Um teste de fertilidade masculina pode ser necessário se um casal estiver tendo dificuldade em conceber um filho. Deve-se notar que nem todos os casos de gravidez difícil são causados por mulheres. Em alguns desses casos, os homens são inférteis. Então, quais são os tipos de testes de fertilidade masculina e como são realizados? Descubra as informações completas abaixo.
Variedade de testes de fertilidade para homens
Para descobrir problemas de fertilidade nos homens, existem vários tipos de testes que podem ser feitos. Você pode escolher um dos vários testes que pode escolher para testar a fertilidade masculina abaixo.
1. Testes físicos e histórico médico
Um dos testes que você deve fazer para determinar a fertilidade masculina é um teste físico. Normalmente, esse teste de fertilidade masculina será realizado por um urologista, especialista que trata doenças do aparelho urinário, incluindo rins, ureteres, bexiga, em mulheres e homens.
Normalmente, neste teste de fertilidade masculina, o médico verificará sua saúde física e o histórico geral de saúde. O médico irá descobrir quaisquer condições que possam interferir na sua fertilidade. Isso pode ser um defeito no sistema reprodutivo, baixos níveis de hormônios, doença ou um acidente que você experimentou.
Além disso, neste teste de fertilidade masculina, o médico também irá perguntar se você já teve uma doença grave, algum problema de saúde que você tem atualmente ou o uso de medicamentos que afetam a fertilidade.
Além disso, neste teste de fertilidade, o médico também vai descobrir como tem sido o seu estilo de vida até agora. O médico perguntará se você consome álcool, cigarros e certas drogas. O médico também perguntará se você é frequentemente exposto a radiação, pesticidas ou outras coisas que podem afetar sua fertilidade.
Da mesma forma, o médico perguntará como o corpo reage durante o sexo. Por exemplo, seu médico pode perguntar se você já teve problemas de ereção.
Enquanto isso, testes físicos como parte de um teste de fertilidade para descobrir problemas que podem ocorrer no pênis, epidídimo, vas deferens, e também testículos. O médico também descobrirá se há um problema de varicocele.
2. Análise de esperma
A análise do esperma é um tipo de teste de fertilidade para os homens, o primeiro a ser feito para descobrir se há um problema com o esperma que dificulta a gravidez. Na verdade, em todos os testes realizados para determinar a fertilidade masculina, a análise do esperma é um dos procedimentos que devem ser realizados.
O esperma é necessário no processo da gravidez para fertilizar o óvulo da mulher no útero. Se o teste de fertilidade para homens apresentar apenas uma anormalidade no esperma (forma, número e velocidade de movimento), o homem corre maior risco de ter dificuldade para ter filhos ou até mesmo de ser infértil.
Na verdade, o que se examina nesse tipo de teste não é apenas o esperma. Durante este teste, todos os outros fatores contidos no sêmen também são examinados. Portanto, este teste é mais precisamente chamado de análise de sêmen (sêmen).
Requisitos para análise de esperma
Ao realizar este teste de fertilidade masculina, você deve atender aos requisitos para realizá-lo. O médico lhe dirá quais condições você deve atender.
Antes de fazer este teste, o seu médico pode pedir-lhe para evitar alguns dos seguintes.
- Faça sexo ou se masturbe por alguns dias.
- Consumo de álcool e bebidas com cafeína.
- Uso de lubrificantes ao remover amostras de esperma.
- Dê uma amostra de esperma quando você não estiver se sentindo bem ou estressado
Além disso, o médico também pedirá que você informe todos os medicamentos, tanto prescritos, não prescritos, fitoterápicos, até multivitaminas que são usados.
Essas coisas devem ser feitas de cada vez para que os espermatozoides possam ser usados para análise. O motivo é que essas condições podem alterar a condição do seu esperma, portanto, os resultados do teste de análise do esperma podem não corresponder à sua condição em circunstâncias normais.
Os resultados da análise deste teste de fertilidade masculina determinarão se a quantidade de produção de esperma ou a disfunção do esperma é a razão da infertilidade.
Condições do esperma que são consideradas normais
Para ver se o esperma está normal no momento do teste de fertilidade masculina, há três coisas que devem ser consideradas.
