Além da água, o sangue também flui por todo o corpo. Sem sangue, é certo que será difícil distribuir adequadamente o oxigênio e os nutrientes dos alimentos por todo o corpo. No entanto, você sabia que o sangue é feito de vários componentes, cada um com uma função diferente? Vamos lá, identifique os vários componentes do sangue no corpo e suas respectivas funções!
Quais são os vários componentes do sangue humano?
O sangue é composto por uma combinação de plasma sanguíneo e células sanguíneas, que circulam por todo o corpo. Essas células sanguíneas são divididas em três tipos: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Portanto, em geral, os componentes do sangue humano consistem em quatro tipos, incluindo plasma sanguíneo, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas (plaquetas).
Todos os seus componentes têm seus respectivos deveres e funções que apoiam o trabalho do sangue no corpo. Aqui está a revisão completa.
1. Glóbulos vermelhos (eritrócitos)
Sabe-se que os glóbulos vermelhos são de cor vermelha escura com um grande número de células no sangue, em comparação com as duas outras composições do sangue, a saber, leucócitos e plaquetas. A cor vermelha escura do sangue é causada pela presença de hemoglobina, uma proteína que liga o oxigênio no sangue.
Além da hemoglobina, nas hemácias também há hematócrito. O hematócrito é o volume de glóbulos vermelhos em comparação com o volume de sangue total (glóbulos vermelhos e plasma).
Os eritrócitos são redondos com uma cavidade (bicôncava) no meio. Ao contrário de outras células, os glóbulos vermelhos são mais fáceis de mudar de forma para se ajustar à medida que passam pelos vários vasos sanguíneos do corpo.
Citado pela Mayo Clinic, os seguintes são níveis normais de glóbulos vermelhos que podem ser detectados com um exame de sangue completo:
- Homens: 4,32-5,72 milhões de células por microlitro de sangue
- Mulheres: 3,90-5,03 milhões de células por microlitro de sangue
Enquanto isso, os níveis normais de hemoglobina e hematócrito normal são:
- Hemoglobina: 132-166 gramas por litro (homens) e 116-150 gramas por litro (mulheres)
- Hematócrito: 38,3-48,6 por cento (masculino) e 35,5-44,9 por cento (feminino)
Além de dar uma cor vermelha distinta, a hemoglobina também é responsável por ajudar os eritrócitos a transportar oxigênio dos pulmões para circular por todo o corpo, bem como transportar dióxido de carbono de volta de todo o corpo para os pulmões para expulsão. A porcentagem do volume total de sangue que consiste em glóbulos vermelhos é chamada de hematócrito.
Os glóbulos vermelhos são formados na medula óssea e são controlados por uma hormona produzida principalmente pelos rins, nomeadamente a eritropoietina. Os glóbulos vermelhos passam por um processo de maturação por sete dias na medula óssea e depois são liberados na corrente sanguínea.
Geralmente, a expectativa de vida dos glóbulos vermelhos dura apenas cerca de quatro meses ou 120 dias. Durante este período, o corpo substituirá regularmente e produzirá novos glóbulos vermelhos.
2. Glóbulos brancos (leucócitos)
Em comparação com os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos têm um número muito menor em toda a composição. Ainda assim, este hemocomponente desempenha uma função que não é brincadeira, nomeadamente o combate a infecções virais, bacterianas e fúngicas que desencadeiam o desenvolvimento de doenças. Isso ocorre porque os glóbulos brancos produzem anticorpos que ajudarão a combater essas substâncias estranhas.
Normalmente, a contagem de leucócitos em adultos é de 3.400-9.600 células por microlitro de sangue, que consiste em vários tipos.
A seguir estão os tipos de glóbulos brancos produzidos pela medula óssea, juntamente com a porcentagem normal em adultos:
- Neutrófilos (50-60 por cento)
- Linfócitos (20-40 por cento)
- Monócitos (2-9 por cento)
- Eosinófilos (1-4 por cento)
- Basófilos (0,5-2 por cento)
Todos eles têm a mesma tarefa de manter o sistema imunológico. A vida útil dos glóbulos brancos é bastante longa, pode durar dias, meses, até anos, dependendo do tipo.
3. Plaquetas (plaquetas)
Fonte: Net DoctorUm pouco diferente dos glóbulos brancos e vermelhos, as plaquetas não são realmente células. As plaquetas, ou às vezes também chamadas de plaquetas, são pequenos fragmentos de células. Este hemocomponente também é conhecido como plaquetas.
As plaquetas desempenham um papel importante no processo de coagulação do sangue (coagulação) quando o corpo sofre uma lesão. Precisamente, as plaquetas formarão um tampão com o fio de fibrina para estancar o sangramento, além de estimular o crescimento de novo tecido na área da ferida.
O número normal de plaquetas no sangue está entre 150.000-400.000 plaquetas por microlitro de sangue. Se a contagem de plaquetas for superior ao intervalo normal, pode resultar em coágulos sanguíneos desnecessários. Finalmente, pode levar ao risco de derrame e ataque cardíaco.
Enquanto isso, se uma pessoa não tiver o número de plaquetas no sangue, isso causará um grande sangramento porque o sangue é difícil de coagular.
4. Plasma sanguíneo
O plasma sanguíneo é um componente líquido do sangue. O sangue em seu corpo, cerca de 55-60 por cento, é plasma sanguíneo. O plasma sanguíneo em si é composto de aproximadamente 92% de água e os 8% restantes são dióxido de carbono, glicose, aminoácidos (proteínas), vitaminas, gorduras e sais minerais.
A principal tarefa do plasma sanguíneo é transportar células sanguíneas, para serem então circuladas por todo o corpo junto com nutrientes, resíduos do corpo, anticorpos, proteínas de coagulação (fatores de coagulação), bem como produtos químicos como hormônios e proteínas que ajudam a manter o equilíbrio de fluidos corporais.
A proteína de coagulação transportada pelo plasma trabalhará junto com as plaquetas como um fator de coagulação (coagulação) no processo de coagulação do sangue.
Além de fazer circular vários ingredientes importantes, o plasma sanguíneo também funciona para equilibrar o volume sanguíneo e os níveis de eletrólitos (sal), incluindo sódio, cálcio, potássio, magnésio, cloreto e bicarbonato.
Os quatro componentes do sangue mencionados têm um papel muito importante em sua vida. Portanto, cuide da sua saúde para prevenir diversas doenças relacionadas ao sangue. Uma delas é levar um estilo de vida saudável.
—