Leite saindo da mama mesmo que você não esteja amamentando? Esta é a razão

Não está grávida nem amamentando, mas pode sair leite da mama, o que é possível? No entanto, na realidade, isso pode acontecer. Nem todas as mulheres passam por isso, mas algumas mulheres passam e isso pode acontecer com qualquer pessoa.

O corpo produz leite materno naturalmente que ocorre durante a gravidez, a fim de preparar o leite materno como alimento para o bebê. O leite materno produzido pelo corpo quando não está grávida ou amamentando pode ser causado por várias coisas. Isso ocorre porque existem hormônios semelhantes aos relacionados à produção de leite materno.

Como o leite materno pode ser produzido pelo corpo quando você não está grávida ou amamentando?

Seus seios podem produzir leite se houver hormônios semelhantes aos hormônios estrogênio, progesterona e prolactina, que o corpo libera para produzir leite materno. Hormônios semelhantes aos três hormônios naturais do corpo podem ser obtidos por meio de suplementos hormonais e / ou estimulação física. Com esse hormônio, seu corpo pode produzir leite materno sem primeiro engravidar.

As mamas que secretam leite quando não estão grávidas ou amamentando são chamadas de galactorreia. A galactorreia pode ocorrer em uma ou ambas as mamas. O leite liberado pode ser de cor esverdeada a amarelada. A galactorreia pode ocorrer em mulheres grávidas, mas pode ocorrer em qualquer mulher. Galactorreia pode ser causada por:

  • Estimulação da mama semelhante à amamentação. Isso pode ocorrer apertando os mamilos, excitação sexual ou esfregando roupas. A estimulação dos nervos que pode causar galactorreia também pode ocorrer com cirurgia / trauma / queimaduras no peito, herpes zoster ou estresse emocional crônico. Os procedimentos cirúrgicos podem produzir prolactina sérica, que é a causa da galactorreia.
  • Efeitos colaterais do uso de drogas, como bloqueadores H2 (cimetidina / tagamet), pílulas anticoncepcionais, metoclopramida (reglan), sulpirida, drogas psicotrópicas, anti-hipertensivos (metildopa, reserpina, verapamil, atenolol) e outras drogas.
  • Tumores da hipófise. Esta é a causa mais comum de galactorreia. O tipo mais comum de tumor hipofisário é o prolactinoma, um tumor benigno não canceroso. Esses tumores podem desencadear um excesso de hormônios que podem causar anormalidades hormonais.
  • Às vezes, a galactorreia está associada à insuficiência renal crônica, que pode aumentar a produção do hormônio prolactina.
  • A galactorreia também pode ser causada por hipotireoidismo, mas isso é raro.

O que devo fazer se o leite sair da mama?

A primeira coisa que você pode fazer se houver líquido saindo de seus seios enquanto não estiver grávida é parar de estimulá-los de qualquer forma. Não toque ou aperte mais seus mamilos, não estimule sexualmente seus seios e evite usar roupas apertadas. Você também deve mudar sua dieta para ser mais saudável e fazer exercícios regularmente.

Se você fez as coisas acima, mas a galactorreia que você experimenta não para, isso pode ser devido a outros motivos, como o uso de drogas ou outras doenças. Deve consultar imediatamente o seu médico para descobrir a causa e obter tratamento médico. Se sua galactorreia for causada por um efeito colateral de um medicamento, o médico poderá fazer alterações em seu medicamento. Se a galactorreia for causada por uma doença, seu médico prescreverá um medicamento.

Quando devo consultar um médico?

A galactorreia que ocorre devido à estimulação excessiva do mamilo durante a atividade sexual pode não ser prejudicial. Embora a galactorreia possa não ser perigosa, pode ser perigosa se persistir ou pode ser um sinal de outra doença mais perigosa. Para isso, deve consultar imediatamente o seu médico se a galactorreia continuar a incomodá-lo e sentir que isso não é normal para si.

Algumas das coisas anormais que podem acontecer e devem ser tratadas imediatamente por um médico são:

  • Corrimento contínuo de uma ou ambas as mamas, mesmo se você não estiver grávida ou amamentando.
  • A secreção dos mamilos contém sangue ou pus e tem uma textura pegajosa.
  • O fluido sai repentinamente sem qualquer estimulação do mamilo.
  • Secreção súbita dos mamilos (galactorreia) por meses, muito além do período após o parto.
  • Você está se recuperando de um aborto espontâneo, mas desenvolve galactorreia alguns meses após o aborto.

LEIA TAMBÉM

  • Superando vários problemas de mama durante a amamentação
  • Por que seios grandes de um lado?
  • Características do câncer de mama inflamatório: sem protuberâncias, mas mais maligno