Remédio para dor de cabeça permitido para mulheres grávidas

As mulheres grávidas devem ter mais cuidado ao escolher um medicamento seguro para a dor de cabeça. O motivo é que os efeitos colaterais de certos medicamentos podem representar um risco para a sua saúde e para o bebê no útero. Então, quais medicamentos para dor de cabeça podem ser consumidos e evitados?

Remédio para dor de cabeça seguro para mulheres grávidas

Citado em American Pregnancy, durante o primeiro trimestre seu corpo experimenta um aumento nos hormônios e um aumento no volume de sangue. Aparentemente, essas duas mudanças são a principal razão pela qual as mulheres grávidas costumam ter dores de cabeça.

No entanto, não escolha descuidadamente um medicamento para aliviar a dor de cabeça. As mulheres grávidas devem sempre consultar um médico primeiro se quiserem tomar medicamentos para aliviar as dores de cabeça. Mas, em geral, as seguintes opções de medicamentos são permitidas pelos médicos:

1. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico que pertence à classe dos analgésicos. A forma como esse medicamento funciona é bloqueando a produção do hormônio prostaglandina, que provoca a dor, ao mesmo tempo que altera a forma como o corpo percebe a dor.

Acredita-se que o paracetamol seja mais eficaz do que o ibuprofeno para lidar com dores de cabeça, especialmente dores de cabeça tensionais.

De acordo com a Food and Drugs Administration (FDA) da América ou equivalente à Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) da Indonésia, o paracetamol está incluído na categoria B de risco de gravidez. Isso significa que esse medicamento foi considerado não arriscado e classificado como seguro para uso por mulheres grávidas.

A dose deste medicamento para dor de cabeça é de cerca de 325 miligramas (mg) e é usado a cada 6 horas. De preferência, o uso deste medicamento não ultrapassa 24 horas 10 comprimidos em um período de 24 horas. A dose máxima que pode ser usada em um dia não passa de 4000 mg.

O paracematol pode ser comprado sem receita nas farmácias. No entanto, você ainda é aconselhado a consultar um médico antes de tomar para minimizar o risco de efeitos colaterais do paracetamol. A razão é que nem todas as mulheres grávidas têm exatamente as mesmas condições.

O médico pode ajudá-lo a determinar se o uso deste medicamento é seguro para o seu estado de saúde e do bebê no útero.

Além disso, este medicamento também tem o potencial de causar certos efeitos colaterais, como erupções cutâneas, coceira, inchaço em áreas do corpo, rouquidão, dificuldade para respirar e engolir. Portanto, este medicamento não é recomendado para uso a longo prazo.

2. Sumatriptano

O sumatriptano é um medicamento usado para tratar enxaquecas e cefaleias em salvas.

Este medicamento para dor de cabeça atua afetando certas substâncias naturais, como a serotonina, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos do cérebro. Este medicamento também pode reduzir a dor ao afetar certos nervos do cérebro.

Estudos em animais demonstraram que o consumo de sumatriptano em mulheres grávidas pode ter um efeito negativo no bebê. No entanto, em estudos em humanos, não houve efeitos negativos em bebês quando a mãe tomou sumatriptano.

A dose recomendada para adultos é um comprimido (25 mg, 50 mg ou 100 mg) e é tomada quando ocorrem os sintomas. Não há recomendação específica para consumo por mulheres grávidas. É melhor consultar primeiro o seu médico.

Remédio para dor de cabeça que não deve ser usado por mulheres grávidas

Nem todos os medicamentos para dor de cabeça podem ser consumidos por mulheres grávidas. Existem até medicamentos que geralmente são usados ​​para aliviar dores de cabeça, mas não devem ser usados ​​como remédio para mulheres grávidas. Por exemplo, aspirina e ibuprofeno.

1. Aspirina

A aspirina não é recomendada como medicamento para dor de cabeça em mulheres grávidas. O risco de efeitos colaterais pode ser ruim em cada trimestre da gravidez.

Tomar aspirina no primeiro trimestre da gravidez, por exemplo, pode causar aborto espontâneo e problemas cardíacos. Enquanto isso, o uso de aspirina no terceiro trimestre pode aumentar o risco de bloqueios nos vasos sanguíneos do coração do bebê no útero. A aspirina também pode aumentar o risco de sangramento no cérebro de bebês nascidos prematuramente.

