Graças à tecnologia atual, muitos produtos para a pele no mercado têm várias finalidades, como remover células mortas da pele e hidratar. No entanto, todos esses produtos atuam na camada mais externa do corpo, ou seja, a barreira da pele.
O que é barreira cutânea?
A barreira da pele é a camada externa dura da pele unida por lipídios. Sua função é ser protetora.
Veja, a estrutura da pele geralmente consiste em várias camadas, cada uma das quais desempenhando um papel importante na proteção do corpo. A camada mais externa (estrato córneo) é a barreira da pele descrita como uma parede de tijolo e consiste em células duras da pele (corneócitos).
Então, você encontrará queratina e hidratantes naturais nas células da pele. Essa camada lipídica que contém colesterol, ácidos graxos e ceramidas é chamada de barreira cutânea.
Apesar de sua aparência fina, essa barreira cutânea ajuda a proteger o corpo de uma ampla variedade de toxinas e patógenos prejudiciais e pode penetrar na pele.
Sem uma barreira na pele, a água no corpo pode escapar e evaporar, colocando você em risco de desidratação.
Para concluir, barreira de pele é a camada protetora externa da pele que é importante manter para que funcione corretamente e possa ser otimizada com os cuidados com a pele.
Causas de danos à barreira da pele
Como se sabe, a sua pele corre o risco de ter vários problemas ou doenças de pele que podem ser causados por várias coisas, tanto externas como internas.
Várias dessas condições podem afetar a saúde da barreira cutânea. Existem vários fatores que podem danificar a barreira da pele, a saber:
- um ambiente muito úmido ou muito seco,
- muita exposição ao sol,
- alérgenos, irritantes e poluentes,
- exposição a certos compostos, como produtos químicos agressivos ou detergentes,
- esfoliante com muita frequência
- distúrbios psicológicos, ou
- fatores genéticos que colocam você em risco de ter problemas de pele, como dermatite e psoríase.
Sinais barreira de pele danificado
Quando a barreira da pele não está funcionando corretamente, a pele é geralmente mais suscetível a sintomas e doenças da pele, como:
- pele seca e escamosa,
- erupção na pele com coceira,
- descoloração da pele,
- problema de acne,
- pele sensível ou inflamada, e
- infecção bacteriana, viral ou fúngica da pele.
Se você tiver uma ou mais das condições acima, deve consultar um dermatologista ou dermatologista. Dessa forma, você pode descobrir a causa do problema e como lidar com ele de forma adequada.
Como tratar a barreira cutânea
Na verdade, o cuidado com a barreira da pele não é muito diferente de manter uma pele saudável em geral. Para não esquecer, aqui estão algumas maneiras de cuidar dos protetores de pele que você pode experimentar.
1. Simplifique o cuidado diário da pele
A maneira mais importante de cuidar da barreira da pele é começar a simplificar os cuidados diários com a pele. Algumas pessoas podem não perceber que cuidados com a pele às vezes complicados podem enfraquecer a barreira cutânea.
Se a pele começar a descascar, preste atenção em como a pele reage ao método usado. Alguns especialistas recomendam o uso de um pano macio e produtos químicos suaves ao esfoliar a pele, especialmente em peles sensíveis.
Se você estiver confuso, pergunte a um dermatologista ou dermatologista sobre os produtos de cuidado certos para o seu tipo de pele.
2. Manter o equilíbrio do pH da pele
Manter a acidez (pH) da pele também é importante para manter a barreira cutânea. Normalmente, o nível de pH da pele deve estar em torno de pH 5,7. No entanto, o pH de alguns produtos para a pele pode variar de 3,7 a 8,2.
Portanto, tente escolher um produto de limpeza que se aproxime do pH natural da sua pele. O objetivo é protegê-lo de problemas de pele como dermatites, acne e infecções por Candida albicans.
Embora nem todos os produtos listem um nível de pH, você pode começar a procurar no site ou perguntar ao vendedor, se possível.
3. Aplique óleo vegetal natural
De acordo com um estudo de Revista internacional de ciências moleculares , alguns óleos vegetais podem ajudar a reparar a barreira da pele danificada.
Na verdade, esses tipos de óleos podem manter a barreira da pele úmida. Isso graças aos seus efeitos antibacterianos, antiinflamatórios e antioxidantes.
Uma série de óleos vegetais que são bastante seguros e eficazes para o tratamento da pele incluem:
- coco,
- amêndoas,
- argan,
- rosehips, ou
- girassol.
Você pode escolher um creme ou loção que contenha um ou mais dos óleos acima. Além disso, você pode derramar um pouco do óleo nas palmas das mãos e massagear suavemente até que seja absorvido pela pele.
4. Escolha produtos com teor de ceramida
As ceramidas são lipídios cerosos que podem ser encontrados na barreira da pele. Entretanto, os produtos que contêm este composto demonstraram aliviar os sintomas da pele seca, como comichão e crostas na pele.
Além disso, os hidratantes contendo ceramidas oferecem outros benefícios para a saúde da pele, como o fortalecimento da estrutura da pele.
Para quem tem acne, este produto pode ser a escolha certa. A razão é que a proteção da pele em peles com tendência a acne costuma ser problemática.
Por outro lado, os medicamentos para tratar a acne podem causar ressecamento e vermelhidão na pele. Com a presença de ceramidas em seu hidratante, os efeitos colaterais dos medicamentos para acne serão mais leves.
5. Experimente um hidratante com certos ingredientes
Um dos produtos de cuidado que precisam ser considerados para manter a barreira da pele são os produtos hidratantes. Escolha o hidratante certo para bloquear a umidade da pele, como vaselina e umectantes.
Ambos os tipos de hidratante evitam a perda de água da pele em até 99%. Algumas das substâncias recomendadas em hidratantes incluem:
- glicerina,
- ácido hialurônico (ácido hialurônico), e
- querida.
Em essência, você precisa manter a pele saudável para que a barreira cutânea continue a funcionar adequadamente. Se você tiver mais perguntas, converse com um dermatologista ou dermatologista para entender a solução certa.