O salto em distância: história, técnicas básicas, estilo e regras •

O salto em distância é um esporte atlético de salto que visa pular e chegar o mais longe possível. Ao saltar longas distâncias, os atletas primeiro executam o prefixo de corrida, depois decolam, voam e pousam. Além da técnica básica, existem algumas regras esportivas de salto em distância às quais você precisa prestar atenção.

A história do esporte de salto em distância

As Olimpíadas nos tempos antigos competiam no salto em distância, mas usando um peso chamado halteres . O peso de cerca de 1 a 4,5 kg é segurado na mão de cada atleta e serve para aumentar o impulso da corrida para o salto.

Este esporte é agora um esporte desde as Olimpíadas de 1896. Salto em comprimento ou salto em distância Inicialmente competia apenas para homens, mas depois abriu o salto em distância feminino nos Jogos Olímpicos de Londres de 1948.

Técnica básica para fazer salto em distância

Um bom atleta de salto em distância precisa da velocidade e força dos músculos das pernas, bem como da flexibilidade para mover o corpo no ar. Os atletas farão pré-corridas, decolagens e pousos na caixa de areia para distância máxima.

O modo de fazer o salto em distância consiste em quatro fases, a saber: largada, decolagem, pairar e pousar. Aqui estão as etapas que os jumpers devem seguir nessas quatro fases.

1. Fase inicial (período preparatório)

A largada começa com um sprint até a prancha de decolagem, exceto nas duas últimas etapas. Os atletas de salto em distância têm uma pista para começar com 40 metros. Essa distância é eficaz para aumentar a velocidade e o impulso antes de dar um salto.

Ao fazer esta fase, tente manter a consistência e a velocidade. Geralmente, os saltadores em comprimento levam de 20 a 22 passos ao iniciar. Comece com pelo menos 8 etapas para iniciantes.

2. A fase de decolagem (descolar)

Após realizar as duas últimas etapas, o atleta entrará na fase de decolagem. Um dos pés ficará no chão para apoiar o corpo e fazer o empurrão. Como resultado, esse movimento permitirá que o corpo atinja uma certa altura para que possa voar mais longe e mais longe enquanto estiver no ar.

Certifique-se de que seus pés estão apoiados no chão para uma repulsão ideal. Saltar sobre os calcanhares terá um efeito de travagem e reduzirá o ímpeto, enquanto que saltar na ponta dos pés irá desestabilizar o corpo e reduzir a distância que o saltador tem de percorrer.

3. Fase flutuante (voo)

Uma vez no ar, o atleta tem pouco controle sobre a direção e o pouso. No entanto, existem etapas durante a fase de foco que servem para maximizar a distância do salto. Este estilo de deriva realmente requer velocidade e flexibilidade do corpo.

Existem vários estilos de salto em distância que podem ser feitos durante a fase de flutuação, nomeadamente o estilo de agachamento ( estilo flutuante ), estilo de suspensão ( estilo pendurado ), e andar no ar ( andando no ar estilo ) Cada atleta de salto em distância tem seu próprio estilo de preferência, mas o estilo de agachamento é geralmente o que a maioria dos iniciantes aprende primeiro.

4. Fase de aterrissagem (aterrissagem)

Cada centímetro de pouso é crítico, portanto, certifique-se de usar a técnica de pouso correta na caixa de areia para que ela não afete a distância do salto. Para garantir que o pouso atinja a distância máxima, um atleta pode realizar várias manobras durante o pouso.

Os atletas geralmente se concentram em manter os pés na frente do corpo. O atleta pode fazer isso trazendo os calcanhares para cima e a cabeça para baixo com um alongamento completo do quadril. Ao pousar, o atleta também realiza um movimento de varredura com as mãos para manter os pés eretos e o corpo para frente.

Vários estilos no salto em distância

O estilo de salto em distância refere-se ao movimento que um atleta faz durante a fase de flutuação após decolar da prancha. Vários desses estilos, como o estilo agachamento ( estilo flutuante ), estilo de suspensão ( estilo pendurado ), e andar no ar ( andando no ar estilo ) tem suas próprias características, conforme segue.

  • Estilo de agachamento (estilo flutuante). O estilo de salto em distância mais básico que geralmente é feito por iniciantes. Este movimento envolve o pára-quedista posicionando seus pés imediatamente para tocá-los após a decolagem, bem como quando ele estava agachado.
  • estilo pendurado (estilo pendurado). Este estilo de salto em distância envolve alongar o corpo para manter o saltador no ar o maior tempo possível. Estenda os braços e as pernas como se estivessem pendurados no corpo para atingir a distância máxima. Segure a uma certa altura e deslize os pés para a frente para se preparar para pousar.
  • Andar no ar (andando no ar estilo). O salto em distância é o mais complexo e requer muitos movimentos no ar. O saltador irá girar os braços e as pernas durante o vôo para manter o equilíbrio do corpo e obter a maior distância de salto.

A forma do campo de esportes de salto em distância

O campo de esportes de salto em distância consiste em duas partes principais, a saber, a pista de corrida para a largada e a caixa de areia para a aterrissagem. O tamanho padrão do campo oficial de salto em distância é o seguinte.

  • Pista de corrida. A pista para o início da execução tem uma superfície de concreto duro com comprimento mínimo de 40 metros. No final da pista de atletismo, existe um bloco de descolagem com espessura de 5 cm, largura de 20 cm e distância de 1 metro do bloco e da caixa de areia.
  • Caixa de areia. A área de aterrissagem preenchida com areia tem 9 metros de comprimento e entre 2,75 e 3 metros de largura.

Regras para salto em distância

A International Association of Athletics Federations (IAAF) ou atualmente conhecida como World Athletics fez uma série de regulamentos, que vão desde o processo de salto ao equipamento do atleta como segue.

  • Todos os saltos devem ser concluídos dentro de um minuto após a entrada na pista de corrida.
  • O pé do saltador não deve cruzar a borda da linha de infração ( linha suja ) que está localizado logo após a decolagem do bloco. Se qualquer parte do pé cruzar a linha de violação, o salto é inválido.
  • Em uma corrida, o saltador geralmente tem três chances de saltar. Saltos não autorizados reduzirão a chance.
  • O juiz irá medir a distância do salto começando da borda da linha de falta até o ponto onde o saltador pousou pela primeira vez.
  • A técnica de cambalhota ( cambalhota ) não é permitido ao dar um salto.
  • Não são permitidos tênis de corrida com espessura de sola superior a 13 mm.

Além desses pontos, existem outras regras mais específicas às quais os atletas de salto em distância precisam prestar atenção. Ao determinar o vencedor, o saltador com a maior distância de salto será o vencedor.