Como se livrar de lembranças de coisas ruins e não quero ser lembrado

Todo mundo tem uma memória, seja ela boa ou ruim. Os dois estão intimamente ligados, às vezes até relampejados. Quando boas lembranças surgirem, você pode sorrir feliz. Por outro lado, memórias ruins podem causar traumas ou fobias. Essas memórias negativas, é claro, querem ser esquecidas. Porém, como se livrar da memória ou esquecer algo ruim?

Por que as memórias ruins são gravadas com clareza no cérebro?

Antes de discutir como esquecer algo que não quer lembrar, primeiro entenda como o cérebro funciona no processamento de memórias.

Seu cérebro tem uma sala especial para armazenar memórias. Mesmo que tenham se passado dias e até décadas, você ainda pode se lembrar dessa memória. Por quê? Isso acontece porque a proteína estimula as células cerebrais a formar conexões em memórias antigas.

No entanto, a conexão está sujeita a alterações. Às vezes, há pedaços de memória que ficam esquecidos ou até mais claros, até parecem exagerados. Por exemplo, uma aranha que cai bem perto do seu olho enquanto dorme.

Essas memórias podem ser agravadas por muitos fatores, como filmes ou fotos que apresentam aranhas assustadoras. Quanto mais vívida e exagerada for a memória, maior a probabilidade de causar uma fobia.

Se uma pessoa já tem fobia, uma maneira de superar essa coisa terrível é pedir ajuda a um médico ou psicólogo.

Estudo no jornal Direções atuais na ciência psicológica relataram que as memórias ruins são muito mais difíceis de esquecer porque a maioria das pessoas se lembra delas com mais clareza. Sabe-se que as más memórias envolvem partes do cérebro, a saber, a amígdala e o córtex orbitofrontal, que também são responsáveis ​​pelo processamento das emoções.

Como se livrar de lembranças ruins

Algo que você deseja esquecer geralmente o deixa com medo, ansioso, triste e deprimido. Em casos mais graves, as emoções que você sente quando a memória volta podem inibir a atividade.

Você não pode realmente se livrar das lembranças ruins de seu cérebro, mas pode reduzir o envolvimento emocional que vem com isso como uma forma de parar de se sentir ansioso ou com medo como antes.

Para resolver esse problema, você pode tentar as seguintes maneiras.

1. Descubra o gatilho

Memórias ruins, tristes ou constrangedoras nem sempre estão em sua cabeça. Essas memórias aparecerão porque há um gatilho, como um cheiro, uma determinada imagem ou um som.

Por exemplo, a pessoa A, que teve o trauma da rebelião, se lembrará do incidente quando ouviu barulhos, fumaça densa ou multidões. Bem, barulhos altos, fumaça densa e multidões é o que faz com que A se lembre de suas memórias ruins.

Conhecer os gatilhos é uma forma fundamental de ajudá-lo a apagar algo ruim da memória. Quanto mais sensível você for a esses gatilhos, maior será a chance de se controlar e cortar a conexão entre o gatilho e as memórias negativas.

2. Consulte um psicólogo

Se uma memória ruim o traumatizou, é hora de visitar um psicólogo. O objetivo é que psicólogos e profissionais de saúde mental possam ajudá-lo a encontrar a maneira certa de esquecer algo que o traumatizou.

Após a ocorrência do trauma, o psicólogo pedirá que você espere algumas semanas para que suas emoções se estabilizem. Em seguida, você será solicitado a recontar a experiência ou incidente que o traumatizou uma ou duas vezes por semana.

Lembrar de más lembranças repetidamente tem como objetivo forçar o cérebro a reconstruir o evento e reduzir o trauma emocional experimentado. Embora essas memórias não possam ser apagadas, pelo menos as emoções que surgem não são mais tão sensíveis como antes.

3. Faça supressão de memória

De acordo com um estudo no jornal Tendências em ciência cognitiva, supressão de memória (supressão de memória) pode ser usado como uma forma de se livrar de memórias ruins que continuam surgindo.

O estudo mostrou que o uso de funções cerebrais de alto nível, como raciocínio e pensamento racional, pode interferir na capacidade do cérebro de lembrar memórias. Essa técnica é, na verdade, equivalente a treinar o cérebro para desligar uma memória, substituindo-a por outra memória mais agradável.

4. Terapia de exposição

Esta terapia é na verdade um tratamento para PTSD (transtorno de estresse pós-traumático). No entanto, também pode ser feito como uma forma de ajudar a apagar as memórias de um acontecimento triste e assustador.

Essa terapia envolve a recontagem do evento traumático, seguida pela prática de lidar com o trauma. O terapeuta pode dar algo ao paciente ou levá-lo a um local que desencadeou o trauma.

5. Tome propranolol

O propranolol é um medicamento para hipertensão, frequentemente usado para tratar pessoas que sofreram traumas. Este medicamento pode reduzir a resposta do corpo à ansiedade, como aperto de mão, suor, coração disparado e boca seca.

O propranolol é um medicamento para pressão arterial da classe de drogas conhecida como bloqueadores beta, e é freqüentemente usado no tratamento de memórias traumáticas.

Uma vez tomado por via oral, o propranolol reduzirá a resposta emocional que ocorre quando você se lembra do trauma. Este tratamento será mais eficaz se associado à terapia.

Fonte da foto: CAIPA