Quase todo mundo quer ter um cabelo saudável, bonito e brilhante. Para isso, cuidar bem do cabelo é a chave. Uma maneira é lavar. Embora pareça fácil, nem todo mundo sabe como lavar o cabelo adequadamente.
Muitas vezes subestimada, esta é a maneira certa de lavar o cabelo
A lavagem com shampoo faz parte do tratamento para mantê-lo limpo e livre de problemas no couro cabeludo, como caspa. Quando feito de maneira adequada, o cabelo fica com aspecto brilhante e macio.
Seguem abaixo alguns passos para fazer o xampu ou lavar os cabelos que vão te ajudar a conseguir cabelos lindos, desde a escolha do xampu até a forma de secar o cabelo.
1. Escolha o shampoo de acordo com o tipo de cabelo
Nem todos os shampoos do mercado são adequados para todos os tipos de cabelo. É por isso que você precisa ter cuidado ao escolher um shampoo para reduzir o risco de danos ao cabelo.
A primeira etapa que você precisa fazer ao escolher um shampoo é examinar o conteúdo do produto nele. Você precisa saber com antecedência qual a fórmula certa para o seu tipo de cabelo.
Por exemplo, o conteúdo de um shampoo adequado para lavar cabelos oleosos será diferente daquele de cabelos secos. Se você tem cabelo oleoso, deve escolher um shampoo que contenha salva, óleo da árvore do chá, ou óleo de limão.
Acredita-se que esses três ingredientes limpam o couro cabeludo durante a lavagem e absorvem e controlam o excesso de óleo.
Então, se você deseja resultados perfumados de longa duração e fazer seu cabelo parecer macio por até 48 horas, um shampoo com perfume de rosas formulado com uma espuma macia pode ser uma opção.
Enquanto isso, para aqueles de vocês que já têm doenças do couro cabeludo, como caspa, é claro que vão precisar de uma fórmula especial. Geralmente, os shampoos contendo hortelã, enxofre ou ginseng ajudam a aliviar a coceira no couro cabeludo.
Lembre-se de que mudar os shampoos com muita frequência pode danificar seu cabelo rapidamente. No entanto, não são poucas as pessoas que sentem que a capacidade dos shampoos usados repetidamente diminui.
Na verdade, usar o mesmo shampoo repetidamente não danifica seu cabelo. Porém, sua eficácia não será tão efetiva quanto na primeira vez em que for usado devido a diversos fatores, como idade, corpo e meio ambiente.
Em caso de dúvida, você deve consultar um dermatologista ou dermatologista.
Que tal lavar sem shampoo?
Algumas pessoas pensam que a lavagem com espuma de xampu em abundância não é a única maneira de obter um cabelo saudável e brilhante. O motivo é que o conteúdo químico e de álcool do xampu pode tornar o couro cabeludo seco e com coceira.
Portanto, algumas pessoas costumam usar os ingredientes naturais abaixo como um substituto para o shampoo, incluindo:
- bicarbonato de sódio: restaura o equilíbrio do pH de cabelos finos, oleosos ou ondulados,
- vinagre de maçã: um substituto para o condicionador após usar bicarbonato de sódio, bem como
- suco de limão: ajuda a se livrar da caspa.
Esse novo hábito provavelmente vai demorar mais do que o shampoo. Além disso, você não deve se concentrar na haste do cabelo ou mudar para essa rotina de lavagem sem shampoo de repente.
2. Molhe o cabelo com água morna
Depois de conseguir um shampoo de acordo com seu tipo de cabelo, o próximo passo é molhar o cabelo uniformemente. Os especialistas recomendam lavar o cabelo com água morna. O motivo é que a água morna ajuda a remover sebo (óleo) e sujeira do couro cabeludo.
Além disso, a água morna também abre a cutícula do cabelo, o que ajuda o cabelo a absorver o óleo do condicionador. No entanto, não é recomendável lavar o cabelo com água quente, pois pode deixar o couro cabeludo mais seco.
3. Use uma quantidade suficiente de shampoo
Uma boa maneira de usar o shampoo é com moderação, nem muito ou pouco. Você pode ajustar suas necessidades de xampu de acordo com a espessura e o comprimento do seu cabelo.
Ao usar shampoo, é melhor derramar nas mãos primeiro. Aplicar shampoo diretamente no cabelo pode realmente secar os fios. Depois, esfregue o shampoo até formar espuma e espalhe na cabeça.
4. Massagem do couro cabeludo
Se você está com pressa, às vezes pode esquecer de massagear o couro cabeludo ao lavar o cabelo. Na verdade, massagear o couro cabeludo é uma técnica de shampoo que não deve ser esquecida.
Abaixo estão algumas etapas para massagear o couro cabeludo ao lavar o cabelo com um shampoo que ajuda a acelerar o crescimento do cabelo.
- Esfregue o shampoo até fazer espuma na cabeça em movimentos circulares.
- Fique curvado com a cabeça baixa.
- Começando nas pontas do cabelo, depois no topo da cabeça e depois nas costas.
