Exemplos desses diuréticos são:
- amilorida
- espironolactona
- triamtereno
- eplerenona
Os medicamentos diuréticos têm efeitos colaterais perigosos?
Cada medicamento terá efeitos colaterais. Mas é claro que a gravidade dos efeitos colaterais pode variar.
Efeitos colaterais leves
- Muito pouco potássio no sangue
- Muito potássio no sangue (um efeito colateral dos diuréticos poupadores de potássio)
- Baixo nível de sódio
- Dor de cabeça
- Tonto
- Sedento
- Aumento de açúcar no sangue
- Cãibra muscular
- Aumento de colesterol
- erupção cutânea
- Sedento
- Diarréia
Efeitos colaterais graves
- Reação alérgica
- Falência renal
- Arritmia cardíaca
Todos podem tomar diuréticos?
Nem todas as pessoas podem receber drogas diuréticas. Para pessoas que têm dificuldade em urinar, este medicamento não é recomendado. Porque os diuréticos farão com que você excrete mais urina, ao passo que, se houver um problema no trato urinário, isso na verdade aumentará um novo problema.
Além disso, existem várias condições que também não recomendam o uso de drogas diuréticas, a saber:
- Tem doença renal ou hepática grave
- desidratação severa
- Tem um batimento cardíaco irregular
- Estão no terceiro trimestre ou tiveram pressão alta durante a gravidez
- Idade acima de 65 anos ou mais
- Tenho gota
- Tem um batimento cardíaco irregular
- São alérgicos a sulfas, como Septra e Bactrim
- Já tomou medicamentos que prejudicam a audição, como medicamentos contra o câncer, salicilatos ou aminoglicosídeos.
Se você cair em alguma das condições acima, informe o seu médico imediatamente antes de tomar diuréticos.
Possíveis interações medicamentosas
Muitos medicamentos podem interagir com medicamentos diuréticos. Portanto, verifique novamente com seu médico ou farmacêutico para se certificar de que você não está tomando mais do que um diurético por vez. Exceto, de fato, em certos casos realizados sob a supervisão de um médico.
Além disso, você não deve tomar diuréticos de alça se estiver tomando Tikosyn (Defetilide).
Certifique-se de monitorar seus níveis de potássio cuidadosamente se estiver tomando diuréticos tiazídicos e de alça ou outros medicamentos como a digoxina. Também deve haver ajustes em relação à dosagem de insulina e medicamentos para diabetes, ao uso de medicamentos diuréticos.
Informe também o seu médico se estiver a tomar medicamentos para estabilizar o humor, nomeadamente o lítio. Informe também o seu médico se estiver a tomar algum medicamento que faça com que se sinta desidratado, ajuste a dose em conformidade.