O abacate é uma daquelas frutas que você deve esperar que amadureça após a colheita, não quando você a colhe na árvore. Por isso, para não ficar desapontado ao abrir um abacate que não está maduro ou mesmo muito maduro, vamos estudar algumas formas de escolher o abacate para que amadureça bem.
Benefícios do abacate para a saúde
Antes de conhecer as características e como escolher um abacate maduro, é uma boa ideia saber rapidamente sobre os benefícios do abacate para a saúde.
Um estudo de 2016 que discutiu o conteúdo nutricional do abacate mostrou que essa fruta verde traz muitos benefícios.
A eficácia mais famosa do abacate é reduzir o colesterol ruim (LDL) e o risco de doenças cardíacas e diabetes.
É por isso que muitas pessoas acreditam na eficácia desta fruta.
Como escolher um abacate maduro
Você sabia que os abacates amadurecem perfeitamente logo após serem colhidos?
Logo após serem colhidos da árvore, os abacates passam por uma série de processos para atingir o nível certo de maturação. Portanto, não é incomum você encontrar alguns abacates que não estão maduros ou mesmo muito maduros quando comprados no supermercado.
Bem, para evitar essa decepção, existem várias maneiras eficazes de escolher um abacate maduro, incluindo:
1. Verificar a maciez do abacate
Uma das características de um abacate maduro é sua polpa macia. Você pode verificar se está macio pressionando-o suavemente. Não pressione a carne de fora muito profundamente.
Os abacates maduros geralmente ficam macios quando pressionados. Se você achar que ainda estão firmes, pode ser necessário esperar mais alguns dias antes de comê-los.
2. Visto de uma cor mais verde
A segunda característica do abacate maduro você pode ver pela cor da pele. Se o abacate tiver uma casca verde mais clara do que o resto, pode não estar totalmente maduro.
Os abacates maduros são geralmente verdes escuros, quase pretos. Portanto, uma das melhores maneiras de escolher um abacate maduro é observando sua cor.
3. Puxando palitos de abacate
Foi verificado a cor e a maciez, mas você ainda não tem certeza se o seu abacate está maduro?
Você pode puxar levemente o caule da ponta do abacate para verificar a cor. Se estiver marrom, significa que o abacate está maduro demais.
No entanto, quando aparece uma cor verde escura, o abacate está pronto para comer. Normalmente, uma das características de um abacate verde quando a ponta do caule é puxada é uma cor verde brilhante.
4. Não escolha abacates muito moles
Uma maneira de escolher abacates maduros é evitar comprar abacates muito pastosos. Um abacate muito macio pode indicar que um abacate maduro demais está sujeito a apodrecer e não pode ser comido.
Seria melhor se você escolher um levemente firme e deixar repousar até que o abacate esteja totalmente maduro.
Como acelerar o processo de amadurecimento do abacate?
Mesmo que você tenha tentado escolher abacates observando as características que estão maduras, pode ser que a fruta que você escolheu não esteja madura o suficiente para ser consumida imediatamente.
Se você já comprou um abacate verde e quer comê-lo rapidamente, há dicas para acelerar o amadurecimento do abacate.
Em primeiro lugar, você pode colocar o abacate em um saco de papel lacrado. Você pode então deixá-lo descansar por 1-2 dias em uma sala normal para o abacate amadurecer.
Os abacates e algumas outras frutas, como as maçãs, emitem gás etileno quando são colhidos. O gás etileno serve para ajudar no amadurecimento mais rápido, principalmente quando a fruta é armazenada em estado fechado.
Quando armazenado em um recipiente fechado, o gás etileno não escapará e pode ajudar no processo de amadurecimento do abacate. Dessa forma, você também pode comer abacates perfeitamente maduros mais rápido.