É inegável que as nozes estão entre os ingredientes alimentares mais nutritivos. Por trás de seu pequeno tamanho, cada tipo de nozes armazena proteínas, carboidratos e vários outros nutrientes úteis.
As origens de vários tipos de nozes
As nozes são geralmente as sementes dos frutos de uma planta. As sementes secas são cobertas por uma casca dura que não se quebra com o amadurecimento dos frutos. Portanto, você precisa abrir ou quebrar a casca para retirar o núcleo.
feijão de verdade ( nozes ) diferente do feijão no grupo das leguminosas ( leguminosas ) Ao contrário dos verdadeiros feijões, que crescem como sementes, os legumes são uma família de plantas que produzem bolsas contendo sementes.
A família das leguminosas é ainda dividida em vários tipos, nomeadamente lentilhas (lentilhas), ervilhas ( ervilha ), feijões ( feijões )e amendoim ( amendoim ). Cada tipo de leguminosa geralmente tem uma aparência, sabor, conteúdo nutricional e usos diferentes.
Abaixo estão vários tipos de nozes e exemplos.
- Nozes reais: castanha de caju, pistache, nozes, amêndoas, nozes , avelãs, castanhas , pinho, macadâmia e castanha do Brasil.
- Leguminosas: lentilhas, ervilhas, soja, feijão verde, grão de bico, ervilhas e amendoim.
- Leguminosas ( feijões ): feijão-roxo, feijão-preto, feijão-frade e feijão-marinho.
Excepcionalmente, os amendoins não são feijões verdadeiros, mas leguminosas como as ervilhas. Além disso, as amêndoas, conhecidas como nozes, também são um tipo de fruta com sementes cobertas por uma casca e podem ser consumidas.
Apesar das diferenças, todos os tipos de nozes apresentam semelhanças em seu conteúdo nutricional. Esses alimentos são ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis. As nozes também contêm vitaminas e minerais, especialmente vitamina E.
Benefícios para a saúde de comer nozes
Vários estudos mostram que comer nozes é muito benéfico para a saúde. Isso ocorre porque esses alimentos contêm gorduras saudáveis, vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes (produtos químicos naturais nas plantas) que são antioxidantes.
Em geral, a seguir estão alguns dos benefícios que você pode obter ao comer nozes.
- Seja uma fonte de nutrientes para o corpo.
- Ajuda a manter o peso corporal ideal.
- Ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides.
- Potencialmente, reduz o risco de doenças cardíacas e derrames.
- Reduz a inflamação no corpo.
- Bactérias intestinais saudáveis e digestão.
Os tipos de nozes mais saudáveis
Abaixo estão vários tipos de nozes que são mais saudáveis para o corpo.
1. Grão de bico
O grão de bico, ou grão de bico, é um feijão rico em fibras e proteínas. Graças a esses dois nutrientes, os especialistas revelam até que o grão-de-bico pode oferecer os mesmos benefícios que a carne vermelha.
O grão de bico tem o potencial de manter o peso, controlar o açúcar no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. Isso ocorre porque o grão-de-bico demonstrou reduzir os níveis de colesterol ruim, que é um fator de risco para doenças cardíacas.
2. Lentilhas
Um tipo de leguminosa que é bom para vegetarianos são lentilhas / lentilhas. Além de conter proteínas, as lentilhas também são ricas em vitaminas do complexo B, magnésio e potássio, portanto, podem ser uma alternativa aos produtos de origem animal.
Como o grão-de-bico, as lentilhas também podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue. Vários estudos mostraram que a digestão lenta das lentilhas evita picos drásticos no açúcar no sangue.
3. Ervilhas
Como o feijão em geral, as ervilhas são uma boa fonte de fibras e proteínas. Na verdade, agora existem muitos tipos de suplementos circulando no mercado que contêm ervilhas com uma miríade de benefícios para a saúde.
Além disso, o teor de fibra das ervilhas também é uma fonte de alimento para as bactérias intestinais. Se as bactérias intestinais estiverem saudáveis, suas funções digestivas e intestinais serão suaves.
4. Feijão vermelho
Você já deve estar familiarizado com este tipo de nozes. Como um dos tipos de feijão mais comumente consumidos, o feijão vermelho contribui com fibras, proteínas, vitaminas B1 e B9 e minerais.
Alimentos ricos em fibras, como feijão, são muito eficazes para controlar o açúcar no sangue. Em um estudo em Nutrition Journal , comer feijão vermelho já foi mostrado para reduzir o açúcar no sangue em diabéticos.
5. Amêndoas
As amêndoas são uma ótima fonte de energia, proteína, carboidratos e gordura. Embora rica em gordura, a maior parte da gordura dessas nozes é considerada saudável. Vários estudos mostram que esse conteúdo de gordura pode reduzir o colesterol ruim.
O consumo de amêndoas junto com uma dieta de baixa caloria também ajuda a reduzir o peso e a pressão arterial em pessoas com obesidade. Para pessoas com diabetes, comer amêndoas pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o açúcar no sangue.
6. Nozes
As nozes são um dos tipos de nozes que contêm mais gordura. No entanto, a maior parte da gordura das nozes consiste em ácidos graxos ômega-3. Essas gorduras ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.
Curiosamente, um estudo de 2012 revelou que comer nozes pode melhorar as habilidades cognitivas. Isso indica que as nozes têm certos benefícios para a saúde do cérebro.
7. Cajus
Ainda relacionado às amêndoas e nozes, o caju é rico em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Além disso, a castanha de caju também contém fitonutrientes que atuam como antioxidantes, como polifenóis e carotenóides.
Muitos estudos mostram os benefícios do caju na redução dos sintomas da síndrome metabólica, que é um grupo de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas. Isso pode estar relacionado à função dos antioxidantes na redução do risco de doenças crônicas.
8. Soja
Outro tipo de leguminosa mais consumido é a soja. Além de ser consumida na forma de feijão, a soja também é comumente processada em tofu, leite de soja, tempeh e tauco.
A soja é rica em isoflavonas, que são antioxidantes que também atuam como o hormônio estrogênio. Acredita-se que o consumo de isoflavonas reduz o risco de câncer, controla a pressão arterial e previne a osteoporose causada pela menopausa.
9. Pistácios
Se você está procurando uma fonte alimentar de antioxidantes, experimente o pistache. Essas nozes contêm muitos antioxidantes na forma de vitamina E, carotenóides, polifenóis e zeaxantina que podem proteger as células do corpo contra danos.
Assim como as amêndoas, os pistache também são ricos em gorduras vegetais benéficas. A gordura do pistache é uma gordura insaturada que pode reduzir o risco de doenças cardíacas ao controlar o colesterol no sangue.
10. Amendoim
Curiosamente, os benefícios do amendoim são bastante únicos em comparação com outros tipos de nozes. O motivo é que o amendoim é uma boa fonte de gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada, proteína e vitaminas B para apoiar seu programa de dieta saudável.
Infelizmente, esse benefício será perdido se o amendoim for processado em outros produtos, como a manteiga de amendoim. Portanto, certifique-se de sempre ler o rótulo de informações de valor nutricional localizado na embalagem do produto alimentício que você comprar.
Desde que consumidos em quantidades razoáveis, cada tipo de nozes tem seus próprios benefícios para a saúde. Portanto, não se esqueça de incluir este ingrediente em seu menu diário.