Um dos problemas mais comuns das unhas é uma unha quebrada ou solta. Se não for tratada, é claro que pode causar novos problemas. Então, uma unha solta pode voltar a crescer e como consertá-la?
Causas de unhas soltas
Para algumas pessoas, uma unha que se desprende do leito ungueal às vezes é indolor. Os problemas com esta unha podem ocorrer devido a uma série de fatores, como lesões, unhas compridas e infecções fúngicas.
Na verdade, suas unhas também podem cair devido à exposição a produtos químicos durante a manicure. Vamos lá, identifique quais são as causas dos danos às unhas que costumam ocorrer por essa mulher.
Lesão física ou trauma
Uma das causas das unhas soltas são lesões ou traumas físicos, como bater em uma mesa ou ficar presa na porta. Na verdade, vários outros hábitos podem desencadear a perda das unhas, incluindo:
- uma lima de unha que pode afrouxar o jugo e separá-lo do rolamento,
- batendo na mesa para fazer as unhas escurecerem, e
- Use um secador de cabelo para secar o esmalte.
Além disso, dedos repetidamente presos também podem causar unhas quebradas. Isso pode acontecer com mais frequência quando você usa sapatos muito estreitos.
Infecção fúngica das unhas
Além de lesões, as unhas soltas também podem ser um sinal de infecção fúngica que ataca as unhas. Essa doença das unhas geralmente ocorre em pessoas que trabalham perto de água ou são expostas a produtos químicos, como produtos de limpeza.
Como resultado, fungos ou bactérias penetram na unha e no tecido circundante e fazem com que a unha se quebre e caia. Se as unhas parecerem amarelas, rachadas e espessas, você deve consultar um médico para tratamento.
Falta de ingestão de vitaminas e minerais
As unhas finas e macias que facilmente caem ou quebram estão frequentemente associadas a baixos níveis de zinco e ferro no corpo (anemia).
Esse mineral tem papel importante na formação da hemoglobina, proteína contida nas hemácias que transporta oxigênio para a matriz ungueal. Sem a ingestão adequada de minerais, o crescimento saudável das unhas também é interrompido.
Além disso, a falta de ingestão de vitamina C, complexo de vitamina B e cálcio também são causas comuns de unhas opacas e quebradiças.
Uso de certas drogas
Para aqueles de vocês que usam drogas como tetraciclina, clorpromazina e anticoncepcionais orais, talvez seja necessário ter cuidado. A razão é que um dos efeitos colaterais dessas drogas é que as unhas são separadas do leito ungueal.
Na verdade, essa condição também apresenta maior risco em pacientes submetidos à quimioterapia ou em uso de medicamentos antimaláricos. Lembre-se de que as infecções fúngicas atacam as unhas soltas, provavelmente causando dor.
Certos problemas de saúde
Se você tiver doenças, como psoríase ungueal e dermatite, as unhas soltas podem ser um sinal desses problemas de saúde. Outras doenças associadas com a quebra e descolamento das unhas da base incluem:
- anemia,
- diabetes,
- esclerodermia,
- síndrome da unha amarela, e
- certas outras doenças hereditárias.
Como cuidar de unhas soltas
Este tratamento de danos às unhas geralmente pode ser feito em casa para ajudar a aliviar a dor e prevenir infecções. Aqui estão várias maneiras de tratar unhas soltas para acelerar a cicatrização.
Mantém a área da unha seca
Quanto mais cedo você notar que a unha está se destacando do leito ungueal, menor o risco de infecção. Quando isso acontecer, é melhor elevar o dedo lesionado para reduzir a dor e o inchaço.
Se possível, cubra o dedo afetado com uma bandagem. Como o leito ungueal é muito úmido e sensível, precisa ser protegido nos primeiros 7 a 10 dias para não infeccionar.
Comprimir dedo com gelo
Além de envolver o dedo com uma bandagem, você também pode aplicar gelo na área ferida por 20 minutos. Este método pode ser feito a cada 3 a 6 horas durante as primeiras 24 a 48 horas.
Este tratamento caseiro com unhas soltas tem como objetivo ajudar a aliviar a dor e reduzir o inchaço.
Como fazer :
- coloque os cubos de gelo em um saco plástico e sele o topo
- embrulhe o saco com uma toalha ou pano fino
- Evite colocar gelo ou bolsas de gelo diretamente na pele
- coloque a bolsa de gelo logo acima da bandagem que cobre o dedo
Padrão de alimentação saudável
Se a substituição das unhas ou unhas soltas for causada por falta de ferro, é claro que você precisa aumentar a ingestão dos nutrientes necessários. Existem vários tipos de alimentos que podem ser consumidos para atender às necessidades de ferro, tais como:
- carne, frango e fígado de frango,
- nozes,
- vegetais com folhas verdes escuras, bem como
- suplementos de ferro.
Além da dieta, você também deve manter as unhas descascadas úmidas, aplicando óleo de jojoba na pele ao redor das unhas.
Quando você deve consultar um médico?
Unhas quebradas podem ser tratadas em casa. No entanto, os sintomas abaixo podem indicar que você precisa consultar um médico.
- Unhas quebradas são difíceis de cortar.
- A unha está completamente separada da pele.
- Há uma ferida bastante profunda que exige pontos.
- Os dedos latejam ou estão tensos.
- Sangramento na parte da unha que fica saliente e não para.
- Sintomas de infecção na pele próxima à fratura da unha, como inchaço com pus.
O médico pode prescrever uma pomada antibiótica ou analgésico para aliviar os sintomas de uma unha quebrada.
Se você tiver mais perguntas, consulte seu médico para obter a solução certa.