Garganta com catarro, mas sem tosse? Aqui estão 5 causas

Você costuma tossir catarro, mas não tosse? Garganta com catarro é uma condição perturbadora porque faz com que a garganta pareça um caroço. Então, o que causa catarro na garganta, mesmo que você não esteja em um estado de tosse ou gripe? Esta é a resposta.

Visão geral do catarro

Na verdade, o próprio catarro é uma substância escorregadia que atua como um lubrificante para os seios da face e a garganta.

Essa substância é produzida pelas células do muco nas glândulas mucosas que contêm água, mucina, sais, eletrólitos e vários tipos de células, como as células epiteliais.

Ter catarro é normal. Uma pessoa pode ter catarro na garganta, embora seja saudável.

O corpo produz em média 1-2 litros de muco por dia, que é usado para manter a garganta úmida e ajudar o sistema respiratório.

Além disso, o catarro também ajuda a combater a irritação e a infecção. No entanto, em certos casos, a produção de catarro é excessiva.

Isso faz com que sua garganta continue a produzir catarro, mesmo que seu corpo não esteja em um estado de tosse ou gripe.

Causas de catarro na garganta, mesmo sem tossir

Aqui estão alguns dos fatores que causam catarro na garganta, embora não seja tosse:

1. Infecção

A produção de muco geralmente é acelerada quando o corpo está passando por uma infecção.

Esta é a resposta natural do corpo para se livrar de partículas estranhas que podem estar causando uma infecção.

Em suma, o corpo tende a estimular a produção de muco para aumentar suas defesas contra invasores estrangeiros infecciosos.

Como resultado, ocorre um espessamento do muco. Nessa fase, a saída mais fácil para o muco espesso é pela garganta.

2. Irritação poluente

A inalação acidental de fumaça e gases tóxicos, como dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, pode causar uma produção excessiva de muco.

Essa condição torna as vias aéreas inchadas e inflamadas. Novamente, como resposta primária, o catarro é finalmente produzido.

3. Sinusite aguda

A sinusite aguda é uma condição caracterizada por inchaço das cavidades nasais. O inchaço restringe as passagens dos seios da face, o que por sua vez causa a formação de muco.

A sinusite aguda pode ser causada por uma infecção bacteriana ou fúngica.

Além disso, dormir de costas quando você tem uma infecção sinusal também faz com que o muco se acumule na parte de trás da garganta, o que pode causar dor de garganta e problemas de sono.

4. Gravidez

Sim, junto com o ganho de peso, as emoções instáveis ​​e os enjôos matinais, pode ocorrer uma produção excessiva de muco devido aos efeitos da gravidez.

As alterações hormonais durante a gravidez podem secar as passagens nasais, causando-lhes inflamação.

Bem, por causa desse problema, a produção de muco no nariz e na garganta se torna excessiva.

Para reduzir a circulação respiratória devido ao acúmulo de muco, você pode usar um pano úmido quente colocado sobre o nariz ou bochecha.

5. Beba leite

Consumir laticínios quando você tem um resfriado, gripe ou febre pode causar espessamento e produção descontrolada de muco.

As reações alérgicas a certos alimentos também podem causar obstrução nasal, o que permite que o muco flua do nariz para a garganta.

Beber leite, produtos de trigo e ovos pode piorar os sintomas de alergia alimentar e causar uma produção excessiva de muco, que pode eventualmente se acumular na garganta.

6. Certos fatores fisiológicos

Uma pessoa que tem um problema de garganta e deglutição também pode causar um acúmulo de muco na garganta.

Isso ocorre porque as pessoas que têm problemas de garganta e engolem os músculos da garganta têm baixo controle, de modo que o muco não pode ser expelido e permanece na garganta.

Além disso, apresenta desvio de septo, que é uma condição em que se move a cartilagem que divide o nariz em dois lados provocando alterações no fluxo de muco.