Este medicamento também está incluído na categoria D de risco de gravidez, de acordo com o FDA. Isso significa que há evidências positivas de risco para mulheres grávidas. Portanto, as mulheres grávidas não são aconselhadas a usar aspirina para aliviar a dor, a fim de evitar os efeitos negativos que podem ocorrer.

2. Ibuprofeno

Na verdade, ainda não é certo se o ibuprofeno é seguro ou não para uso como remédio para dor de cabeça em mulheres grávidas. No entanto, as mulheres grávidas devem evitar o uso deste medicamento para aliviar dores de cabeça.

De acordo com a lista de riscos de gravidez determinada pela Food and Drugs Administration (FDA) ou equivalente à Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) na Indonésia, o ibuprofeno está incluído na categoria C.

Esta categoria indica que o ibuprofeno pode representar um risco para mulheres grávidas e fetos e, portanto, deve ser evitado. Especialmente se você usar este medicamento antes de entrar na 30ª semana de gravidez. Este medicamento tem o potencial de aumentar o risco de complicações na gravidez, incluindo aborto espontâneo.

Este medicamento também é evitado por mulheres grávidas quando a idade gestacional é superior a 30 semanas, a menos que prescrito por um médico. Normalmente, os médicos consideram os riscos e benefícios potenciais do uso de um medicamento antes de prescrever um medicamento.

Outra maneira de lidar com dores de cabeça em mulheres grávidas

Basicamente, formas naturais como relaxamento, ioga e redução do estresse tendem a ser mais seguras do que o uso de drogas. Portanto, além de usar drogas, as mulheres grávidas também podem aplicar métodos caseiros, como os seguintes.

1. Exercício

Além de tomar remédios para dor de cabeça, as mulheres grávidas também podem fazer exercícios para aliviar as dores de cabeça. Não há necessidade de praticar esportes extenuantes, as mulheres grávidas podem praticar esportes que ainda sejam fortes. Por exemplo, caminhar, fazer aulas de ginástica especiais para mulheres grávidas ou nadar.

Se você optar por nadar, certifique-se de não realizar nenhum movimento que exija que você mova o pescoço constantemente. O motivo é que mover o pescoço com muita frequência durante a natação aumenta, na verdade, o potencial para dores de cabeça.

Além disso, como uma mulher grávida, você também pode fazer atividades de relaxamento, como ioga e meditação, para aliviar dores de cabeça.

2. Evite os fatores que causam dores de cabeça

Nem todas as mulheres grávidas têm as mesmas causas de dor de cabeça. Portanto, você deve primeiro descobrir a causa da dor que está sentindo antes de tomar o remédio para dor de cabeça. Isso também tornará mais fácil lidar com suas dores de cabeça.

Por exemplo, se você acha que suas dores de cabeça são causadas por certos alimentos, pode evitá-los. No entanto, se sua dor de cabeça for desencadeada por estresse, você pode tentar organizar seu coração e sua mente para não se estressar facilmente.

3. Acostume-se a um estilo de vida saudável

Para não depender do uso de medicamentos para dor de cabeça, você pode evitá-los adotando um estilo de vida saudável. Por exemplo, crie o hábito de fazer uma dieta saudável para que a ingestão nutricional seja equilibrada. Além disso, coma regularmente para manter os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, certifique-se de dormir na hora certa todos os dias. Se necessário, defina um alarme como um lembrete da hora de dormir para não ir dormir tarde. Porque a falta de sono também pode ser uma fonte de dores de cabeça durante a gravidez.

Não só isso, sempre pratique a boa postura. Por exemplo, se você trabalha em um escritório e precisa sentar-se por horas em frente à tela do computador. Ajuste a distância entre a cadeira e a tela do computador para que você possa sentar e trabalhar confortavelmente.

Da mesma forma, quando quiser dormir, você também deve prestar atenção à sua postura. Tanto quanto possível, evite usar travesseiros empilhados enquanto dorme. O motivo é que o uso de travesseiros empilhados pode causar irritação e dor no pescoço. Se ficar muito tempo, isso também pode causar dores de cabeça.