Conheça a diferença entre vírus e bactérias e as doenças que eles causam

Bactérias e vírus são microorganismos comuns que causam doenças infecciosas em humanos. Às vezes, as duas infecções podem mostrar os mesmos sinais. No entanto, as bactérias e os vírus são geneticamente diferentes, por isso não podem ser tratados da mesma maneira. Na verdade, quais são as diferenças entre os dois e o que é mais perigoso entre bactérias e vírus?

A principal diferença entre bactérias e vírus

Embora ambos sejam microrganismos, os vírus e as bactérias têm tamanhos, componentes genéticos e modos de vida diferentes.

Os vírus são menores que as bactérias e são como parasitas. Ou seja, o vírus só pode sobreviver se "cavalgar" nos corpos de outros seres vivos. Enquanto isso, as bactérias apresentam maior adaptabilidade ao meio externo.

Além disso, nem todos os tipos de bactérias causam doenças em humanos. Na verdade, a presença de vários tipos de bactérias beneficia o ser humano.

O que são bactérias?

As bactérias são micróbios que pertencem à família dos procariotos. As bactérias têm paredes celulares finas, mas duras, e uma membrana semelhante a borracha que protege o fluido dentro da célula.

As bactérias podem se reproduzir por conta própria, principalmente por divisão. Os resultados da pesquisa com fósseis afirmam que as bactérias existem desde 3,5 bilhões de anos atrás.

As bactérias podem viver em uma variedade de condições ambientais, incluindo ambientes extremos, como ambientes muito quentes ou muito frios. Da mesma forma, em lugares que nem mesmo podem ser habitados por humanos, como ambientes altamente radioativos.

A maioria das bactérias não causa doenças, exceto ...

Na verdade, apenas menos de 1% desses tipos de bactérias podem causar doenças. A maioria das bactérias é realmente necessária ao corpo humano, como: Lactobacillus acidophilus e Escherichia coli.

O importante papel das bactérias no corpo é ajudar o processo de digestão dos alimentos, combater outras infecções microbianas que causam doenças, combater as células cancerosas e fornecer nutrientes benéficos.

Embora algumas bactérias sejam inofensivas e não tenham um impacto negativo na saúde, existem vários tipos de bactérias a serem observadas, pois podem causar doenças infecciosas.

As doenças causadas por infecções bacterianas incluem:

  • Dor de garganta
  • Tuberculose
  • Celulite
  • Tétano
  • Sífilis
  • Infecção do trato urinário
  • Meningite bacteriana
  • Difteria
  • tifo
  • Doença de Lyme

O que são vírus?

Os vírus são micróbios que não podem viver sem se ligar a seu hospedeiro. Os vírus também são muito menores que as bactérias. Todo vírus possui material genético, seja RNA ou DNA.

Novos vírus podem se reproduzir quando anexados a outros seres vivos.

Ao entrar no corpo, o vírus ataca as células saudáveis ​​e assume o fornecimento de nutrientes e oxigênio para essas células. Além disso, o vírus começará a se multiplicar até que finalmente a célula que carrega morra.

Não apenas danificam as células saudáveis; em alguns casos, os vírus também podem transformar células normais em células perigosas.

A maioria dos vírus pode causar doenças

Ao contrário das bactérias, a maioria dos vírus causa doenças. Os vírus também são "exigentes", também conhecidos como atacam certas células especificamente, por exemplo, certos vírus atacam células do pâncreas, do sistema respiratório ou do sangue.

Não apenas as células saudáveis ​​do corpo, os vírus também atacam as bactérias. As doenças causadas por infecção incluem:

  • Tem resfriado
  • Gripe
  • Sarampo
  • Catapora
  • Hepatite
  • HIV / AIDS
  • Caxumba
  • Ebola
  • Dengue
  • Poliomielite
  • Rubéola
  • COVID-19

Você pode ter as duas infecções ao mesmo tempo?

Além de causar doenças diferentes, as bactérias e os vírus podem causar uma doença infecciosa ao mesmo tempo.

A razão é que, em alguns casos, é muito difícil reconhecer a diferença se a doença infecciosa é causada por um vírus ou bactéria, por exemplo, na meningite, diarreia e pneumonia.

Além disso, a dor de garganta também está incluída na lista de condições que podem ser causadas por vírus ou bactérias. A dor de garganta não é, na verdade, uma doença, mas um sintoma que aparece quando você tem certas doenças.

Tipos de vírus que causam gripes e resfriados e tipos de bactérias Streptococcus pyogenes e Estreptococo grupo A ambos podem causar dor de garganta.