- Contagem de espermatozoides
- Motilidade espermática
- Morfologia do esperma
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma contagem normal de espermatozóides é de 15 milhões por mililitro de sêmen. Ou seja, existem pelo menos 39 milhões de células de esperma em uma determinada amostra.
Se o número de espermatozoides que você tem for menor do que o número declarado, essa condição indica que o esperma é considerado anormal e isso pode ser um sinal de que o homem tem problemas de fertilidade.
Enquanto isso, para a morfologia do esperma, quando visto no microscópio, a cabeça do espermatozóide normal é de forma oval com um comprimento de 4,0-5,5 mm e uma largura de 2,5-3,5 mm. A cauda de um espermatozóide normal tem um comprimento de 9 a 10 vezes o comprimento da cabeça, é reta e se estende desde o pescoço ou forma um sulco ondulado.
Se o espermatozóide tiver um tamanho anormal, como uma cauda bifurcada ou uma cabeça de espermatozoide de formato não oval, há uma grande probabilidade de que o espermatozóide produzido seja anormal.
Por outro lado, a motilidade dos espermatozoides também deve ser considerada. Os espermatozoides são considerados com agilidade normal (motilidade) se 40% do total dos espermatozoides puderem se mover livremente e pelo menos 32% precisar nadar em um movimento para frente ou em um grande círculo. Se a motilidade não for normal, o espermatozóide terá dificuldade em "encontrar" o óvulo, de modo que a fertilização é cada vez mais difícil de ocorrer.
3. Teste hormonal
Embora seja relativamente raro, uma possibilidade de infertilidade em homens pode ser causada por um problema com um dos hormônios do corpo. Hormônio produzido na glândula pituitária, um hormônio que desempenha um papel importante na estimulação da produção de esperma.
Se o hormônio for reduzido, o número de produção de esperma também diminui. Os hormônios produzidos pela hipófise são o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). Esses dois hormônios estão interligados. Portanto, se um desses hormônios for reduzido, os outros hormônios também terão a mesma experiência.
Para saber como estão as condições desses dois hormônios, você pode fazer um exame de sangue tirando uma amostra de seu sangue que é enviada a um laboratório para exame. Geralmente, vários tipos de hormônios podem ser bem detectados por meio de uma amostra de sangue.
4. Teste genético
Além dos três testes de fertilidade masculina mencionados anteriormente, um teste de fertilidade masculina que você também pode fazer é um teste genético. Este teste pode ser feito por homens quando experimentam as seguintes condições.
- O número de espermatozoides produzidos é muito pequeno, pode não ser encontrado nem esperma no sêmen que é liberado.
- Condições físicas que podem ser causadas por fatores genéticos, como testículos pequenos
Um teste genético é um teste de sangue que é feito examinando o DNA ou outra informação genética. Alguns tipos de testes genéticos para fertilidade masculina contam o número e o tipo de cromossomos, enquanto outros procuram por mudanças ou mutações que ocorrem no código genético de uma pessoa.
Normalmente, no corpo humano existem 46 cromossomos em cada célula, a saber, 22 pares de cromossomos somáticos e um par de cromossomos sexuais. Os cromossomos sexuais são o material genético que determina o sexo dos humanos. As mulheres têm um par de cromossomos X (XX) e os homens têm um cromossomo X e um cromossomo Y (XY).
A seguir estão alguns tipos de testes genéticos que você pode escolher para determinar a fertilidade masculina.
Cariótipo
O teste de cariótipo verifica o número e o tipo de cromossomos em seu corpo. Além disso, este teste de fertilidade masculina pode detectar se uma pessoa está faltando ou mesmo se tem um número excessivo de cromossomos.
Teste de microdeleção do cromossomo Y
O teste de microdeleção é usado para verificar se há informações genéticas ausentes no cromossomo Y, necessárias para a produção de esperma.
Teste genético para fibrose cística
Fibrose cística é uma condição que geralmente ocorre devido a fatores genéticos. Na verdade, essa condição ataca os pulmões, mas também acredita-se que cause infertilidade nos homens. Este teste é feito para procurar mutações genéticas defeituosas que podem causar infertilidade em homens.
Faça um teste de fertilidade masculina se tiver problemas para conceber filhos. Consulte um médico para obter as recomendações corretas de testes de fertilidade.