Coroas dentárias: conheça as funções, tipos e procedimentos

coroa dentes ou coroa dentária é um procedimento para colocar uma cobertura dentária sobre um dente danificado. coroa ou também chamadas de coroas de dentadura, são úteis para restaurar a forma, o tamanho e a força, protegendo os dentes de danos e melhorando a aparência dos dentes.

Esta coroa envolverá completamente todas as partes do dente emergindo acima da margem da gengiva. Então, quem precisa usar uma coroa dentária e como ela é instalada? Confira a revisão aqui.

Quando você precisa de uma coroa dentária?

Não apenas para melhorar a aparência dos dentes e torná-los mais bonitos, as coroas dentárias ou artificiais são necessárias para tratar dentes quebrados ou danificados. As coroas dentárias também são necessárias para as seguintes condições:

    • Protege os dentes que são propensos a rachar devido à cárie
    • Reunindo dentes quebrados
    • Restaurar dentes quebrados
    • Cobre e protege cavidades
    • Cobre um dos dentes que está descolorido, como amarelado ou preto
    • Cobertura de implantes dentários

Tipos de coroas dentárias disponíveis

Com base no material utilizado, existem vários tipos de coroas dentárias que você pode escolher de acordo com seus desejos e necessidades.

1. Saço inoxidável

coroa aço inoxidável é uma coroa montada que é usada nos dentes permanentes como uma medida temporária. Para as crianças, as coroas com este material são geralmente utilizadas para serem colocadas sobre os dentes decíduos a serem modelados. A coroa cobrirá todo o dente e o protegerá de mais danos.

2. Metal

Os metais usados ​​para a fabricação de coroas de dentadura são geralmente ligas (uma mistura de ouro ou platina, cobalto-cromo e níquel-cromo) ou metais sólidos. As coroas dentárias totalmente metálicas são mais finas do que as coroas de porcelana ou de porcelana mista.

As coroas de ambos os tipos de metal são resistentes a mordidas e mastigações, duram mais tempo e não se desgastam facilmente. Esta é a melhor escolha de tipo de coroa para seus molares.

3. Porcelana

coroa dentes feitos de porcelana com liga de metal podem ser combinados com a cor dos dentes adjacentes (ao contrário das coroas de metal). No entanto, esse tipo de coroa pode rachar ou quebrar. Quando comparados com as coroas de cerâmica, esses materiais para coroas são os mais semelhantes aos dentes naturais.

No entanto, às vezes o metal que cobre a porcelana pode parecer linhas escuras, especialmente na linha da gengiva e ainda mais se suas gengivas forem mais curtas. Esse tipo de coroa pode ser uma boa escolha para dentes e também para pontes dentárias.

4. Resina

As coroas de resina são mais baratas do que outros tipos de coroas. No entanto, essas coroas dentárias artificiais se desgastam com o tempo e são mais sujeitas a fraturas do que as coroas de metal com porcelana.

5. Cerâmica ou porcelana

Quando comparada a outras coroas de prótese dentária, esse tipo produz uma cor mais natural (semelhante aos dentes naturais). Além disso, esta coroa de porcelana é mais adequada para quem é alérgico a metal.

Qual é o procedimento de instalação?

A instalação das coroas de prótese total pode ser feita em dois dias ou um dia. A colocação da coroa da prótese e a impressão da coroa provisória geralmente são feitas em dias diferentes, por isso demorará dois dias. Enquanto isso, você também pode realizar este procedimento no mesmo dia em uma clínica de dentista experiente.

Antes de instalar uma coroa dentária, o médico verificará a condição do dente a ser coberto pela coroa. Anteriormente, você deverá fazer um exame de raio-X para ver a condição das raízes ou ossos ao redor do dente onde a coroa será colocada.

Se o dente apresentar cáries e houver risco de infecção ou lesão da polpa dentária, é necessário tratar primeiro a raiz do dente. A polpa dentária é o tecido mole dentro do dente que contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo.

Instalação coroa A odontologia é feita moldando os dentes de acordo com sua condição. Deste molde, coroa Os dentes ficarão prontos por 2 a 3 semanas. Enquanto isso, o médico dará uma coroa provisória para proteger o dente.

A coroa temporária será removida e substituída por uma coroa permanente. Anteriormente, o médico determinará se a coroa se ajusta aos seus dentes. Nesse caso, o médico aplicará um anestésico local e, em seguida, aplicá-lo-á.

Quanto tempo duram as coroas dentárias?