Em outros casos, uma infecção viral pode levar a uma infecção secundária causada por bactérias. No livro Essential of Glycobiology, é explicado que essa condição geralmente ocorre quando uma infecção por influenza desencadeia uma infecção sinusal, infecção de ouvido ou pneumonia causada por bactérias.

Você pode dizer a diferença entre infecções virais e bacterianas?

As infecções virais e bacterianas podem apresentar sintomas semelhantes, especialmente quando atacam os mesmos órgãos ou tecidos do corpo.

A diferença entre infecções virais e bacterianas pode ser vista pela duração, pelos sintomas da infecção e pelo desenvolvimento dos sintomas. Nas infecções virais, os sintomas geralmente são breves, mas agudos, como de 10 a 14 dias.

Enquanto isso, os sintomas das infecções bacterianas geralmente duram mais do que as infecções virais e pioram com o tempo.

Aqui estão algumas diferenças dos sintomas devido a infecções bacterianas e virais.

Sintomas de infecção bacteriana

Aqui estão os sinais que costumam aparecer em infecções bacterianas:

  • Nariz pegajoso
  • Febre que continua aumentando
  • Às vezes tossindo
  • Dor de garganta
  • Dor no ouvido
  • Difícil de respirar

Sintomas de infecção viral

Aqui estão os sinais que costumam aparecer em infecções virais:

  • nariz escorrendo
  • Às vezes, sangramento nasal
  • Às vezes febre
  • Tosses
  • Dor de garganta (mas rara)
  • Insônia

No entanto, saber a diferença entre infecções virais e bacterianas por meio dos sintomas não pode determinar a causa exata da doença experimentada. Você precisa consultar um médico para determinar se a causa é uma infecção bacteriana ou viral.

O médico verificará os sinais que você sente, examinará seu histórico médico e verificará se há sinais físicos. Se necessário, o médico geralmente pede um exame de sangue ou urina para confirmar o diagnóstico.

Além disso, um teste de cultura para identificar o tipo de bactéria ou vírus que o infecta também pode ser feito.

Diferenças no tratamento de infecções virais e bacterianas

Os antibióticos são um tratamento comumente usado para infecções bacterianas. A descoberta dos antibióticos para tratar infecções bacterianas é uma das maiores descobertas da história da medicina.

No entanto, se você tomar antibióticos continuamente, a bactéria se "adaptará" ao antibiótico de modo que a bactéria se tornará resistente a ele.

Além disso, os antibióticos também matam não apenas as bactérias que causam doenças, mas também outras bactérias que são boas para o seu corpo.

Isso levará a uma doença mais séria. Atualmente, muitas organizações proíbem o uso de antibióticos, a menos que seja absolutamente necessário.

No entanto, os antibióticos não funcionam eficazmente contra os vírus. Para algumas doenças, como herpes, HIV / AIDS e gripe, foram encontrados medicamentos antivirais para essas doenças.

No entanto, o uso de medicamentos antivirais costuma estar associado ao desenvolvimento de micróbios resistentes a outros medicamentos.

Então, qual infecção é mais perigosa?

Até agora não há evidências científicas que afirmam que vírus ou bactérias são mais prejudiciais à saúde. Ambos podem ser muito perigosos, dependendo do tipo e da quantidade dele no corpo.

No entanto, dadas as diferenças genéticas, a maneira como os dois se reproduzem e a gravidade dos sintomas, as infecções virais tendem a ser mais difíceis de tratar do que as infecções bacterianas.

Além disso, esses microrganismos também não podem ser mortos e seu crescimento pode ser interrompido com antibióticos. Os vírus só podem ser impedidos de crescer com drogas antivirais. Um tipo de antibiótico pode ser eficaz contra vários tipos de bactérias causadoras de doenças, mas isso não se aplica aos antivirais.

Além disso, o tamanho do vírus, que pode chegar a ser 10 a 100 vezes menor que o das bactérias, torna mais difícil a rápida recuperação da doença infecciosa que ele causa.

A maneira como o vírus infecta o corpo, assumindo o controle de todas as células em desenvolvimento normal do corpo, também dificulta sua interrupção.

No entanto, isso não significa que as bactérias sejam inofensivas. As infecções bacterianas podem ser difíceis de tratar se a pessoa já for resistente aos antibióticos. O uso inadequado de antibióticos pode tornar as infecções bacterianas mais difíceis de tratar.

No entanto, desde o início do século 20, as vacinas foram desenvolvidas em resposta a doenças infecciosas causadas por vírus e bactérias.

Foi comprovado que o uso de vacinas em si reduz bastante as doenças infecciosas, como varíola, poliomielite, sarampo, tuberculose e varicela. As vacinas também podem ajudar a prevenir doenças como gripe, hepatite A, hepatite B e papilomavírus humano (HPV).

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