- Aplique a espuma de xampu nos lados direito e esquerdo da cabeça.
- Tente usar as pontas dos dedos para massagear o couro cabeludo com shampoo.
- Massageie o couro cabeludo da testa até a nuca.
- Faça seguindo a linha do cabelo.
- Evite pressionar o couro cabeludo com muita força.
Massagear o couro cabeludo visa que os nutrientes do xampu sejam absorvidos adequadamente. Na verdade, essa técnica de xampu também limpa o cabelo e os resíduos de xampu.
Essa técnica deve ser feita de maneira correta, pois de maneira errada pode deixar o couro cabeludo oleoso e os cabelos flácidos.
5. Enxágue o cabelo
Depois de esfregar o shampoo e massagear o couro cabeludo, você pode enxaguar o cabelo. Lembre-se de que enxaguar o cabelo não é o mesmo que molhar o cabelo com água morna.
É melhor usar água fria ao enxaguar o cabelo para fechar as cutículas. Isso ocorre para que os nutrientes do xampu sejam enxaguados com água. Enxágue até que esteja completamente limpo e a maciez do cabelo desapareça.
Usar água morna para enxaguar o cabelo após a lavagem irá deixá-lo seco e com aparência ramificada.
6. Use condicionador
Além do xampu, outros produtos para os cabelos que não são menos importantes para usar durante a lavagem são os condicionadores. O condicionador geralmente é usado após o enxágue do cabelo. Aplique o condicionador nas pontas do cabelo para proteção adicional.
Mesmo assim, às vezes existem alguns produtos que fornecem instruções diferentes de outros. Portanto, sempre leia as regras de uso de cada condicionador que irá utilizar.
7. Seque o cabelo adequadamente
A etapa final da lavagem é secar o cabelo. No entanto, a secagem do cabelo também possui uma técnica própria e não deve ser descuidada. Por exemplo, secar o cabelo com um secador de cabelo ( secador de cabelo ) pode danificar o cabelo rapidamente.
Isso ocorre porque o secador de cabelo pode fazer com que a água de fora do cabelo seja empurrada para a camada do córtex, causando danos ao cabelo. Mesmo assim, deixar o cabelo molhado secar sozinho também não é bom.
Esse hábito só fará o cabelo inchar e expandir. Como resultado, o grande estresse sobre as proteínas finas para manter o cabelo intacto fica danificado e coloca o cabelo em risco de quebra e quebra.
Aqui estão algumas dicas para secar o cabelo que podem ajudá-lo a manter o cabelo saudável.
- Cubra o cabelo molhado com uma toalha para absorver a água.
- Evite esfregar o cabelo com uma toalha.
- Seque o cabelo com vento ou ar ambiente enquanto ocasionalmente move o cabelo.
- Adquira o hábito de não pentear o cabelo quando está molhado, para quem tem cabelo liso.
- Deixe o cabelo secar um pouco e use um pente de dentes largos quando o cabelo estiver levemente úmido para quem tem cabelos cacheados.
- Reduza o uso secador de cabelo , pente quente , e um torno.
Que tal o uso secador de cabelo ?
Na verdade, secar o cabelo com secador de cabelo após a lavagem ainda é permitido, desde que você saiba o caminho certo, que é o seguinte.
- Selecionar ferramenta secador de cabelo os de qualidade.
- Conheça o seu tipo de cabelo.
- Deixe o cabelo secar por conta própria por alguns minutos.
- Evite esfregar o cabelo molhado para não danificar as cutículas do cabelo.
- Defina a temperatura para secador de cabelo baixo para que apenas o ar frio saia.
- Certifique-se de que a distância entre secador de cabelo com cabelo de cerca de 15 cm.
- Sempre mova seu cabelo para que seque rapidamente ao usá-lo secador de cabelo .
Para cabelos que já estão secos e danificados devido à exposição frequente a ferramentas de modelagem de cabelo, você pode tratá-los de várias maneiras naturais da seguinte maneira.
- Use máscara de cabelo de abacate.
- Massagem com manteiga.
- Hidrate os cabelos com azeite.
- Enxágüe com chá água sem açúcar para manter a cor do cabelo.
- Use óleo de coco para manter a umidade em seu cabelo.
Quando e quantas vezes você deve lavar o cabelo?
A lavagem do cabelo é uma parte da lavagem do cabelo que deve ser feita continuamente. No entanto, você não precisa lavar o cabelo todos os dias, pois isso pode ressecá-lo.
Quase todo mundo pensa que raramente lavar o cabelo pode causar caspa, de modo que você lava o cabelo com frequência. Embora isso não seja totalmente verdade, há muitas coisas às quais você deve prestar atenção.
A frequência com que você usa o shampoo depende da condição de seu cabelo e de suas atividades diárias.
Enquanto isso, raramente lavar o cabelo aumenta a oleosidade e as células mortas da pele. Essa condição pode fazer com que o fungo seja mais ativo para comê-lo e agravar os cabelos já com caspa.
Se você tiver mais perguntas, consulte um dermatologista para problemas de cabelo para uma solução mais adequada.