Os perigos da vaporização ou vaporização são frequentemente considerados menores do que os cigarros de tabaco, como os cigarros kretek e os cigarros com filtro. Na verdade, os líquidos do vapor ainda contêm nicotina extraída do tabaco. A diferença é que esse líquido de vapor também é misturado a vários tipos de sabores apetitosos. Então, quais são os perigos da vaporização ou dos cigarros eletrônicos para a saúde? Confira a seguinte explicação.
Quais são os perigos da vaporização para a saúde?
Antes de discutir os perigos do vapor ou dos cigarros de vapor para a saúde, você deve entender sobre o vapor em si.
Vape é um cigarro eletrônico que contém vapor líquido ou líquido com vários sabores e não usa tabaco.
Mesmo assim, os líquidos de vapor ainda contêm nicotina, extraída do tabaco, mas que foi misturada com vários sabores.
Ou seja, os perigos de fumar vapor e cigarros convencionais podem ser semelhantes ou até os mesmos. Alguns dos perigos do vapor ou dos cigarros de vapor que podem se esconder serão discutidos abaixo.
1. Causando vício
A nicotina é uma substância viciante que faz uma pessoa ter vontade de fumar continuamente. Os usuários de vaporização correm ainda mais risco de serem expostos à nicotina.
O motivo é que os cigarros eletrônicos, especialmente tubos com voltagens mais altas, podem drenar grandes quantidades de nicotina para o corpo.
O vício da nicotina pode tornar difícil para você desistir. Como resultado, o corpo mostra certos sintomas físicos quando você tenta escapar, como tonturas e náuseas.
2. Perturbar o desenvolvimento do cérebro em adolescentes
Além dos já mencionados, a nicotina pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro do adolescente, que continua a se desenvolver até por volta dos 25 anos.
Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças afirmam que o uso de nicotina pode danificar partes do cérebro que controlam:
- atenção,
- Aprendendo,
- humor e
- controle de impulso.
A nicotina pode interferir no processo de criação de memórias ou novas habilidades que são construídas entre as células cerebrais. Na verdade, esse processo é realizado mais rapidamente no cérebro do adolescente do que no adulto.
3. Aumenta o risco de doenças pulmonares
Outro efeito colateral da vaporização são várias doenças pulmonares, as mesmas causadas pelos cigarros convencionais.
A American Lung Association afirma que o conteúdo da vaporização, ou seja, a acroleína, também é usado para matar ervas daninhas.
Esses compostos podem causar lesão pulmonar aguda e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma.
Além disso, os condimentos na vaporização também causam danos às células pulmonares. Quando você os toma em altas doses, esses aromatizantes podem matar as células pulmonares normais.
Um dos aromas encontrados na vaporização é o químico diacetil. Esses ingredientes podem agravar doenças pulmonares graves.
4. Aumenta o risco de doenças cardiovasculares
O vapor de nicotina da vaporização contém ingredientes que podem aumentar a produção e os níveis do hormônio adrenalina.
Se não for tratada por um longo tempo, essa condição tem o potencial de aumentar o risco de ataque cardíaco e morte súbita.
A nicotina pode desencadear a produção do hormônio adrenalina, que geralmente só aumenta quando você está ameaçado ou estressado.
Em seguida, esse hormônio aumenta a freqüência cardíaca para que o sangue flua mais rapidamente para todas as partes do corpo.
Quando o coração é forçado a trabalhar muito, surgem riscos perigosos, como um ataque cardíaco.
Se você usar a vaporização de líquidos contínua ou regularmente, o risco de efeitos colaterais aumenta.
5. Causa envenenamento por nicotina
Além de causar impacto nos pulmões, o uso de nicotina em grandes quantidades pode causar intoxicações. Os sintomas de envenenamento por nicotina geralmente são náuseas e vômitos.
Em casos graves, o usuário terá convulsões e depressão respiratória. É claro que o envenenamento agudo também pode levar à morte.
Cerca de 30-60 miligramas (mg) de nicotina podem matar um adulto. Normalmente, um pequeno frasco de líquido de vaporização contém 100 mg de nicotina.
O risco de morte permanece se crianças ou adultos 'consumirem' muitos desses fluidos. Portanto, você deve ter cuidado com o nível de nicotina que entra em seu corpo.
Depois de ver os perigos resultantes do uso de cigarros de vaporização, você pode concluir que a vaporização é tão perigosa quanto os cigarros.
Portanto, na verdade, a maneira mais segura de se proteger é parar de fumar, seja cigarros eletrônicos, cigarros de tabaco ou narguilé.
Você pode interromper esse hábito de várias maneiras, como tomar remédios para parar de fumar, usar métodos naturais para parar de fumar e se submeter à terapia para parar de fumar.
Os tipos de terapia para parar de fumar podem incluir terapia de reposição de nicotina e hipnose.
No entanto, se estiver usando cigarros eletrônicos para fins específicos, como parar de fumar, você pode escolher um vapor que não contenha nicotina.