Os preservativos são anticoncepcionais eficazes que fornecem proteção durante o sexo contra o risco de doenças sexualmente transmissíveis. Em geral, os preservativos estão disponíveis para os homens, mas também existem os preservativos femininos conhecidos como femininos ou internos.
Com preservativos internos, as mulheres podem ter sua própria escolha de usar anticoncepcionais se os homens se recusarem a usar preservativos. Vamos descobrir mais sobre o preservativo feminino e como usá-lo nesta revisão.
O que é um preservativo feminino?
O preservativo feminino foi inicialmente vendido gratuitamente em 1993, após a obtenção de autorização de comercialização da Food and Drug Administration, a FDA.
O produto era conhecido como FC1, que é feito de poliuretano, mas foi mais tarde substituído pelo FC2, que é feito de nitrila, uma borracha sintética sem látex.
Os preservativos internos para mulheres têm um formato diferente do tipo de preservativo masculino, que geralmente é feito de látex.
O preservativo feminino tem o formato de uma bolsa cilíndrica, de cor transparente e textura macia.
Este anticoncepcional é usado inserindo-o na vagina ou ânus antes de fazer sexo.
Dessa forma, o preservativo se torna uma camada protetora para impedir que os espermatozoides entrem na vagina durante a penetração.
Na extremidade fechada do preservativo existe um anel flexível que serve para manter o preservativo na posição para que não se desloque.
A extremidade aberta na qual o pênis entra serve para manter o preservativo fora da vagina durante a relação sexual.
Os preservativos femininos tendem a ser mais fortes do que os preservativos masculinos de látex e são inodoros.
Este preservativo interno também não causa reações alérgicas e pode ser usado com lubrificantes à base de água, óleo ou silicone.
Este anticoncepcional feminino não depende de uma ereção masculina e não precisa ser removido após a ejaculação.
Além do sexo vaginal, os preservativos femininos também podem ser usados como proteção durante o sexo anal e oral.
Eles são tão eficazes quanto os preservativos masculinos?
De acordo com a Paternidade planejada, se usados corretamente todas as vezes que você faz sexo, os preservativos femininos são até 95% eficazes na prevenção de gravidez não planejada.
Ou seja, apenas 5 em cada 100 mulheres engravidarão após usar este preservativo. Essa porcentagem tende a ser menor do que a eficácia do preservativo masculino, que é de 98%.
Se você usar o preservativo feminino da maneira certa, ele cobrirá não apenas a vagina e o útero, mas também a parte externa dos lábios vaginais (lábios).
Isso significa que os preservativos podem impedir que germes causadores de doenças, como bactérias e vírus, entrem na vagina.
E se não for usado corretamente, como a inserção errada ou o uso repetido para sexo?
Ainda a partir de dados da Planned Parenthood, a eficácia dos preservativos para prevenir a gravidez é de apenas 79% se não usados de forma adequada.
Isso significa que, em um ano, 21 em cada 100 mulheres engravidam depois de usar preservativo interno.
Embora igualmente eficazes, os preservativos masculinos e femininos não precisam ser usados ao mesmo tempo. Isso não fornecerá proteção extra.
A fricção entre as duas superfícies do preservativo pode, na verdade, fazer com que o material se desgaste rapidamente, tornando mais fácil o rasgo do preservativo.
Além disso, os preservativos femininos não devem ser usados em conjunto com uma capa uterina (capa cervical) ou o diafragma.
Por outro lado, os preservativos internos são mais eficazes quando usados em conjunto com anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais), anticoncepcionais injetáveis e DIUs.
Como usar o preservativo feminino da maneira certa
Os preservativos podem ser inseridos na vagina imediatamente antes do sexo ou apenas 8 horas antes.
Preservativos internos ainda podem ser usados durante a menstruação, durante a gravidez ou no início do período pós-parto.
É importante lembrar que você precisa substituir o preservativo por um novo sempre que tiver atividade sexual com seu parceiro.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a forma correta de usar o preservativo feminino é a seguinte:
- Aplique lubrificante na superfície externa da ponta do preservativo.
- Encontre uma posição confortável antes de usar o preservativo feminino. Você pode ficar em pé com um pé em uma cadeira, sentar, deitar ou agachar.
- Aperte suavemente ambos os lados da extremidade fechada do preservativo e, em seguida, insira-o na vagina com o dedo indicador, como se estivesse inserindo um tampão.
- Empurre suavemente o preservativo através do osso púbico e no útero.
- Puxe o dedo para fora e deixe o anel externo pendurado cerca de 2,5 centímetros (cm) fora da vagina.
Certifique-se de que o pênis não entre em contato com a vagina antes que o preservativo seja completamente inserido.
Isso é feito para prevenir o sêmen pré-ejaculado, embora possa conter espermatozoides ou germes que causam infecções sexualmente transmissíveis.
Se você quiser usar um preservativo para sexo anal, o mesmo método pode ser usado para inseri-lo no ânus.
Durante a relação sexual, é normal que o preservativo feminino se mova. Interrompa a atividade sexual se o pênis escapar entre o preservativo e a parede vaginal.
Da mesma forma, se o anel externo for empurrado para dentro da vagina, você deve interromper imediatamente o sexo.
Se você quiser usar lubrificante sexual, pode aplicá-lo antes do início da penetração.
Dicas para preservativos seguros e agradáveis para o sexo
Esses preservativos são seguros para a saúde das mulheres?
Quase todas as mulheres podem usar este preservativo com segurança, tanto para sexo vaginal quanto para sexo anal.
Ao contrário das pílulas anticoncepcionais ou injeções anticoncepcionais, os preservativos femininos não interferem nos níveis hormonais no corpo da mulher.
Para algumas mulheres, os preservativos podem causar irritação na vagina, vulva ou ânus.
Os preservativos internos também são acusados de fazerem barulho se não forem devidamente lubrificados.
É claro que isso pode interferir no conforto durante a relação sexual. Além disso, o pênis também pode escorregar para fora do preservativo durante o sexo.
Efeitos colaterais e desvantagens do uso de preservativos femininos
Se o preservativo romper, romper ou vazar durante o sexo, mude para a anticoncepção de emergência o mais rápido possível por até 5 dias depois.
Recomenda-se também que você faça um teste de infecção sexualmente transmissível, especialmente se seu parceiro for infectado com uma doença como o HIV.
Muitas mulheres e seus parceiros podem usar esses preservativos sem problemas.
No entanto, consulte o seu médico se tiver alguma preocupação particular em relação ao uso de preservativos femininos.