As secreções nasais ou hemorragias nasais são geralmente vistas como nojentas. Na verdade, hoje até quando devemos ser gratos a upil. As fezes, geralmente de cor verde acinzentada, desempenham um papel importante no sistema de defesa do corpo. Portanto, conheça os fatos únicos sobre o seguinte upil.
Fatos únicos sobre a ferida em seu nariz
Você já se perguntou como as espinhas se formam? O upil provém de muco, um líquido espesso que reveste o trato respiratório.
Na verdade, o corpo humano produz 1-2 litros de muco todos os dias. As três funções principais do muco são as seguintes:
- Lubrificação, para manter o nariz e as vias sinusais úmidos e evitar que fiquem irritados.
- Escudo de defesa, para proteger os tecidos e vasos sanguíneos nas narinas e seios da face.
- Filtro, para filtrar poeira, pequenos objetos estranhos e bactérias e vírus que causam infecções e alergias.
Bem, quando objetos estranhos são capturados pelo muco no trato respiratório, os pelos finos do trato respiratório (cílios) empurram o muco para o nariz. Se você não limpar rapidamente, seu muco vai secar e se tornar ranho.
O upil que teve uma forma mais suave e úmida, sairá com uma variedade de cores. A cor do muco também varia, variando de marrom, amarelo a verde, dependendo do seu estado de saúde.
Mesmo que pareça nojento, você pode não achar que tem vários benefícios para a saúde. Nada?
1. Combata a tosse resfriada
Depois de conhecer o papel da secreção nasal na proteção do corpo, principalmente na prevenção de infecções bacterianas e virais, o muco cumpre seu papel de forma simples e eficaz. Antes que os vírus e as bactérias se tornem mais perigosos.
Quando você está resfriado, seu corpo tem uma reação automática para combater o vírus do resfriado e da tosse. Normalmente, o corpo produz mais histamina. Esses compostos fazem com que as membranas nasais inchem e produzam mais muco.
Portanto, o muco torna-se mais espesso ou viscoso. Essa defesa é feita pelo corpo para prevenir a propagação da infecção no trato respiratório inferior. Então, não se surpreenda, o nariz sempre emite muito muco e nariz quando você está tossindo um resfriado, ou o que você chama de nariz escorrendo.
2. Combata as alergias
No combate às alergias, o corpo também possui o mesmo sistema de defesa quando luta contra o vírus da tosse e do resfriado. Gatilhos como poeira, pólen ou outros alérgenos fazem as membranas nasais incharem e aumentam a produção de muco.
Esse inchaço é conhecido como rinite alérgica. Esses sintomas geralmente são acompanhados por tosse ou espirros. Ambos, junto com a secreção de muco e catarro, são uma defesa do corpo na expulsão de alérgenos.
Os perigos de cutucar o nariz com muita frequência
A maioria das pessoas pode ter o hábito de cutucar o nariz ou cutucar o nariz para se livrar do nariz acumulado. Na verdade, esse hábito pode ser praticado inconscientemente, especialmente quando alguém está nervoso.
Na verdade, a remoção descuidada de sangramentos nasais pode ter um efeito negativo sobre o seu estado de saúde. Quais são os riscos de cutucar o nariz?
1. Infecção de nariz
Anteriormente, foi explicado que o muco vem do muco, que pega partículas estranhas e depois seca. Essas partículas podem conter bactérias e vírus com potencial para interferir na saúde.
Imagine se você cutucar o nariz muito fundo ou acidentalmente machucar a parte interna do nariz, essas bactérias e vírus podem causar uma infecção no seu nariz. Sem falar que você não lava as mãos ao cutucar o nariz. Dedos sujos também aumentam o risco de infecção.
Além disso, os dedos usados para cutucar seu nariz podem estar contaminados com feridas, então você tem o potencial de transmitir bactérias e vírus a outras pessoas.
Um estudo de Cureus em 2018 examinou as consequências de cutucar o nariz excessivamente ou rinotillexomania. A partir desse estudo, rinotillexomania risco de causar infecções do trato respiratório superior e inchaço das vias nasais. Com o tempo, essa condição tem o potencial de estreitar as narinas.
2. Hemorragias nasais
Além de aumentar o risco de infecção, cutucar o nariz também tem o potencial de danificar os pequenos vasos sanguíneos (capilares) na parede interna do nariz. Os capilares são muito sensíveis e quebram facilmente quando expostos a objetos estranhos.
Se seu dedo ferir acidentalmente um capilar ao cutucar seu nariz, pode ocorrer sangramento ou sangramento nasal. Isso é especialmente verdadeiro se você cutucar o nariz com muita força ou com força.
3. Buraco no septo nasal
O septo é a parede que separa as partes direita e esquerda do nariz. O hábito de remover o nariz com muita frequência também pode causar lesões no septo.
Um dos distúrbios nasais que podem ocorrer devido ao ato de cutucar o nariz é uma perfuração septal, ou seja, o surgimento de um orifício no septo nasal.
Normalmente, essa perfuração septal causa hemorragias nasais. Em casos graves, você pode precisar de cirurgia para tratá-lo.
Como limpar o nariz de maneira adequada e correta
Para algumas pessoas, cutucar o nariz é um hábito que pode ser difícil de evitar. Picar o nariz também raramente causa problemas sérios em pessoas saudáveis.
No entanto, os germes que se aninham podem causar complicações sérias, especialmente em pessoas com problemas no sistema imunológico.
Portanto, cutucar o nariz não é recomendado porque não é um hábito saudável. Para se livrar da saliva corretamente, aqui estão as maneiras que você pode tentar:
- Use spray de água salina para limpar e umedecer o nariz, para que as hemorragias nasais sejam facilmente removidas e o muco não seque facilmente.
- Use um lenço de papel para remover o nariz.
- instalar umidificador para manter o ambiente úmido.
- Se seu filho começar a cutucar o nariz, comece a ensiná-lo a parar e dar-lhe um lenço de papel quando ele reclamar de desconforto no nariz.
Se sentir o aparecimento de feridas demasiadas e frequentes, seguidas de sintomas invulgares, consulte imediatamente o otorrinolaringologista mais próximo.
Embora o nariz tenha um papel importante, não se esqueça de mantê-lo limpo para que ele se mantenha saudável e possa cumprir sua função de filtrar a sujeira.