Você é um dos fãs de tomate? Se sim, você é um dos sortudos. A razão é que essa fruta tem um conteúdo nutricional muito abundante e tem um impacto positivo na saúde. Qual é o conteúdo nutricional e os benefícios para a saúde do tomate? Venha, veja a seguinte explicação!
Conteúdo nutricional do tomate
Em 100 gramas de tomate, você pode encontrar diversos conteúdos nutricionais saudáveis para o corpo, como os seguintes:
- Água: 93 gramas
- Energia: 24 calorias
- Proteína: 2 gramas
- Gordura: 0,7 gramas
- Carboidratos: 3,3 gramas
- Fibra: 1,8 gramas
- Cálcio: 5 miligramas (mg)
- Fósforo: 27 mg
- Ferro: 0,5 mg
- Sódio: 10 mg
- Potássio: 210 mg
- Cobre: 0,07 gramas
- Zinco: 0,2 mg
- Beta-caroteno: 384 microgramas (mcg)
- Caroteno total: 320 mcg
- Tiamina (Vitamina B1): 0,07 mg
- Riboflavina (Vitamina B2) 0,04 mg
- Niacina: 0,7 mg
- Vitamina C: 30 mg
Benefícios do tomate para a saúde
Ao comer tomates, você pode obter vários benefícios para a saúde, como os seguintes:
1. Manter a saúde do coração
Um estudo publicado no European Journal of Public Health afirma que o conteúdo de licopeno e beta-caroteno no corpo pode afetar o risco de ataque cardíaco. Quanto mais baixos os níveis de licopeno e beta-caroteno, maior é o risco de sofrer um ataque cardíaco.
Portanto, consumir tomates ricos em licopeno e beta-caroteno pode fornecer benefícios para reduzir o risco de sofrer uma dessas doenças cardíacas mortais. Além disso, o teor de licopeno também é eficaz na redução dos níveis de colesterol ruim, que é um fator de risco para doenças cardíacas.
Na verdade, o teor de licopeno no tomate também tem um efeito protetor no revestimento interno dos vasos sanguíneos, reduzindo potencialmente o risco de coágulos sanguíneos.
2. Previna o câncer
Além das frutas cítricas, verifica-se que o tomate é uma das melhores frutas como fonte de vitamina C e antioxidantes. O abundante conteúdo nutricional do tomate oferece benefícios no combate à formação de radicais livres cancerígenos.
Além disso, o conteúdo de beta-caroteno no tomate também tem o benefício de prevenir a formação de tumores em pacientes com câncer de próstata. Isso foi comprovado por meio de pesquisas em 2016 na revista intitulada Molecular Cancer Research.
Sem falar no teor de licopeno no tomate, que acaba trazendo mais benefícios do que apenas dar a essa fruta uma cor vermelha. O licopeno é um tipo de polifenol que pode ajudar a prevenir o câncer de próstata. Mesmo assim, os especialistas ainda precisam fazer mais pesquisas para comprovar esses benefícios.
3. Superando o diabetes
Um dos benefícios que você pode obter ao comer tomates é ajudar a superar o diabetes. Isso é evidenciado por um estudo de 2017 que afirmou que os pacientes diabéticos tipo 1 que consumiam alimentos ricos em fibras experimentaram uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue no corpo.
Enquanto isso, os pacientes com diabetes tipo 2 também experimentaram uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue para os níveis de gordura no corpo. Portanto, não é surpreendente que o tomate possa ajudar a superar o diabetes, porque em uma xícara de tomate contém 2 gramas de fibra.
Na verdade, a American Diabetes Association, recomenda consumir 25 gramas de fibra por dia para mulheres e 38 gramas de fibra por dia para homens, se você quiser superar esse diabetes.
4. Digestão suave
Se você está constipado ou tem dificuldade para evacuar, comer tomates pode ajudar a superar essas condições. A razão é que o conteúdo de água e fibra no tomate pode ajudar a suavizar os movimentos intestinais e para que os movimentos intestinais se tornem mais suaves.
Além disso, a fibra pode fazer com que as fezes contidas nos intestinos sejam empurradas para fora, ajudando a reduzir a prisão de ventre ou prisão de ventre. Não é de admirar que os tomates sejam frequentemente apelidados de fruta laxante.
No entanto, excepcionalmente, os tomates também são bons para o consumo, para prevenir a diarreia. Portanto, essa fruta pode trazer benefícios para a saúde digestiva, visto que pode superar os dois principais problemas do sistema digestivo.
5. Manter a saúde dos olhos
O beta-caroteno, um dos nutrientes do tomate, revelou não apenas ter benefícios para a manutenção da saúde do coração. Sim, o conteúdo nutricional deste também pode ajudar a manter a saúde dos olhos.
O beta-caroteno, o licopeno e a luteína são antioxidantes que você pode encontrar nos tomates e têm o benefício de proteger os olhos de vários danos oculares, desde a formação de catarata até a degeneração macular.
Na verdade, um estudo de 2014 descobriu que as pessoas que comeram alimentos ricos em carotenóides luteína e zeaxantina, os antioxidantes que você pode encontrar no tomate, tiveram um risco 35 por cento reduzido de degeneração macular neovascular.
6. Mantenha a pele saudável
Um estudo de 2011 descobriu que uma combinação de pasta de tomate e azeite de oliva pode proteger sua pele dos danos do sol. Além disso, a combinação também estimula a produção de pró-colágeno.
Como é bem sabido, o colágeno é um componente importante no crescimento da pele, cabelo e unhas. No entanto, não só isso, o teor de vitamina C no tomate também tem um papel importante na formação de colágeno no organismo.
O corpo que carece de vitamina C será muito suscetível a danos na pele devido à exposição à luz solar, poluição e fumaça. Se você deixar assim, a pele ficará com rugas, flacidez, manchas escuras aparecerão, para vários outros problemas de saúde da pele.
7. Melhorar a saúde durante a gravidez
Você sabia que o tomate também traz benefícios para a saúde das mulheres grávidas? O motivo é que os tomates contêm ácido fólico, o que é bom para a gravidez. O conteúdo de folato no tomate oferece benefícios para proteger o feto de defeitos do tubo neural.
Na verdade, os médicos costumam aconselhar mulheres grávidas a tomar suplementos de ácido fólico para aumentar a ingestão de folato. No entanto, é melhor obtê-lo naturalmente a partir de frutas e vegetais, um dos quais é comer tomates regularmente.
Além disso, comer tomate também parece ser bom para manter a saúde uterina de mulheres que estão planejando um programa de gravidez.