Durante esse período, o problema de olhos vermelhos, secos ou irritados é mais frequentemente tratado com colírios. Em comparação com a popularidade dos colírios, muitos não estão familiarizados com o uso de pomadas para os olhos. Na verdade, alguns ingredientes medicinais para os olhos só são eficazes quando formulados na forma de uma pomada. Infelizmente, como usar uma pomada para os olhos não é tão fácil quanto um colírio, especialmente para aqueles que a estão usando pela primeira vez.
Então, para facilitar, veja uma explicação sobre os tipos e maneiras de usar pomadas para os olhos na revisão a seguir.
Tipos de pomada para os olhos
Os unguentos especiais para os olhos têm uma formulação mais leve do que os unguentos para a pele.
Ao contrário da pele que possui uma camada de queratina, os olhos possuem uma camada da córnea (conjuntiva) que é mais sensível e sujeita a irritações devido à exposição química.
Portanto, você não precisa se preocupar se a pomada irá prejudicar sua visão porque foi formulada de forma a não irritar facilmente os olhos.
Assim como os colírios, as pomadas para os olhos podem tratar os sintomas de olhos vermelhos, irritação nos olhos e olhos secos.
Mas, geralmente, as pomadas para os olhos contêm antibióticos que são eficazes no tratamento de infecções oculares. Enquanto a pomada com conteúdo antiviral que pode tratar infecções oculares causadas por vírus.
Aqui estão alguns tipos de pomadas para os olhos que têm usos específicos.
1. Bacitracina
Esta pomada é um antibiótico polipeptídico eficaz na erradicação de vários tipos de bactérias que causam infecções oculares, uma das quais é a ceratite.
Como usar a pomada de bacitracina deve ser aplicada no interior das pálpebras antes de ir para a cama.
A bacitracina também pode ajudar a tratar infecções de blefarite estafilocócica, ou seja, bactérias que vivem na pele humana.
Essas bactérias podem crescer rapidamente, causando problemas oculares.
2. Eritromicina
Este medicamento pertence à classe de antibióticos macrolídeos usados para tratar infecções oculares bacterianas, como conjuntivite em adultos.
A eritromicina também pode ser usada para prevenir infecções oculares em bebês.
3. Ciprofloxacina
Esta pomada ocular é um tipo de antibiótico quinolona usado para tratar infecções bacterianas do olho.
A ciprofloxacina é segura para uso em bebês com 1 ano de idade ou crianças com 2 anos ou mais.
4. Gentamicina
A gentamicina é um antibiótico que pode tratar várias infecções oculares, como conjuntivite, blefarite e outras infecções bacterianas.
5. Neosporina
Esta pomada contém uma mistura de antibióticos que pode tratar várias infecções bacterianas do olho.
Lance a explicação no livro Guia clínico para medicamentos oftálmicos A neosporina consiste em três tipos diferentes de antibióticos, ou seja, neomicina, bacitracina e polimixina B .
O modo de usar esta pomada para os olhos é mais eficaz quando aplicado no interior das pálpebras antes de ir para a cama para que possa proporcionar um efeito de recuperação mais prolongado.
6. Tobramicina
Este tipo de pomada ocular é geralmente usado para tratar infecções oculares bacterianas em crianças de dois anos de idade ou mais. A tobramicina também está disponível na forma de gotas.
Assim como a bacitracina e a neosporina, a pomada de tobramicina é mais eficaz quando aplicada nos olhos antes de ir para a cama.
7. Pomada para olhos secos
Além de pomadas para infecções, existem tipos de pomadas que podem aumentar a umidade ao redor da córnea. Esta pomada pode superar os sintomas de olhos secos, vermelhidão ou dor nos olhos.
Pomadas para olhos secos geralmente contêm lubrificantes (substâncias hidratantes), como óleo mineral ou vaselina transparente.
Olhos secos e irritados podem infeccionar facilmente. Portanto, pomadas para olhos secos podem reduzir o risco de infecções oculares.
Como usar pomada para os olhos
Você precisa usar uma pomada para os olhos apropriada para o distúrbio ou doença ocular que está enfrentando.
Portanto, consulte primeiro um médico para que você possa determinar o tipo certo de pomada para os olhos de acordo com a causa.
A maneira correta de usar pomada para os olhos é aplicá-la ao redor da pálpebra interna de modo que possa atingir a córnea, não a pele externa ao redor do olho.
Você também precisa aplicar a técnica certa para que a quantidade de pomada aplicada esteja de acordo com a dose recomendada pelo médico.
Siga como usar a pomada para o olho direito abaixo.
- Antes de tocar nos olhos e aplicar a pomada, lave as mãos com sabão e água corrente.
- Se você deseja ser mais estéril, pode usar luvas médicas ao aplicar a pomada ocular.
- Fique de pé ou sente-se em frente a um espelho para ver claramente o interior de sua pálpebra.
- Remova a tampa de pomada e guarde sobre uma superfície esterilizada.
- Mantenha a cabeça erguida com os olhos apontando para cima e certifique-se de que as pálpebras superiores estejam voltadas para cima ou não cobrindo o globo ocular.
- Segure o pacote de pomada em sua mão direita ou esquerda se você for canhoto. Segure a pomada perto do olho, com a ponta da pomada apontando para o olho.
- Pressione a pomada até que o medicamento saia pelo menos cerca de 1 centímetro (cm). Antes de seguir a próxima etapa, evite colá-lo diretamente no olho.
- Puxe a pálpebra inferior com a outra mão, usando o dedo indicador, sem tocar a parte interna do olho. Quando a pálpebra inferior é puxada, você pode ver a vermelhidão dentro do olho.
- Aplique a pomada ao longo da parte interna da pálpebra inferior retraída. Certifique-se de que a ponta da embalagem da pomada não toque nos olhos para evitar que poeira, partículas sujas ou germes entrem nos olhos.
- Pisque os olhos para espalhar a pomada por toda a córnea. Feche os olhos por 1 minuto para permitir que a pomada seja mais absorvida.
- Depois disso, a visão pode ficar embaçada, mas essa condição dura apenas um tempo após a absorção da pomada.
- Limpe qualquer pomada restante ao redor dos olhos com um lenço de papel e lave as mãos novamente.
Dicas para usar pomada para os olhos
Existem várias outras dicas tentadas para facilitar o uso de pomadas oculares e garantir sua segurança.
- Se você precisar usar outra pomada, espere 30 minutos antes de aplicar a outra pomada no olho.
- Às vezes, o uso de pomadas pode ser combinado com colírios. Você pode colocar o colírio primeiro, depois de 5 minutos aplique uma pomada para os olhos.
- Certifique-se de remover as lentes de contato antes de aplicar a pomada.
- A pomada pode deixar as pálpebras e os cílios pegajosos, então limpe com uma toalha quente e seque suavemente.
- Evite tocar na ponta da embalagem usada para aplicar a pomada no olho. Isso visa evitar a contaminação de sujeira. Cubra a pomada firmemente quando não estiver em uso.
A maioria dos tipos de pomadas para os olhos só pode ser obtida mediante receita médica. É importante saber que alguns dos ingredientes ativos das pomadas para os olhos podem desencadear uma reação alérgica ocular.
Portanto, consulte primeiro seu uso com um médico.