Causas da febre tifóide por hábitos e atividades diárias

A causa da febre tifóide (tifóide) ou febre tifóide são bactérias que vêm do meio ambiente ou hábitos anti-higiênicos. Se você tem febre tifóide, pode apresentar sintomas como fraqueza, fadiga e dor de garganta. Então, o que pode fazer com que o corpo seja atacado pelo tifo? Confira a seguinte explicação.

O que causa a febre tifóide?

A febre tifóide ou tifóide é uma doença que pode ser transmitida por meio de alimentos, água ou transmitida por pessoas infectadas (por meio de suas fezes). A febre tifóide é causada por bactérias Salmonella typhi.

A bactéria que causa o tifo também pode ser encontrada em alimentos ou bebidas contaminados; então, a bactéria entra no trato digestivo e se multiplica. Isso irá desencadear os sintomas da febre tifóide, como febre alta, dor abdominal, prisão de ventre ou diarreia.

Salmonella typhi associada à bactéria que causa a salmonelose, outra infecção intestinal grave. No entanto, essas duas condições não são iguais.

Quão Salmonella typhi atacar o corpo?

Depois de comer ou beber lanches contaminados Salmonella typhi, bactérias descem para o sistema digestivo e imediatamente se multiplicam muito rapidamente.

Essa condição faz com que a temperatura do corpo fique alta, dor de estômago e constipação ou diarreia. Se não for tratada, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e se espalhar para outras áreas do corpo.

Isso pode fazer com que os sintomas da febre tifóide piorem por várias semanas após a infecção. Se órgãos e tecidos forem danificados por infecção, isso pode levar a complicações graves de febre tifóide, como sangramento no corpo ou ruptura do intestino.

Tipos de carreira

Depois de ser diagnosticado com essa condição, você será submetido a um tratamento contra a febre tifóide, por exemplo, com antibióticos. No entanto, após o tratamento com antibióticos, as pessoas que se recuperam da febre tifóide ainda podem abrigar a bactéria que causa o tifo no corpo.

Essas pessoas são chamadas de portadores (portadores) de tifo crônico. Os portadores de febre tifóide geralmente não apresentam mais sinais ou sintomas de febre tifóide. No entanto, eles ainda podem transmitir a bactéria tifóide para outras pessoas.

Quais são alguns dos maus hábitos que podem aumentar o risco de febre tifóide?

Citado da Clínica Mayo, a febre tifóide é uma ameaça séria em todo o mundo e afeta cerca de 27 milhões de pessoas ou mais a cada ano. A doença está disseminada na Índia, sudeste da Ásia, África, Estados Unidos e muitas outras áreas.

Conforme explicado acima, a febre tifóide é causada pela bactéria S.Almonella typhi. No entanto, existem alguns hábitos ruins que podem fazer com que a bactéria tifóide entre em seu corpo, a saber:

1. Lanche descuidadamente

O risco de contrair tifo pode aumentar devido ao cansaço e aos petiscos descuidados. A bactéria que causa a febre tifóide geralmente vive em água contaminada com fezes e pode grudar nos alimentos ou bebidas que você ingere como resultado de lanches indiscriminados.

Normalmente, as crianças são mais suscetíveis à febre tifóide porque seu sistema imunológico não é tão forte quanto os adultos ou pode ser porque as crianças são menos capazes de manter a higiene ao comer.

2. Não manter a higiene alimentar

Comer peixes ou outros frutos do mar provenientes de água contaminada com fezes / urina infectadas com bactérias causadoras da febre tifóide também pode causar febre tifóide.

Pior ainda, embora seja menos comum, bactérias Salmonella typhi pode sobreviver na urina de uma pessoa infectada.

Novamente, se uma pessoa infectada tocar nos alimentos sem lavar as mãos adequadamente ou depois de urinar, ela pode transmitir a infecção para outras pessoas. Não prestar atenção à higiene também pode ser uma causa de recidiva da febre tifóide após ser declarada curada.

3. Consumir água potável suja

Além da comida, a febre tifóide também pode ser infectada pela água potável. Sem perceber, as fezes humanas podem entrar na água que você bebe.

Isso também deve ser levado em consideração se você gosta de bebidas geladas. Cubos de gelo usados ​​para resfriar bebidas ainda podem transportar as bactérias que causam o tifo.

4. Usando um banheiro sujo

A bactéria Salmonella typhi ainda pode sobreviver até mesmo nas fezes de uma pessoa infectada. Bem, se você usar um banheiro contaminado com fezes de febre tifóide e não for bem limpo, você, que antes era saudável, também pode estar infectado.

Melhor você estar sempre alerta e se cuidar antes e depois de usar o banheiro. É por isso que é importante lavar as mãos depois de defecar, para não ficar infectado com a febre tifóide.

5. Fazer sexo com quem sofre de tifo

Fazer sexo com pessoas que sofrem de tifo acaba sendo uma grande chance de você se infectar. Por exemplo, os homens que carregam a bactéria que causa a febre tifóide podem transmiti-la através do sexo oral e anal.

Na hora do sexo oral e anal, as bactérias do ânus de um homem doente são transferidas para sua parceira. Portanto, sexo com pessoas que estão com febre tifóide também abre oportunidades para a propagação da bactéria que causa o tifo.

No entanto, essa oportunidade só pode acontecer se você fizer sexo oral e anal ao mesmo tempo com pessoas que já foram expostas ao tifo.

Quando os sintomas da febre tifóide são sentidos, é uma boa idéia fazer o tratamento certo, ou seja, ir ao médico. Se a febre tifóide que você experimentou for severa e mais séria, os intestinos podem sangrar e perfurar.

No mundo médico, essa condição é conhecida como perfuração intestinal. A perfuração intestinal pode fazer com que o conteúdo intestinal vaze para a cavidade abdominal, causando infecção e consequências fatais.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