Se os exercícios e a manutenção de uma dieta saudável não funcionarem, talvez você precise tomar medicamentos para perder peso (dieta ou pílulas de emagrecimento). No entanto, seu uso não é recomendado para todos por causa de como a droga funciona e seus efeitos colaterais.
Quem pode tomar medicamentos para emagrecer?
O medicamento para emagrecer é um tipo de medicamento que contém certos ingredientes que ajudam a regular a dieta e a absorção dos nutrientes dos alimentos. O objetivo da sua utilização é emagrecer, evitando o aumento da camada de gordura corporal.
Normalmente os médicos recomendam o uso de medicamentos para emagrecer em quem é muito gordo ou com índice de massa corporal (IMC) em torno de 30kg / m2 ou mais.
O uso de pílulas de emagrecimento também se destina a pessoas com IMC de 27 kg / m2 e acima, e com histórico de apnéia do sono, doenças cardíacas, hipertensão, derrame ou diabetes que torna difícil fazer dieta ou exercícios em alta intensidade.
O uso de medicamentos para emagrecer deve estar sob a supervisão de um médico porque deve acompanhar o tempo de uso e as mudanças na dosagem do medicamento.
Como outros métodos de perda de peso, o uso de pílulas dietéticas deve ser feito de forma consistente, mesmo que leve muito tempo para fazer efeito.
A dose de consumo de medicamentos para emagrecer também pode mudar com o tempo e depende da reação do organismo e das mudanças na dieta do paciente.
Assim como outras drogas, as pílulas de emagrecimento também têm efeitos colaterais e podem causar reações alérgicas aos medicamentos. Os efeitos do uso de pílulas dietéticas também podem ser inadequados para certas terapias de tratamento de doenças crônicas.
Alguns tipos de pílulas dietéticas podem ter um efeito adverso em mulheres grávidas ou planejando engravidar.
Vários medicamentos para perda de peso disponíveis
Abaixo está uma lista dos tipos de medicamentos para perda de peso disponíveis, juntamente com como eles funcionam e seus efeitos colaterais.
1. Suprenza ou Adipex-P (fentermina)
Suprenza ou Adipex-P (fentermina) serve para suprimir o apetite. Normalmente, o uso seguro deve ser apenas a curto prazo, por exemplo, por algumas semanas.
Os efeitos colaterais incluem aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, insônia e dificuldade para dormir. No entanto, os efeitos colaterais são mais prováveis de ocorrer quando o uso de longo prazo costuma ser acompanhado de dependência.
O ajuste da dosagem é necessário em alguém que está em terapia com insulina. Além disso, evite usar este medicamento se tiver histórico de doenças cardíacas.
2. Belviq (lorcaserin)
Belviq também é usado para reduzir o apetite de uma pessoa. Este medicamento age fazendo você se sentir saciado por mais tempo, mesmo se você comer apenas pequenas porções.
Os efeitos colaterais que podem ser causados incluem dor de cabeça, tontura, náusea, fadiga, boca seca e prisão de ventre.
Em pessoas com diabetes, pode causar uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue, tosse e dor lombar. Evite o uso concomitante com medicamentos contra a depressão, pois eles podem causar febre e confusão.
3. Qsymia (fentermina e topiramato)
Qsymia é uma combinação de medicamentos que suprime o apetite. Seu principal efeito é prevenir o transtorno da compulsão alimentar periódica e a síndrome da alimentação noturna.
Evite usar este medicamento durante a gravidez, pois pode envenenar o feto. Alguns dos efeitos colaterais mais leves incluem tontura, alterações no sabor da língua, boca seca, insônia e prisão de ventre (dificuldade de defecar).
4. Desoxina (metanfetamina)
Atuando como supressor do apetite, seu uso é muito arriscado para a dependência e só deve ser consumido por um período muito curto.
Além de Desoxyn, existem outros medicamentos, como Bontril (fendimetrazina), Dietilpropiona, e Didrex (benzfetamina) que atua como um inibidor de apetite e tem um forte efeito de dependência.
Este medicamento só é usado quando os medicamentos para perder peso, como a fentermina, não são eficazes para o paciente. Os efeitos colaterais incluem aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca, bem como insônia e fadiga.
5. Alli ou Xenical (orlistat)
Os medicamentos que contêm orlistat são pílulas de emagrecimento que atuam reduzindo a absorção de gordura pelo corpo em cerca de 30%. O consumo de orlistat pode ser feito em muito tempo.
Os medicamentos Alli podem ser comprados e usados sem receita médica. No entanto, ao contrário do medicamento dietético Alli, o uso do Xenical deve ser baseado em receita médica.
Os principais efeitos colaterais do uso de Xenical são distúrbios do trato digestivo, como cólicas estomacais, expulsão de gases em excesso e evacuações descontroladas que causam evacuações excessivas.
Os efeitos colaterais têm intensidade variável, dependendo do teor de gordura dos alimentos consumidos. Tome um multivitamínico solúvel em gordura, como as vitaminas A, D, E e K, pelo menos 2 horas antes de tomar orlistat .
Se você já tomou pílulas dietéticas, precisa fazer exercícios e manter sua dieta?
É necessário praticar exercícios e manter uma dieta saudável, pois as pílulas de emagrecimento são apenas complementares para ajudar a perder peso.
Além disso, o efeito do uso de medicamentos para emagrecer não é muito grande quando comparado à adoção de um estilo de vida saudável. Você também pode ganhar peso novamente depois de perdê-lo, mesmo se continuar a tomar pílulas dietéticas.
Portanto, se você deseja atingir o peso corporal ideal, mude seus hábitos diários para ser mais saudável com mais atividade física e alimentação em porções suficientes com uma alimentação balanceada.