Você já pulou o café da manhã porque acordou tarde ou adiou o almoço por causa do trabalho acumulado? Se você está acostumado a comer de maneira irregular, é bom diminuir esse hábito, pois o impacto é muito ruim para a saúde.
Horário e horário para comer podem afetar a saúde
Além da seleção dos alimentos, os horários e horários das refeições também parecem ter um grande impacto na saúde. Os especialistas descobriram até que hábitos alimentares irregulares podem aumentar o risco de obesidade, hipertensão e diabetes.
Isso está relacionado ao ritmo circadiano, que é o relógio interno do corpo que se repete a cada 24 horas. Os ritmos circadianos regulam o sono, dieta, metabolismo, apetite, temperatura corporal, formação de hormônios, divisão celular e outras atividades biológicas.
Os hábitos alimentares em horários inconsistentes podem interromper esses ritmos circadianos. Indiretamente, esse hábito também interfere nas atividades do sistema digestivo e do metabolismo, que são reguladas pelo ritmo circadiano do corpo.
Quais são as consequências se eu comer de maneira irregular com frequência?
Vários estudos mostraram que hábitos alimentares inconsistentes podem levar aos vários distúrbios listados abaixo.
1. Distúrbios digestivos
A alimentação irregular pode diminuir os efeitos térmicos dos alimentos que você ingere. O efeito térmico é a energia que você usa para digerir e absorver nutrientes. Se você comer de forma irregular, pode ocorrer indigestão.
Isso acontece porque seu sistema digestivo é uma "máquina" de processamento de alimentos que é usada por 8 a 10 horas. Os hábitos alimentares irregulares interromperão o suprimento de energia do corpo, tornando o processo digestivo também problemático.
2. Mudanças hormonais
Hábitos alimentares inconsistentes podem perturbar o equilíbrio hormonal do corpo. Isso ocorre porque, quando você pula refeições, seu corpo percebe isso como um perigo.
Seu corpo então libera o hormônio cortisol em resposta a esse sinal de “perigo”. Um aumento no hormônio cortisol pode interferir em várias atividades biológicas do corpo, como metabolismo, inflamação e regulação do açúcar no sangue.
3. Ganho de peso
Um estudo no jornal Nutrientes descobriram que hábitos alimentares irregulares podem afetar o peso corporal. Pessoas que estão acostumadas com isso são ainda mais propensas a ganhar peso do que pessoas que comem regularmente.
Isso ainda está relacionado ao papel dos ritmos circadianos na regulação do apetite. As interrupções nos ritmos circadianos podem confundir os sinais de fome e saciedade. Você pode sentir fome com mais frequência, então tende a comer demais.
4. Aumento dos níveis de açúcar no sangue
Cada vez que você termina de comer, o pâncreas libera insulina para estabilizar o açúcar no sangue. Hábitos alimentares inconsistentes podem atrapalhar o equilíbrio da produção de insulina, de forma que a regulação do açúcar no sangue também é afetada.
O açúcar no sangue pode cair drasticamente porque o pâncreas libera mais insulina. Essa condição pode aumentar o risco de diabetes em pessoas saudáveis. Enquanto isso, em diabéticos, uma queda repentina do açúcar no sangue pode ser fatal.
5. Cólicas estomacais
Uma pessoa que costuma comer de forma irregular está mais sujeita a cólicas estomacais. Normalmente, essa queixa surge devido a distúrbios do estômago, como doença do refluxo ácido gástrico (DRGE), úlceras estomacais, infecções estomacais e assim por diante.
Algumas pessoas superam isso comendo o mais rápido possível, assim que seu estômago doer. Infelizmente, essa ação pode, na verdade, causar novos problemas, como inchaço e excesso de produção de gás, o que acaba fazendo com que o estômago fique dolorido.
6. Aumentar o risco de várias doenças
Comer irregularmente pode se tornar um mau hábito se for feito repetidamente. Com o tempo, esse comportamento aparentemente trivial pode causar problemas de digestão, circulação, hormônios e muitos outros sistemas do corpo.
Por outro lado, horários de refeição consistentes manterão seu ritmo circadiano em equilíbrio. Esse equilíbrio permite que todas as atividades biológicas do corpo ocorram de maneira ordenada. Dessa forma, o corpo está sempre saudável e funcionando adequadamente.
Uma dieta saudável não é determinada apenas pelo tipo de alimento que você escolhe, mas também pelos horários regulares das refeições. Comece se acostumando com o café da manhã, depois o almoço e o jantar ao mesmo tempo.
Não se esqueça de complementar esse hábito saudável escolhendo alimentos ricos em carboidratos complexos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Coma em porções suficientes para que sua ingestão nutricional seja equilibrada.