Sinais de diarréia de gravidez precoce, mito ou fato? |

Existem vários sinais que uma mulher apresenta no início da gravidez. Alguns deles são fáceis de detectar, por exemplo enjoo matinal ou secreção da vagina. Existem também outros sinais de gravidez precoce que não são tão comuns e acredita-se que a diarreia seja um deles.

A diarreia em mulheres grávidas pode ser causada por vários fatores, desde a ingestão de alimentos muito apimentados, alergias alimentares, até outras mais graves, como infecções bacterianas ou virais. Então, as mudanças no corpo que ocorrem durante o início da gravidez também podem causar essa condição?

Sintomas de diarreia durante o início da gravidez

A diarreia é um dos distúrbios digestivos mais comuns vividos por mulheres grávidas. O principal sintoma é a secreção de fezes com textura aquosa. Em mulheres grávidas, essa condição pode ser agravada por mudanças hormonais, mudanças na dieta e estresse.

Pessoas que sofrem de diarreia geralmente também apresentam sintomas como:

  • Evacuação de evacuações aquosas 2-3 vezes em 24 horas
  • Ir e voltar para o banheiro para defecar
  • Cólicas estomacais e / ou dor
  • Inchado
  • Enjoativo

Se a diarreia for causada por uma infecção, você também pode ter febre, fezes com sangue, tonturas e vômitos. A diarreia grave ou persistente pode causar desidratação.

É verdade que a diarreia é um sinal de gravidez precoce?

Os níveis hormonais em seu corpo aumentam e diminuem durante o ciclo menstrual. Além de afetar os órgãos reprodutivos, as alterações hormonais também podem causar sintomas de indigestão, incluindo prisão de ventre, distensão abdominal e diarreia.

Um dos hormônios mais influentes é a progesterona. Os níveis de progesterona aumentam depois que o óvulo é liberado do ovário (ovulação). Esse hormônio então estimula o espessamento da parede uterina para estar pronta para acomodar o óvulo fertilizado.

A progesterona também causa outros efeitos. Esse hormônio também relaxa os músculos lisos, incluindo os do útero, intestino delgado e intestino grosso. Uma vez que os músculos do trato digestivo relaxam, o processo digestivo será afetado

Em condições normais, os músculos do trato digestivo se alongam e encurtam durante a digestão dos alimentos. Esse processo produz contrações musculares semelhantes a um sulco de onda chamado peristaltismo.

Este movimento serve para mover o alimento que foi digerido no intestino. Depois que os nutrientes são absorvidos, o restante dos produtos da digestão é distribuído para o intestino grosso. Os resíduos alimentares são então acomodados no reto e saem pelo ânus com o mesmo movimento peristáltico.

A diarreia ocorre quando o alimento digerido passa pelos intestinos muito rapidamente. O intestino grosso não consegue absorver água suficiente para que as fezes que saem tenham uma textura aquosa. Quando os músculos do trato digestivo relaxam, ocorre o contrário.

O peristaltismo intestinal será reduzido para que o alimento digerido seja retido por mais tempo no intestino. O intestino grosso também absorve mais água dos resíduos alimentares. Como resultado, você realmente experimenta prisão de ventre.

Mulheres grávidas jovens podem ter diarreia. No entanto, a diarreia não é um sinal de gravidez precoce. O alto nível de progesterona, na verdade, faz com que as mulheres grávidas tenham mais constipação.

Como lidar com a diarreia durante a gravidez

A diarreia durante o início da gravidez pode ser muito perturbadora, especialmente se tiver outros sintomas de gravidez. No entanto, a diarreia leve geralmente pode ser tratada facilmente e desaparecerá após alguns dias.

Aqui estão algumas dicas para lidar com a diarreia durante a gravidez:

1. Ajustando a dieta

Amplie os alimentos simples que são simples e mais fáceis de digerir. Esses alimentos irão facilitar o trabalho do sistema digestivo e absorver o excesso de água nas fezes. Exemplos de alimentos que podem ser consumidos incluem bananas, arroz, batata cozida e aveia.

Além disso, evite alimentos que estimulam a digestão ou irritam o trato digestivo. Antes de se recuperar, evite alimentos picantes, alimentos fritos e alimentos ricos em fibras, como nozes e grãos inteiros.

2. Aumente a ingestão de líquidos

A diarreia pode causar desidratação e deficiências eletrolíticas. Portanto, aumente a ingestão de líquidos ao beber água e comer alimentos como uma sopa. Se necessário, você pode tomar SRO para repor fluidos corporais e eletrólitos perdidos.

3. Aumente o descanso

Grávidas ou não, as pessoas com diarreia deveriam descansar mais. Atividades extenuantes estressam o corpo e o torna mais sujeito à desidratação. Como resultado, os sintomas da diarreia também podem piorar.

A diarreia não é um sinal de gravidez precoce. Mesmo se uma jovem grávida tiver diarreia, isso geralmente não prejudica a mãe ou o feto. A diarreia desaparece espontaneamente após alguns dias de repouso.

No entanto, esteja ciente dos sintomas que você experimenta. Consulte um médico imediatamente se tiver diarreia persistente, diarreia com sangue, febre alta ou sintomas de desidratação grave.