Geralmente, as coroas de prótese dentária duram entre 5 a 15 anos. Isso depende de como você mantém a higiene bucal e dentária e os hábitos relacionados à saúde bucal.

Se você usa uma coroa de dentadura, deve evitar hábitos como mastigar gelo, roer as unhas, ranger os dentes e usar os dentes para abrir embalagens.

Vários efeitos colaterais da instalação coroa dente

coroa Os dentes são úteis para restaurar a forma, o tamanho e a força dos dentes. Além disso, esse procedimento também pode melhorar a aparência e proteger os dentes das cáries. Embora os benefícios sejam tão diversos, a instalação das coroas dentárias não escapa ao surgimento dos efeitos colaterais. Quais são os efeitos colaterais a serem observados?

coroa O dente funciona como uma bainha que cobre toda a superfície do dente natural. Freqüentemente, essas ferramentas também precisam estar em contato direto com a gengiva para poder apoiar os dentes naturais com mais firmeza.

Dada sua posição tão próxima ao tecido ao redor dos dentes sensíveis, aqui estão uma série de riscos que podem ocorrer:

1. Os dentes ficam desconfortáveis ​​ou sensíveis

Este é o efeito colateral mais comum do procedimento coroa dentária . Especialmente se o dente recém-coroado ainda tiver um conjunto completo de nervos.

Os dentes podem ser muito sensíveis ao calor, frio e certos alimentos. Se o dente parecer desconfortável ou doer ao morder, essa condição pode ser causada por: coroa definido muito alto.

Procure consultar um médico para superar esse problema. Os médicos podem realizar certos procedimentos para corrigir a posição.

2. coroa dentes soltos ou soltos

Com o tempo, materiais adesivos coroa os dentes podem sofrer erosão gradualmente. Isso não só faz coroa os dentes ficam soltos, mas também permite que bactérias entrem e causem cáries. Como resultado, a coroa do dente não está mais firmemente presa ao dente natural.

Outro possível efeito colateral é a liberação de coroa de dentes naturais. A razão é, devido à má instalação ou o adesivo não é forte o suficiente.

Os médicos geralmente podem instalar coroa de volta facilmente. No entanto, se coroa ou o dente natural foi danificado, o médico precisa fazer coroa o novo.

3. coroa dente quebrado

coroa dentes de porcelana podem fraturar sob grande pressão.

O estresse pode vir de roer unhas e objetos duros, comer alimentos duros, desembrulhar alimentos com os dentes ou outros comportamentos que danificam os dentes.

Pequenas rachaduras ou fraturas coroa O dente ainda pode ser reparado com a fixação de um material composto de resina.

Enquanto em danos graves, os médicos podem precisar remodelar coroa engrenagem ou substitua-a por uma nova.

4. Reações alérgicas

coroa Os dentes têm peças feitas de vários tipos de metal.

Para pessoas alérgicas a metal ou porcelana, instalação coroa os dentes podem realmente desencadear uma reação alérgica. Esses efeitos colaterais são raros, mas os usuários coroa os dentes ainda precisam estar vigilantes.

Relatado do Journal of Clinical & Diagnostic Research, sintomas de alergia coroa dentes incluem:

  • Sensação de queimação na boca ou gengivas.
  • Hiperplasia gengival, isto é, crescimento excessivo de tecido gengival.
  • Lado dormente com a língua.
  • Inflamação dos lábios.
  • Erupção cutânea ao redor da boca.
  • Dores musculares e articulares e comprometimento da função cardíaca em pessoas alérgicas ao titânio metálico.

5. Problemas de gengiva

Proprietário coroa os dentes correm mais risco de desenvolver gengivite. Esta doença é caracterizada por inflamação das gengivas, fazendo com que pareçam vermelhas e sangrem facilmente. Para evitar isso, você precisa fazer um esforço para manter os dentes e a boca limpos todos os dias.

Se não for tratada, a gengivite pode piorar e fazer com que as gengivas saiam do caminho coroa dente.

Este efeito colateral afetará a aparência porque coroa Os dentes parecem estar separados das gengivas que os sustentam.

coroa Os dentes podem restaurar a forma dos dentes e protegê-los contra cáries, mas não podem prevenir cáries ou doenças gengivais.

Portanto, você deve sempre manter os dentes limpos, escovando-os duas vezes ao dia. Após escovar os dentes, limpe as lacunas com fio dental.

Concentre-se na lacuna onde ela se encontra coroa dentes com gengivas para remover quaisquer restos de comida. Não se esqueça, gargareje com uma solução anti-séptica pelo menos uma vez ao dia.