A Urologia é um ramo da ciência médica que trata do sistema urinário humano, desde a função dos órgãos envolvidos até a doença. O urologista é um médico especialista. Então, quais doenças são tratadas pelos urologistas?
O que é um urologista?
Um urologista ou urologista é um especialista que trata doenças do trato urinário e do aparelho reprodutor, tanto homens quanto mulheres.
A urologia também é conhecida como especialidade cirúrgica. Além da cirurgia, os urologistas também devem dominar a medicina interna, a pediatria e a ginecologia. Isso ocorre porque os especialistas em urologia enfrentarão problemas de saúde de grande alcance.
Você pode ser encaminhado para a poliurologia se tiver problemas de saúde relacionados aos rins, bexiga, ureteres e uretra. Na verdade, os urologistas também examinam problemas com os órgãos reprodutores masculinos, como o pênis e a próstata.
A seguir estão algumas das doenças e condições de saúde que um urologista geralmente trata.
- Incontinência, bexiga hiperativa ou incontinência urinária.
- Prolapso nas mulheres.
- Problemas com a próstata, como aumento benigno da próstata (doença BPH) e câncer de próstata.
- Doenças renais, que variam de lesão renal aguda, cálculos renais a insuficiência renal.
- Disfunção erétil e infertilidade em homens.
- Infecções do trato urinário (ITUs) e outros problemas da bexiga.
Como diagnosticar um urologista
Não muito diferente de outros médicos, um urologista fará vários exames para diagnosticar as condições mencionadas acima. Algumas dessas verificações incluem:
- exame físico,
- exames de sangue, como testes de creatinina e níveis de uréia no sangue,
- teste de urina,
- exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada, bem como
- cistoscopia.
Se o seu médico for bem-sucedido no diagnóstico de sua doença, ele o aconselhará sobre diferentes opções de tratamento, incluindo cirurgia.
Não há necessidade de se preocupar porque os urologistas são treinados para realizar certos tipos de cirurgia, que são os seguintes.
- Procedimento de tipoia para incontinência urinária e prolapso.
- Repare a bexiga e remova os bloqueios.
- Vasectomia e remoção de tecido da próstata inchada.
Como manter a saúde da bexiga para homens e mulheres?
Quando você deve consultar um urologista?
Não é fácil saber quando você precisa consultar um urologista. Além de ser encaminhado por um clínico geral, vários sintomas urológicos também podem ser um sinal de que você precisa consultar um urologista.
Quanto mais cedo você receber tratamento de especialistas, mais rápido sua condição irá melhorar. Aqui estão algumas condições que podem indicar que você precisa consultar uma clínica de urologia.
- ITU que não desaparece, embora tenham sido administrados antibióticos.
- Urinar com mais frequência, dificultando a retenção da urina.
- Experimentar sintomas de pedras nos rins, como dor na parte inferior das costas.
- Sofrendo de disfunção erétil (impotência).
- Sentindo dor na pelve.
- Você é um homem que está preocupado com problemas de fertilidade.
De acordo com Bradley Gill, MD, um urologista da Cleveland Clinic, os homens são recomendados a verificar rotineiramente com um urologista a partir dos 40 anos de idade. Isso pode ser diferente de mulheres que precisam consultar um ginecologista regularmente desde a adolescência.
Isso ocorre porque os homens com 40 anos ou mais têm um sistema imunológico fraco e são suscetíveis a doenças do trato urinário e órgãos reprodutivos.
Além do mais, os homens que foram sexualmente ativos também serão mais suscetíveis a doenças venéreas. Portanto, conforme os homens envelhecem, eles são aconselhados a consultar regularmente um urologista.
Aqui estão as consequências se você segurar o xixi com muita frequência
Especialistas em urologia não trabalham sozinhos
Quando os urologistas tratam os pacientes, geralmente trabalham em conjunto com outros especialistas. Por exemplo, um médico que trata um paciente com câncer de próstata precisará da ajuda de um oncologista (especialista em câncer) para planejar o tratamento.
Outro exemplo é quando uma paciente do sexo feminino apresenta sintomas de dor pélvica, que pode ser um sinal de cistite ou endometriose. O seu urologista trabalhará em conjunto com o seu ginecologista para descobrir qual é o tratamento certo para você.
Isso pode ocorrer porque alguns sintomas de problemas urológicos costumam ser confundidos com outras doenças. Portanto, o urologista precisará da cooperação de outros especialistas para fornecer o tratamento certo para o paciente.