4 benefícios de ser um pessimista que você não esperava

Muitos conselhos e aforismos que enfatizam a importância de ser otimista o tempo todo. No entanto, o pessimismo nem sempre deve ser evitado. Na verdade, um pesquisador da Alemanha chamado Frieder Lang disse que uma atitude pessimista ou pensamento negativo pode trazer seus próprios benefícios para a vida. Ele disse que uma das vantagens de ser pessimista é ter uma vida longa. Bem, como pode ser isso?

Quais são as vantagens de ser pessimista?

Pessimismo é uma atitude, pensamento, expectativa e visão negativa ou desfavorável em relação a algo ou o resultado de um processo. Muitos estudos relacionaram o pensamento negativo com problemas de saúde, como estresse, ansiedade e até depressão.

No entanto, pesquisadores da Alemanha descobriram que há poucos benefícios em ser pessimista. Uma atitude pessimista que ainda está dentro de limites razoáveis ​​é muito útil para muitos aspectos da vida, mesmo quando comparada a pessoas otimistas que gostam de esperar algo positivo em todas as situações. Aqui estão algumas das vantagens que podem ser obtidas de pessoas que têm uma atitude pessimista:

1. Vida mais longa

Um estudo constatou que adultos com poucas expectativas em relação ao futuro têm potencial para aproveitar a vida por mais tempo e ser mais felizes. Na verdade, Lang diz que as pessoas que são excessivamente otimistas ao prever o futuro têm maior probabilidade de correr o risco de sofrer de dores de cabeça devido à realidade que não funciona da maneira que esperavam.

Embora essa pesquisa ainda não tenha produzido uma causa e efeito claros, Lang prevê que uma atitude pessimista pode levar as pessoas a uma vida mais alerta e cautelosa. Isso também inclui esforços para tomar precauções e segurança em relação às suas vidas.

2. O romance é mais durável

Nos últimos anos, vários estudos sugeriram que o pensamento negativo às vezes é necessário, especialmente quando você está em um relacionamento de longo prazo. Pesquisa publicada em julho em Jornal de Personalidade e Psicologia Social , disse que o otimismo excessivo pode ser ruim para o relacionamento conjugal.

Isso porque a atitude otimista de ambas as partes faz com que tendam a ser indiferentes na solução dos problemas domésticos. O otimismo excessivo faz com que os dois pensem que tudo ficará bem com o tempo. No entanto, nem sempre será esse o caso. Os pesquisadores também descobriram que os casais que tentam se forçar a permanecer positivos e pensar quando enfrentam um problema, na verdade causam mágoa um ao outro.

Em contraste, os pesquisadores dizem que os casais pessimistas têm mais probabilidade de viver em harmonia porque não têm grandes expectativas e expectativas em relação ao relacionamento.

3. Pessoas pessimistas também podem ter sucesso

Embora muitos motivadores sempre lhe digam para sempre pensar positivo. Na verdade, o sucesso não pertence apenas a pessoas otimistas; os pessimistas também podem viver com sucesso.

Por que é que? Pessoas que têm uma atitude pessimista tendem a ter uma má ideia das coisas que estão prestes a começar. Isso os deixará mais motivados a sempre se esforçarem mais do que os esforços de pessoas confiantes demais. Portanto, eles farão várias coisas e ideias que podem desencadear seu sucesso.

4. Não é fácil se preocupar

Julie Norem, professora de psicologia da Wellesley University, ressalta que os benefícios de ser pessimista podem deixar as pessoas menos ansiosas. Essa atitude mostra que os resultados ruins que eles acham que podem protegê-los de se sentirem ansiosos.

Por exemplo, se você tiver pensamentos ruins, como prestes a escorregar ou tropeçar em público. Pessoas pessimistas tendem a pensar sobre o que pode impedir que coisas ruins aconteçam. Uma atitude pessimista pode desviar a ansiedade e a preocupação excessivas; portanto, não raramente, aqueles que são pessimistas tendem a ficar bem no final.

Então, pessimistas estão bem, mas não exagere

O pessimismo nem sempre termina em resultados ruins, nem o otimismo. Otimismo e pessimismo são obrigatórios para o equilíbrio da vida. Os dois podem ser combinados para pesar e dar a você um motivo realista para esperar por algo. Pelo menos, por meio dessas duas atitudes, você pode ver os problemas em potencial e aprender a aproveitar o resultado final da atitude que toma.