Todos devem ter se sentido envergonhados. De coisas simples, como ficar constrangido por cometer um erro trivial, a ficar constrangido porque existem coisas importantes que mancham sua identidade ou bom nome por aí.
Porque todo mundo já experimentou isso, não significa que esse sentimento vai se estabelecer para sempre em você. Isso deve ser evitado e os sentimentos de vergonha por certas coisas devem ser esquecidos para não afetá-lo no futuro. Como lidar com sentimentos de vergonha?
O que vergonha realmente significa?
Podemos sentir três tipos de vergonha. A primeira é a vergonha por cometer erros que não são moralmente errados ou socialmente aceitáveis. Por exemplo, tropeçar em público ou usar o traje errado. Já a segunda vergonha pode surgir quando você faz algo que é considerado uma violação da moral, dos códigos éticos ou das normas sociais. Suponha que você saiba que seus colegas de trabalho estão roubando dinheiro da empresa, mas você não faz nada para impedi-los.
A terceira vergonha é, na verdade, mais querer se misturar como as pessoas ao seu redor, mas ele não pode porque é muito diferente. Um exemplo é um paciente com câncer cujo cabelo está caindo devido à quimioterapia. Ele pode se sentir envergonhado na escola porque sua aparência é diferente da de seus amigos.
O constrangimento também pode ser marcado fisicamente, entre outros, por um rosto vermelho, olhos arregalados em choque devido ao constrangimento. Esses sentimentos também resultam em um desejo de se esconder, desaparecer ou, pior, até suicídio.
Como lidar com a vergonha?
Na verdade, a vergonha é útil para impedir que alguém faça coisas que se desviam das normas e valores sociais. No entanto, se afogar constantemente na vergonha não o ajudará a seguir em frente.
Portanto, você precisa aceitar a vergonha. Embora não seja fácil, você pode aplicar as cinco etapas a seguir.
1. Preste atenção ao que provoca vergonha
Em primeiro lugar, tente avaliar e anotar tudo o que o deixa envergonhado. Isso pode ser difícil no início, porque é inegável que você também tem vergonha de lembrar e revelar a si mesmo.
Entenda profundamente por que você se sente envergonhado, como isso pode ser removido, o que pode torná-lo menos envergonhado e como evitar ficar mais envergonhado. Depois de saber o que é constrangedor, você pode começar a explorar os gatilhos e resolver sua ansiedade.
2. Mude de ideia
Às vezes, pensamentos negativos podem ser tóxicos para a vergonha que você já tem. Constantemente tendo pensamentos negativos como: "O que as pessoas dirão de mim?" ou “E se eu for considerado uma desgraça para o resto da vida?” Você pode se afogar em pensamentos negativos. Esses pensamentos não irão torná-lo melhor. O que há é ainda mais envergonhado e deprimido.
Seu trabalho é cultivar sentimentos de vergonha, desafiando seu próprio pensamento. Por exemplo, você fica constrangido porque precisa repetir muitos cursos no próximo semestre. Em vez de se sentir envergonhado e desmotivado para aprender, desafie-se. Por exemplo, dizendo: “Tenho que repetir alguns cursos, mas neste semestre serei mais entusiasmado e diligente. Afinal, não repetir um curso não é garantia de que você se formará rapidamente e terá sucesso ”.
3. Aceite a si mesmo, se você realmente se sente tímido
Ninguém quer se sentir envergonhado ou humilhado. No entanto, quando isso acontece, você não pode simplesmente apagá-lo da memória. A primeira coisa que você precisa fazer é aceitar que vergonha é o que você realmente sente. Você não pode negar e pensar que está bem.
Você tem que aceitar a vergonha para poder lutar contra isso. Ao reconhecer seus sentimentos, você também pode se tornar uma pessoa confiante e positiva novamente. A autoaceitação é mais importante do que ter que esconder constantemente a vergonha que você sente.
4. Fique longe de pessoas que fazem sua timidez reaparecer
É uma pena quando ainda há pessoas que ficam lembrando você de coisas embaraçosas que aconteceram. Se ainda há pessoas que são assim, ou ofendem intencionalmente para deixá-lo mais constrangido, é uma boa ideia evitar essas pessoas "venenosas".
Você tem o direito de escolher quem estará ao seu redor e quem não estará. Cerque-se de pessoas que o apoiam, compreendem e amam.
5. Perdoe a si mesmo
Abandonar coisas, pessoas ou eventos que o deixam envergonhado é uma maneira infalível de se livrar de seus sentimentos de vergonha. Como mencionei acima, todos cometeram erros e se sentiram envergonhados. Então, por que você se torna uma pessoa que se afunda na vergonha?
Um ou dois incidentes embaraçosos não serão uma sentença vitalícia sobre sua identidade e vida. Então, é melhor se levantar, perdoar os erros que você cometeu e agora se concentrar em melhorar a si mesmo.