O trabalho pode ser muito cansativo e consumir todo o tempo e energia. Como resultado, o estresse é inevitável. Não apenas o estresse normal, a pressão devido ao trabalho pode realmente trazer problemas de saúde chamados síndrome de burnout. Então, o que é síndrome de burnout?
Conheça a síndrome de burnout
Síndrome de Burnout é uma das condições estressantes associadas ao trabalho. É por isso que esta condição de saúde também é conhecida como esgotamento ocupacional ou Esgotamento do trabalho.
Essa condição é caracterizada por esgotamento físico e emocional, devido às expectativas e realidade dos funcionários em seus cargos não trabalharem como imaginava.
O estresse prolongado devido a problemas de trabalho também pode ocorrer, quando você se sente sobrecarregado com ordens de superiores que não param de chegar, mas você não consegue cumpri-las.
Quando essa condição continua a ocorrer e não é controlada, você geralmente começa a perder o interesse pelo trabalho e não encontra mais motivação para continuar a fazê-lo. A produtividade do trabalho acabou diminuindo.
Em reportagem do site da Mayo Clinic, vários especialistas mencionam que outras condições psicológicas, como a depressão, estão por trás da ocorrência de estresse devido a este trabalho. No entanto, alguns estudos também mencionam aqueles que apresentam sinais de estresse síndrome de burnout admitir que seu trabalho não é a causa.
Essa síndrome de estresse no trabalho faz você se sentir sem energia, ninguém pode ajudar no seu trabalho, desesperançado, cínico e irritado. Você sente que não pode mais fazer nada no trabalho.
Se essa condição persistir, sua vida pessoal também pode ser perturbada. Além do mais, o estresse prolongado também pode torná-lo vulnerável a doenças físicas, como resfriados e gripes.
Causas do desgaste do trabalho
Síndrome de Burnout Isso pode ocorrer devido às seguintes causas possíveis, a saber:
- Não ser capaz de controlar o que acontece e afeta seu trabalho.
- Visão obscura do trabalho.
- Dinâmica do local de trabalho ruim, como intimidação no escritório.
- O tipo de trabalho que é monótono ou até muito dinâmico pode fazer você experimentar Esgotamento do trabalho.
- Sem suporte social, pois seu trabalho pode isolá-lo demais de outras pessoas ou de sua vida pessoal.
- A vida profissional é desequilibrada, deixando você sem tempo para nada além do trabalho.
Sinais e sintomas da síndrome de burnout
Todos podem ter se sentido desamparados, o trabalho era muito amontoado, ou não valorizado no trabalho, o que te deixava com muita preguiça de sair da cama e ir para o escritório. Enquanto isso está acontecendo, você já deve ter experimentado síndrome de burnout.
No entanto, os sinais e sintomas síndrome de burnout o que realmente não aconteceu durante a noite. Essa condição geralmente se desenvolve gradualmente. Você pode não sentir certos sintomas no início, mas depois piorar com o tempo.
Em geral, existem três grupos principais de características, sinais e sintomas Esgotamento do trabalho. Aqui está a explicação:
Sintomas de esgotamento que afetam a condição física
A principal característica da condição física de uma pessoa que experimenta o esgotamento do trabalho é a fadiga. A pessoa muitas vezes se sente fraca e cansada, fica sem energia e se sente presa ao lidar com problemas de trabalho. Além disso, outros sintomas físicos que também aparecem com frequência, a saber:
- Doente frequentemente.
- Dores de cabeça e dores musculares.
- Apetite diminuído.
- Distúrbios do sono.
- Dor de estômago ou problemas digestivos.
Sintomas de esgotamento que afetam o estado emocional
A marca registrada deste grupo de sintomas, é isolar-se das atividades no trabalho. Pessoas que experimentam esgotamento geralmente sinto que o trabalho é tão estressante e frustrante.
Como resultado, ele se torna indiferente ao meio ambiente e aos colegas de trabalho. Por outro lado, normalmente ele também se sente farto de seu trabalho. Além disso, aqui estão outros sintomas emocionais que costumam aparecer:
- Sentindo-se um fracasso e duvidando de si mesmo.
- Sentir que ninguém está ajudando e preso no trabalho.
- Perda de motivação.
- Mais cínico e negativo.
- Sentindo-se insatisfeito com o trabalho.
Sintomas de esgotamento que afetam hábitos
Os sintomas emocionais e físicos que você sente podem afetar seus hábitos no trabalho. Você pode ficar procrastinando ou nem mesmo concluir a tarefa atribuída. Essa condição o torna improdutivo e seu desempenho diminui. Outros sintomas associados incluem:
- Comer demais, usar drogas e álcool.
- Expresse sua frustração em outras pessoas.
