Tipos de articulações no corpo, quantos tipos e quantidades existem?

O sistema de movimento do corpo humano consiste em ossos, músculos e articulações. Embora as articulações raramente sejam discutidas, seu papel é muito importante. Uma junta é um local onde dois ou mais ossos se encontram para que possam se mover. Quantos tipos diferentes de articulações existem no corpo e quantas existem? Leia a explicação completa abaixo.

Tipos de articulações no corpo humano

Basicamente, quase todos os ossos humanos encontram pelo menos um outro osso em uma articulação. A forma de cada junta é diferente e depende de sua função.

No entanto, a quantidade no corpo humano não pode ser determinada, visto que vários fatores podem afetá-lo, sendo um deles a idade. No corpo do bebê existem 270 ossos que, em seguida, alguns deles se fundirão durante o período de crescimento.

Enquanto isso, os adultos têm 206 ossos, 80 no esqueleto axial e 126 no esqueleto apendicular. Pode-se estimar que o número de articulações no corpo humano varia de 250 a 350.

Aqui estão alguns tipos de articulações no corpo humano:

1. Articulações mortas (sinartrose)

O primeiro tipo de articulação é uma articulação sinartrose ou também pode ser referida como articulação morta. Esta junta é assim chamada porque não pode se mover. Ou seja, dois ou mais ossos estão próximos, mas não causam nenhum movimento.

A função desse tipo de articulação é fornecer fortes conexões entre os ossos adjacentes para proteger as estruturas dos órgãos internos. Por exemplo, para proteger o cérebro ou o coração.

Enquanto isso, exemplos de articulações mortas no corpo são as articulações fibrosas das suturas cranianas, bem como as articulações manúbrioesternais cartilaginosas.

2. Articulações rígidas (ampiartrose)

Enquanto isso, o próximo tipo de articulação é uma articulação rígida ou anfiartrose. Essas articulações são chamadas de articulações rígidas porque, embora possam se mover, seu movimento é muito limitado. Um exemplo dessa articulação é uma articulação cartilaginosa que mantém as vértebras adjacentes juntas.

Então, existem placas intervertebrais para preencher a cavidade entre uma vértebra com outra vértebra. Mesmo que essas vértebras estejam fundidas, essas vértebras ainda podem se mover, embora sejam limitadas.

No entanto, esse movimento mínimo entre as vértebras, quando somado ao longo da coluna vertebral, pode causar um movimento corporal grande ou significativo.

Outro exemplo de articulação rígida ou anfiartrose é a sínfise púbica, localizada no quadril. Esta é uma articulação cartilaginosa, na qual as áreas púbicas dos ossos do quadril direito e esquerdo são fortemente unidas por fibrocartilagem.

Esse tipo de articulação possui apenas uma amplitude de movimento muito limitada. Mesmo assim, a força da sínfise púbica é muito importante para suportar a carga e manter a estabilidade da pelve.

3. Movimento articular (diartrose)

O próximo tipo de articulação é uma articulação móvel ou diartrose, que é uma articulação que pode se mover livre e livremente. As articulações móveis incluem todas as articulações sinoviais ou articulações que permitem que seu corpo se mova livremente.

A maioria das articulações que sofrem diartrose estão no esqueleto apendicular. Portanto, esse tipo de articulação permite que seus membros tenham uma ampla gama de movimentos.

Tipos de articulações móveis que são importantes para o movimento

As articulações móveis são um tipo de articulação muito importante para o sistema de movimento humano. Existem seis tipos de juntas móveis, incluindo:

1. Juntas em bala (rotula)

Um tipo de junta móvel é aquela que permite o movimento em todas as direções, seja para frente, para trás, para os lados ou circular. Essa articulação tem três graus de movimento, o que significa que é mais alta do que outras articulações sinoviais.

No corpo humano, existem duas articulações em forma de bala, a saber, o ombro e o quadril. Essa articulação é chamada de articulação esférica porque reúne ossos redondos que estão acima das cavidades de outros ossos.

2. Articulações de dobradiça (juntas de dobradiça)

Esse tipo de junta é chamado de junta de dobradiça, porque permite o movimento em apenas uma direção, lembrando o movimento de dobradiça de uma porta. De acordo com a Stanford Children's Health, essa articulação permite apenas movimentos de flexão e endireitamento.

Um exemplo de junta de dobradiça ou juntas de dobradiça são as articulações dos cotovelos e joelhos.

3. Juntas de rolo (articulações condilóides)

O próximo tipo de junta móvel é junta condilóide que também é conhecida como junta de rolamento. Assim chamada porque essas articulações permitem o movimento, mas não o movimento circular.

Essas articulações permitem dobrar ou dobrar (flexão), endireitar (extensão), em direção ao corpo (abdução) e para longe do corpo (adução). Exemplos de articulações giratórias no corpo são as articulações da mandíbula e as articulações dos dedos.

4. Junta giratória (articulações pivotantes)

Semelhante às articulações esféricas, as articulações rotativas também incluem articulações sinoviais que permitem o movimento rotacional. Junta giratória ou junta pivotante É caracterizada pelo fato de que um osso pode realizar movimentos circulares dentro do anel formado pela superfície côncava do segundo osso e os ligamentos adjacentes.

Exemplos de articulações rotativas são as articulações da ulna e do rádio, que permitem o movimento do antebraço. Além disso, essa articulação também pode ser encontrada na primeira e na segunda vértebras do pescoço.

5. Junta deslizante (deslizamento ou juntas planas)

Embora esteja incluído nos tipos de juntas móveis, juntas deslizantes ou junta plana só permite movimento limitado. Sim, são chamadas de articulações deslizantes porque permitem o movimento apenas entre ossos igualmente planos.

Ossos planos têm uma superfície lisa característica que pode deslizar uns contra os outros. Um exemplo de articulação deslizante no corpo humano é a articulação do punho.

6. Junta de sela (juntas de sela)

Semelhante às juntas giratórias, este tipo de junta de movimento também não permite movimentos circulares. A junta da sela permite apenas o movimento recíproco. Por exemplo, movimentos para frente e para trás e movimentos laterais.

Normalmente, os ossos encontrados na junta da sela têm superfícies articulares côncavas e convexas que estão entrelaçadas, como duas selas voltadas uma para a outra. Um exemplo de junta de sela é a junta na base do polegar.

Vários problemas de saúde que podem atacar as articulações

Como parte do sistema de movimento humano, as articulações também podem apresentar problemas de saúde. A seguir estão vários distúrbios de saúde articulares que podem ocorrer:

  • Artrite ou artrite, ou seja, inflamação que faz com que as articulações fiquem doloridas e rígidas, como gota, reumatismo e osteoartrite.
  • Bursite, que é a inflamação da bursa ou sacos cheios de líquido que protegem os ossos nas articulações.
  • Infecções que atacam as articulações.
  • Tendinite, inflamação, irritação e inchaço dos tendões que se fixam nas articulações.
  • Lesões nas articulações, como torção de ligamentos, tendões, músculos ou ossos.

Para evitar esse problema de saúde, mantenha seu sistema de movimento saudável, adotando um estilo de vida saudável. Se você tiver algum dos problemas de saúde nas articulações, consulte imediatamente um médico para uma condição médica.