- Venha trabalhar tarde e saia mais cedo.
- Dificuldade de concentração e desorientação no trabalho.
Como lidar com a síndrome de burnout
Você pode sentir que ninguém está lá para ajudá-lo ao experimentar síndrome de burnout. No entanto, existem várias maneiras que você pode fazer para superar o esgotamento, incluindo:
- Revise suas seleções. Comunique como você se sente com seu chefe. Você pode trabalhar com ele para compartilhar a percepção do trabalho que você faz.
- Fale com outras pessoas. Não apenas os colegas, mas as pessoas mais próximas também podem ajudá-lo a aliviar o estresse que sente. Compartilhe seus problemas com eles, então seu relacionamento com eles será ainda mais forte.
- Limite-se de pessoas negativas. Pessoas que sempre pensam negativamente sem apresentar uma solução podem piorar sua situação. Para isso, limite ao máximo o seu contato com eles.
- Relaxar. Algumas atividades de relaxamento podem ajudar a aliviar o estresse, como ioga, meditação ou taichi.
- Exercite-se regularmente. Fazer exercícios regularmente pode ajudar a reduzir o estresse, mas pode até mesmo distraí-lo.
- Durma o suficiente. Dormir o suficiente deixa seu corpo mais em forma e sua saúde é mantida.
A síndrome de burnout é diferente de estresse ou depressão
Estresse e esgotamento são duas coisas diferentes. Na verdade, como está escrito em um artigo intitulado Depressão: o que é burnout?, os pesquisadores se separaram entre síndrome de burnout e depressão.
Esgotamento é o resultado de estresse prolongado. Isso não é o mesmo que muito estresse (depressão).
O estresse em geral é o resultado de muita pressão que exige de você tanto mental quanto fisicamente. No entanto, quem está passando por estresse ainda pode imaginar que, se tudo der certo para ele, ele ficará bem.
Esta condição é diferente de esgotamento. Em pacientes com bsíndrome da urina, então o que é sentido é sentir "não o suficiente". Além disso, você pode se sentir emocionalmente exausto, vazio e como se o que está fazendo não signifique nada.
Aqueles que vivenciam essa síndrome geralmente não são capazes de ver que ainda existe um lado positivo que pode ocorrer em seu trabalho. Se o estresse o faz sentir que está “afogado” pela responsabilidade, esse problema psicológico o faz sentir que tudo o que você faz é em vão.
Mais uma característica que distingue entre esgotamento com a depressão é de onde vem o problema.
Normalmente, essa síndrome está sempre relacionada ao trabalho, ao passo que a depressão não. As causas da depressão geralmente não vêm apenas do trabalho, mas também da família, dos relacionamentos românticos ou de outras coisas pessoais.
Previna o esgotamento devido ao trabalho
Demitir-se ou largar um emprego que não gosta e procurar um novo e mais agradável, é uma escolha muito lucrativa, para não sofrer o tempo todo. Esgotamento do trabalho.
No entanto, na realidade, encontrar um emprego dos sonhos não é tão fácil. Se for esse o caso, mudar sua mentalidade e ponto de vista é a maneira mais provável de evitar que isso aconteça síndrome de burnout como resultado do trabalho.
Existem várias maneiras de evitar o estresse no trabalho, incluindo:
1. Procure o lado positivo no trabalho
Não importa o quão chato seja o seu trabalho, concentre-se no que você ama. Por exemplo, este trabalho é difícil, mas você fica feliz em ver que pessoas de outros departamentos são ajudadas por causa do que você faz. Na verdade, coisas simples como colegas de trabalho divertidos em um ambiente de trabalho ruim podem ser uma coisa positiva.
2. Faça amizade com colegas de trabalho
Às vezes, os amigos no ambiente de trabalho podem ser estressantes porque o trabalho diário é reduzido. É por isso que também é importante construir relacionamentos próximos com colegas de trabalho.
Fazer amizade com colegas de trabalho tornará mais fácil para você construir um bate-papo e brincar um com o outro. Também pode ajudá-lo a reduzir o estresse para que você não seja pego por ele síndrome de burnout.
3. Mantenha o equilíbrio da vida
O trabalho já é uma merda? Tente se reinventar a partir de seu entorno, como família e amigos. As pessoas mais próximas a você ainda devem realmente apreciar sua presença no meio delas. Você também pode encontrar um hobby ou outras atividades que o façam feliz.
4. Aproveite a licença
Se for esgotamento Inevitavelmente, tente fazer uma pequena pausa em sua rotina de trabalho. Experimente tirar férias para se distrair por um momento das ocupações que o aprisionavam. Use seu tempo livre para “recarregar” e refrescar sua mente.